IGTI Blog
análise web

Análise Web e o mercado digital

Existe um mercado ainda não conhecido pelo grande público e com grandes oportunidades: o mercado de produtos digitais.

Nos últimos anos tem-se despontado startups de grande sucesso que atuam nesse mercado, um exemplo é a empresa Hotmart. É enorme o número de produtores de conteúdo na web. Essas pessoas querem e precisam de visibilidade na web para alcançar grandes audiências e assim consolidarem marcas ou serem influenciadores num ramo de atuação.

A pergunta que aparece é: onde a análise web entra nesse contexto? Simples, essas pessoas que produzem conteúdos na web precisam entender como seu conteúdo é consumido, e se não é consumido pelo público alvo, quais ações devem ser tomadas para alcançar a audiência correta.

Entender o alcance do conteúdo depende da análise web. A análise web, além de outras coisas, permite conhecer o perfil dos usuários que consomem o seu conteúdo, a região geográfica, o tempo de permanência dessas pessoas em contato com o conteúdo, a quantidade de acessos, de onde vêm os acessos, etc. Em resumo, a análise web é fundamental para formular estratégias para que o conteúdo produzido na web seja eficaz no alcance da audiência correta.

Sabendo da importância da análise web, conhecer a ferramenta de análise de dados da web, Google Analytics, é um ponto de partida que coloca o profissional da área de análise web em vantagem. Isto porque essa ferramenta oferece uma série de funcionalidades que permitem uma análise completa de uma página web. Além do mais, temos a versão grátis dessa ferramenta que satisfaz as principais necessidades no momento da análise de dados.

Conhecer ferramentas capazes de ajudar a entender como o conteúdo web é consumido pela audiência na internet não é a principal habilidade dos profissionais que fazem parte do ecossistema da internet. Existem profissões novas com grandes perspectivas para o futuro que estão ligadas diretamente com o mercado digital. Podemos citar as seguintes: desenvolvedores de softwares, creators,  assessor de creators, professor online, profissional de marketing digital, analista de big data e gestor de comunidade.

Os desenvolvedores de software são, e ainda serão por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos. Além disso, são aquelas pessoas capazes de criar a infraestrutura que permite as plataformas por onde os conteúdos digitais são gerenciados.

Os creators são profissionais que já estão em alta e prometem permanecer nos próximos anos. São aquelas pessoas que vivem de produzir conteúdo para a internet, também conhecidos como digital influencers. Com a evolução da internet e a mudança na forma como as pessoas consomem informações e produtos, surgiu a figura do digital influencer ou, em bom português, o influenciador digital.

O digital influencer nada mais é que um produtor de conteúdo, que utiliza seus canais para influenciar comportamentos tanto na internet, como fora dela. O termo está tão comum que é provável que, antes de começar a ler este post, você tenha visto algum perfil no Facebook, YouTube ou Instagram, no qual a pessoa se descreve como um influenciador digital. E, a não ser que você não esteja nas redes sociais, já deve ter ouvido falar de nomes como Whindersson Nunes, Pc Siqueira, Camila Coutinho e Thaynara OG.

No que se refere aos assessores de creators, já existem agências/profissionais que cuidam das carreiras de influenciadores digitais, e a tendência é que esse número aumente à medida que novos creators apareçam. Essas agências ou profissionais são importantíssimas para ajudar o influenciador digital a gerenciar sua presença na internet.

O ensino EAD tende a se expandir nos próximos anos e os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos. Essa é uma grande aposta para escalar os ganhos dos profissionais que vivem de transmitir conhecimento. É nesse contexto que entra o professor online.

O Profissional de marketing digital, apesar de ser uma profissão antiga, vem se fortalecendo cada vez mais no meio online, criando uma especialização de carreira voltada para a internet. Esses profissionais são cheios de conhecimento e técnicas para tornarem a experiência online dos usuários ainda melhor. São eles os responsáveis por promover uma marca ou produto na web a partir do planejamento e do uso de várias ferramentas, levantando resultados e aprimorando campanhas constantemente.

O Analista de Big Data é o profissional que analisa todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio/empresa. E o Gestor de comunidade é o profissional responsável por lidar com os consumidores e comunidade ao redor de uma empresa, a fim de recolher opiniões para melhorar o negócio e o posicionamento da empresa com essas pessoas. Alguns negócios já possuem profissionais focados nessa função, que irá se expandir nos próximos anos.

Essas profissões mostram as oportunidades que o mundo digital oferece nos dias atuais. Todas elas estão de alguma forma relacionadas com a análise de dados da web, pois essa permite que o conteúdo que trafega na web seja entendido e melhor direcionado aos usuários de interesse.

Professor autor: Cristiano Santos Botelho