IGTI Blog
sistemas interativos

Por que avaliar os sistemas interativos é importante?

Se você quer construir um sistema interativo de sucesso, invista na avaliação de interface.

Existe algo mais frustrante do que interagir com um sistema que não está adequado ao uso?

É normal algumas pessoas encontrarem problemas na utilização de um sistema interativo, difícil é calcular as consequências desses problemas. Um único problema no modelo de interface e interação de um sistema interativo pode ser drástico, obrigando o usuário a abandoná-lo e gerando uma frustração tão grande, ao ponto de não voltar mais a utilizá-lo.

É por isso que a interface de um sistema interativo é fundamental para o seu sucesso, uma vez que determina o uso que as pessoas podem fazer da funcionalidade oferecida. É preciso disponibilizar interfaces adequadas ao uso dos diferentes perfis de usuários, considerando que a possibilidade de comunicação, interação e colaboração entre os usuários interessados pode ser um diferencial para a adoção do sistema oferecido.

Nas apresentações de novos produtos da Apple, Steve Jobs sempre ressaltava: “É simples de usar. É fácil de usar. Melhor experiência para o usuário. É legal de usar.” e repetia isso por diversas vezes. Mas, o que ele queria dizer com isso? Que os usuários esperam muito mais do que um sistema usável, eles também buscam uma experiência agradável e interessante. Para isso é preciso construir sistemas interativos de qualidade.

Nesse sentido, além de cuidadosamente projetada, é fundamental que a interface seja avaliada durante todo processo de design, de modo que seja possível verificar se o sistema apoia adequadamente os usuários, bem como identificar e realizar ajustes de problemas de interação para que a experiência de uso dos usuários não seja comprometida.

É na avaliação da interface que o avaliador faz um julgamento sobre a qualidade de uso da solução e identifica problemas na interação e na interface que prejudiquem a experiência particular do usuário durante o uso do sistema. Assim, é possível corrigir os problemas relacionados à usabilidade antes de inserir o sistema no dia-a-dia dos usuários.

Para garantir que uma avaliação obtenha sucesso é de extrema importância definir quais são os objetivos da avaliação. Esses objetivos determinam quais aspectos relacionados ao uso do sistema devem ser investigados. Dentre os objetivos de avaliação mais comuns podemos destacar:

  • Avaliar a funcionalidade do sistema: A interface do sistema deve permitir ao usuário efetuar a tarefa de modo fácil e eficiente.
  • Avaliar o efeito da interface junto ao usuário: Deve-se avaliar a usabilidade da interface; o quão fácil é aprender a usar a interface.
  • Identificar problemas específicos do sistema: Identificar aspectos da interface, que quando usados no contexto alvo, causam resultados inesperados ou confusão entre os usuários.

Existe uma grande variedade de métodos e técnicas que podem ser usados na avaliação de interface, para saber qual é o mais adequado ao seu sistema é necessário realizar uma análise de cada um deles. A escolha das técnicas e métodos devem levar em consideração os objetivos da avaliação e as características do contexto do sistema.

Professora autora: Natalia Sales Santos