IGTI Blog
Google Analytics

Como o Google Analytics funciona?

É importante conhecer como o Google Analytics (GA) funciona para que se possa entender como os relatórios são gerados.

No momento que o usuário interage com a página web que está sendo analisada, a partir de seu browser, o GA começa a coletar os dados dessa interação. Essa coleta é possível porque a página que o usuário carrega no browser contém um fragmento de código JavaScript denominado Google Analytics Tracking Code, GATC. O GATC é o responsável por iniciar o processo da coleta dos dados.

Quando o GATC é executado, a primeira ação que é realizada é o carregamento do arquivo ga.js dos servidores do Google. Em um segundo momento, o ga.js é executado e a coleta dos dados do usuário é iniciada com os dados referentes ao site: nome do browser, versão, o título da página web e assim por diante. Após isso, o ga.js configura cookies no browser para indicar se o usuário está re-visitando a página web e também rastrear a atividade do usuário em uma sessão.

Em um quarto momento, os dados coletados são enviados para os servidores do Google. Os dados coletados são armazenados em arquivos de log e, inclusive, o IP do usuário é capturado, permitindo a sua localização geográfica.

Os dados coletados da interação do usuário com o site web que está sendo analisado, vêm de vários lugares geograficamente diferentes. Periodicamente é feito uma consolidação desses dados e os mesmos são consolidados em uma base de dados Big Table. Ao final desse processo de coleta dos dados da atividade do usuário, os dados poderão ser vistos no Google Analytics.

Confira um esquema deste funcionamento no infográfico abaixo:

Professor autor: Cristiano Santos Botelho

Google Analytics