IGTI Blog

Evolução do conceito de cadeia de suprimentos

O conceito de Supply Chain Management (SCM) ou Gestão da Cadeia de Suprimentos surgiu como uma evolução natural do conceito de Logística e de Logística Integrada.

Enquanto a Logística representa uma integração interna de atividades, o Supply Chain Management representa sua integração externa, pois estende a coordenação dos fluxos de materiais e informações aos fornecedores e ao cliente final.

A linha evolutiva indica como ocorreu a integração funcional das diversas áreas da cadeia de suprimentos, resulta, nos dias atuais, na Logística Integrada para atender as demandas de materiais e produtos, que extrapola os limites da empresa, conectando as funções logísticas de toda a cadeia de suprimentos, desde o fornecedor de matéria-prima até o consumidor final.

A evolução apresentada neste diagrama  também pode ser acertada como a mudança de visão da logística interna para logística externa, ou seja, o foco passou de produtividade, lead-times e custos logísticos para a relação entre empresas e outros membros da cadeia de suprimentos.

Professor autor: Washington Cavalcanti