IGTI Blog

Implementando a Gestão do Conhecimento

Etapas estruturadas para obter êxito na implementação da gestão do conhecimento.

Todos gostam de ferramentas para aplicação rápida de uma demanda, contudo é um erro iniciar um projeto de gestão do conhecimento pela ferramenta. É claro que a escolha e implantação da ferramenta será uma etapa fundamental, mas inicialmente é necessário o perfeito entendimento do cenário a ser trabalhado, mapeando os processos do conhecimento e compreendendo o fluxo de informações dos colaboradores, bem como o conhecimento tácito deles.

Todas essas etapas produzirão artefatos para a organização que se privilegiará com a almejada retenção do conhecimento. Aliás, todas as fases do processo de gestão do conhecimento estarão bem mapeadas e documentadas, tais como: criação do conhecimento, obtenção, retenção, classificação, armazenamento, disseminação, utilização e aprendizagem.

Lembrando: esse é um processo cíclico, que não cessa dentro das organizações. Desta forma, poderemos partir para a escolha da ferramenta que cumpra os requisitos necessários nessas etapas, que seja colaborativa e de fácil implementação.

Professor autor: Fernando Hadad Zaidan

gestão do conhecimento