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A jornada do consumidor na era digital

As estratégias de marketing digital devem fazer com que produtos e serviços se encaixem no dia a dia dos consumidores, facilitando suas vidas.

O mundo tornou-se um pouco mais complexo, rápido e eficiente graças a Revolução Digital. O impacto para os profissionais de marketing é evidente. As ferramentas de marketing digital têm impacto transformador em todas as áreas de marketing.

Conseguimos desenvolver novos produtos e serviços de maneira colaborativa, utilizar de infinitas ferramentas de comunicação para que novos consumidores nos conheçam e desenvolver tecnologias que que interajam com nossos consumidores e os transformem em apaixonados pela marca.

O que todos os profissionais de marketing precisam ter clareza é que não existe separação entre marketing tradicional e marketing digital. Vistos de maneira integrada, ofereceremos aos nossos consumidores e clientes a melhor experiência possível, durante sua jornada.  Levar experiências digitais para os espaços físicos, e experiências sensoriais para o ambiente digital será nossa grande diversão. Esse é o chamado Omnichannel. Estar na hora certa, no lugar certo, com o conteúdo correto.

Conteúdo é rei. Fato! Diante da possibilidade de adquirir conhecimento em diversos lugares, nossos consumidores podem pesquisar sobre nós em todo lugar, incluindo o Fator F. Famlily, Friends, Facebook, Fans e Followers. Para mim, o fator F é a grande revolução da jornada. Todos podem opinar em tudo. Quem tem mais fãs, tem mais credibilidade. Formadores de opinião e influenciadores surgiram em todos os setores. São pessoas que têm a capacidade de influenciar na decisão de compra.

A decisão de compra deixou de ser uma experiência individual e passou a ser coletiva. Dessa maneira a jornada de compra é impactada, e todos os profissionais de marketing precisam compreender isso!

Modelos Estratégicos de Marketing Digital

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Fonte: www.redeplanetarium.com

Mapear os canais de comunicação e distribuição, os pilares e temas de conteúdo e as comunidades existentes é essencial para a construção de uma estratégia de marketing digital eficiente. As escolhas e caminhos que podemos tomar durante a construção e implementação da nossa estratégia de marketing são inúmeras.

Dependendo da maturidade de nossas marcas, do ciclo de vida dos nossos produtos, do nível de conhecimento dos consumidores e clientes, da taxa de inovação do setor que atuamos, nossas escolhas estratégicas terão diferentes caminhos. Somente pelo mapeamento da jornada do nosso consumidor poderemos fazer as melhores escolhas.

Nos 5 passos da jornada do consumidor, temos 4 pilares estratégicos que irão influenciar nossas escolhas. Definir como iremos atrair nossos consumidores diante de uma imensidão infinita de informações que os impactam diariamente, é uma missão difícil . Gerar sua curiosidade e interesse pode ser uma missão ainda maior. Entramos claramente em um funil, onde o consumidor diante de diversas marcas, produtos e serviços, toma a decisão de nos escolher, e por fim, além de nos comprar com certa frequência, ele passa a falar bem de sua experiência conosco.

Quais as ferramentas de comunicação utilizamos em cada fase? Quem são as pessoas que queremos atingir? Onde elas estão? O que fazem e o que acessam em seus aplicativos mobile? Como compram? Onde compram? Como se comportam nas redes sociais? Quem influencia em suas opiniões, comportamentos e decisões? Acessam Facebook, Twitter, Instagram, ou preferem Netflix, Spotify e Kindle? Eles ainda frequentam shoppings? Que tipo de lojas gostam de entrar e experimentar novos produtos? Eles experimentam novos produtos nas lojas físicas? Conseguem comprar pela internet e nas lojas físicas?

Quantas perguntas! É por isso que a jornada de compra se tornou a principal ferramenta dos profissionais de marketing, não importando a especialidade de cada um. O grande desafio é encontrá-lo, oferecendo o conteúdo certo, na hora certa e no lugar certo. Nunca imaginávamos que a internet, a conectividade e a mobilidade pudesse nos trazer um movimento tão complexo da evolução do marketing.

Leia também: Gestão de redes sociais e estratégia: como potencializar os resultados para sua empresa

Precisamos ter clareza que essa revolução digital só está começando. Como a Internet das Coisas e a Inteligência Artificial irá impactar nossa realidade? A verdade é que já está nos impactando. Você já percebeu a quantidade de novas profissões que surgiram na área de marketing nos últimos dois anos? Também deve ter percebido como as tradicionais agências de publicidade estão sendo devastadas, diminuindo de tamanho, tornando-se obsoletas, e ao mesmo tempo diversas novas empresas de comunicação com especificidades únicas estão surgindo para atender as novas demandas do mercado e dos profissionais de marketing.

Não podemos ficar para trás. Precisamos estar atentos a essa nova realidade, as novas profissões, as novas empresas, e todos os novos conteúdos que estão a nossa disposição. Muita coisa ainda vai mudar, e a principal recomendação que posso dar neste momento é a de não ficar parado, esperando que algo mude. Precisamos mudar e aprender constantemente.

A disciplina de estratégia de marketing digital, presente no MBA em Marketing Digital do IGTI irá desenvolver no detalhe como construir uma estratégia de marketing digital por meio da jornada de compra do consumidor na Era Digital. Conectar as ferramentas offline e ferramentas online será nossa principal missão. Nos trará novas visões de como nossa profissão e competências podem nos transformar em líderes de nossas empresas.

Professor autor: Eduardo Albuquerque