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Conteúdo é o Rei: O que isso tem a ver com você?

Se me perguntassem 10 anos atrás como seria o Marketing em 2017, eu nunca diria que o conteúdo seria tão relevante como ele é.

Trabalhamos durante vários anos e investimos muito dinheiro no posicionamento de marcas, na criação de atributos relevantes, diferenciadores, e que atendessem nosso público-alvo. Temas como sustentabilidade, mobilidade urbana, feminismo, tolerância racial e sexual entre outras, foram e são tendências relevantes de posicionamento das marcas. Esse era o trabalho de um bom marqueteiro. Porém diversas revoluções alteraram a realidade dos profissionais de marketing.

Seth Godin, um dos novos papas de Marketing afirmou que o Conteúdo é Rei, e ele estava certíssimo. Com a evolução tecnológica, o acesso global a Internet, as Redes Sociais e todas as facilidades que temos hoje, nos trouxeram a possibilidade de criar conteúdo. Sim, qualquer um de nós pode criar conteúdo. Novas profissões surgiram como blogueiros e youtubers. Por consequência as grandes emissoras de TV e grandes meios de comunicação perderão espaço e tiveram que se adaptar drasticamente a essa nova realidade.

Novas empresas surgiram para ajudar empresas, profissionais liberais, celebridades, a criarem seu próprio conteúdo, disponibilizarem nas redes sociais e acompanhar e manter o relacionamento com seguidores, potenciais clientes e apaixonados pela marca. Empresas que perceberam o potencial de mercado e se prepararam para atender uma nova demanda de conteúdo, diferentemente das antigas agências de publicidade. Diante dessa nova realidade, algumas características tornaram-se extremamente importantes para que seja eficiente.

Conteúdo precisa ser RELEVANTE e CONSISTENTE

Relevante para seu público alvo e consistente para se tornar uma autoridade no assunto. Sem essas duas características, é provável que a estratégia não tenha sucesso. Outro fator relevante de toda essa história que eu realmente ainda não sei onde vai parar, é a automação de toda essa história. Sim, automação. Todo o seu conteúdo pode ser disponibilizado de maneira automática, bastando organização e a implementação de uma ferramenta de automação.

Pegue seu combustível e coloque no motor do Inbound Marketing. Desenvolvido pelo Hubspot, o Inbound Marketing permite que você ofereça conteúdo para seus potenciais clientes de maneira automatizada e personalizada, atendendo as necessidades de cada pessoa. Isso sim é incrível. Uma revolução que não poderíamos prever. E como toda revolução tem seu lado negativo.

O Inbound Marketing está acabando e acabará com diversas profissões. Mas calma, não precisa se preocupar. O Inbound também está criando e criará muitos outros empregos. Temos diversos exemplos no Brasil de empresas que se adaptaram a essa realidade e estão criando novos empregos como a Resultados Digitais, uma empresa que fornece um sistema de automação de marketing, e a Samba Tech, uma empresa que fornece tecnologia para qualquer pessoa ou empresa que queiram desenvolver videos.   

A única coisa que você tem que fazer é não ficar apegado ao passado e olhar para frente. Da mesma maneira que diversos taxistas estão se tornando motoristas do Uber, mesmo com muita superação, você terá que passar por esse processo.

Siga adiante, escolha seu combustível e coloque fogo na sua carreira! Venha conhecer a pós graduação de Marketing Digital do IGTI e não perder nenhum espaço dessas novas oportunidades de negócio e empregos!

Professor autor: Eduardo Albuquerque