IGTI Blog
organizações orientadas a dados

O surgimento das organizações orientadas por dados

Você já percebeu que estamos vivendo cercados de dados. Atualmente, tudo o que fazemos, ou não, se transforma em dados. Tudo ao nosso redor produz, de alguma forma, dados que serão usados por alguém ou alguma coisa para gerar novos negócios.

Nossos carros, telefones celulares, computadores, tablets, relógios, máquinas, sensores, todos produzem um fluxo constante de dados. Onde estamos, o que fazemos, o que gostamos, o que consumimos, quando fazemos e/ou consumimos, a quantidade e a periodicidade consumida, e muito mais…

Este fluxo de dados está transformando nosso mundo e a forma como vivemos e como as organizações atuam. Conhecer estes dados, e o ciclo de vida destes dados, nos ajuda a tomar decisões que impactam a qualidade de nossas vidas.

Muitas organizações se preocupam com a sua permanência competitiva no meio deste ambiente complexo de Big Data, que envolve Inteligência Artificial (IA), Business Intelligence (BI), Machine learning ou a Internet das Coisas (IoT), e ainda demanda novos perfis profissionais, como o Cientista de Dados e o Engenheiro de Dados. O ponto comum de todos estes conceitos são os dados.

As empresas que desejam permanecer adiante devem se tornar orientadas à dados. Os dados são o combustível para o sucesso de qualquer organização. Os insights obtidos de seus dados, ajudam as organizações a inovarem e tomarem decisões mais inteligentes e assertivas com base em fatos e evidências, ao invés de usar a intuição.

Cursos como o de Inteligência de Negócio, Aprendizado de Máquina, Ciência de Dados e Engenharia de Dados podem ajudar a desenvolver as competências necessária para atuar em empresas orientadas à dados.

Ser orientado a dados, é dar aos decisores empresariais o poder de explorar dados e fazer previsões. Este infográfico apresenta uma visão geral do que é uma empresa orientada à dados e como elas atuam com seus dados.

Professora autora: Fernanda Farinelli

organizações orientadas por dados