IGTI Blog
Comparando estimativas com Planning Poker e Wideband Delphi

Em metodologias ágeis de desenvolvimento, como estimar usando o Planning Poker?

A importância do processo de Estimativa de Projetos de Software.

Em qualquer projeto temos sempre a mesma dificuldade: Como saber quanto tempo vou levar para alguma atividade? Pode ser software, hardware ou construção. Até os profissionais mais experientes possuem dificuldades em estimar o próprio trabalho. Felizmente existem diversas técnicas que podem nos ajudar e uma delas é o Planning Poker

Antes de tudo: Estimar não é desperdício de tempo! Muitos profissionais acreditam que passar algumas horas ou dias estimando um trabalho é perda de tempo, que o certo é ‘sair fazendo’ e adivinhar a estimativa com base apenas neste esforço inicial. Porém precisamos estimar! Seu cliente precisa de um prazo, e seu gestor de um orçamento. A equipe de marketing precisa estruturar o lançamento do seu produto. E com o Planning Poker você pode transformar semanas de trabalho em estimativas em apenas algumas horas.

 

 

 

 

A técnica do Planning Poker ajudará sua equipe a não ficar dias estimando um projeto, fornecendo resultados rápidos e com um bom nível de precisão. E um benefício adicional: estimula a equipe a discutir cada user story, gerando maior entendimento do projeto como um todo, acelerando o desenvolvimento já que todos sabem o que estão fazendo e onde querem chegar. Além disso aumenta a chance de acertarmos nas estimativas, uma vez que as mesmas são criadas pelas opiniões individuais da equipe e não por um membro experiente isolado.

Professor autor: Julio Neves