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​Google AdWords

Publicidade​ ​online​ ​não​ ​é​ ​Google AdWords

A publicidade online explodiu nos últimos anos. As empresas já perceberam que precisam ter uma presença digital, porém, ainda não sabem como fazer.

Muitas empresas desconhecem o conceito de marketing digital e acabam por fazer ações pontuais sem um planejamento digital. Muitas partem do princípio que a publicidade online é a alma do negócio, clichê adaptado eu sei, mas com esta ideia começaram a fazer publicidade online sem o menor preparo.

Entre as ferramentas para trabalhar a publicidade online está o Google AdWords.  E com certeza ela foi fortemente responsável por essa explosão da publicidade online em todo o mundo. O Google AdWords é uma ferramenta bem amigável, permite que pessoas que têm pouco conhecimento a utilizem para suas campanhas online. Legal, não é? Sim e não.

Sim, pois deu acesso a milhares de profissionais que puderam divulgar e promover seus negócios, independente de terem poder econômico. E por que isso é importante? Antes da internet quem podia usar os meios tradicionais de publicidade (TV, rádio, jornais, revistas) eram as  grandes empresas pois o custo de produção e publicação nesses meios eram, e ainda são, muito altos. Então, aquela lojinha de bolsas femininas não conseguia anunciar no programa Superbonita, da GNT. E pode ainda hoje? Provavelmente não, mas pode responder a uma busca no Google toda vez que alguém procurar por bolsas de couro feminina, ou aparecer através de banners em sites femininos onde seu público-alvo tem o hábito de navegar, ou ainda em vídeo curto feito por animação em um canal no Youtube. Isso tudo com um investimento bem menor se comparado com os custos de publicidade em mídias tradicionais.

E por que não é legal? O anúncio por link patrocinado, em especial o Google AdWords, atraiu milhares de pessoas que sem um conhecimento do conceito de marketing digital, sem planejamento digital, sem sites otimizados e também sem conhecimento amplo da ferramenta Google AdWords, produziram uma quantidade de anúncios e campanhas desqualificadas que geraram um aumento do valor médio do CPC, em outras palavras o valor pago por um clique está muito caro.

Há muitas empresas fazendo publicidade online no Google AdWords com campanhas de pesquisa, sem ter um site minimamente otimizado. Vejo por aí, sites com uma única página, com imagens em que o telefone está em destaque na capa e só isso, sem produto, sem blog, sem serviços, sem conteúdo relevante para aquele público, sem informação de localização e contato, sem uma página com a descrição do produto ou serviço. Com anúncios com o link final direcionado para capa, sem monitoramento do Google Analytics. E quando vamos avaliar o valor do CPC médio está em torno de 10 reais. 10 reais por um clique!

Compreender todo o universo da publicidade online

Como todas as ferramentas, não basta saber o funcionamento básico do Google AdWords para fazer publicidade online. É preciso ir além e compreender o marketing digital, entender a lógica do link patrocinado e ter um planejamento digital. Acompanhar as tendências do seu segmento, o surgimento de novas ferramentas online e o seu impacto no comportamento do consumidor. Isso sem falar que é imprescindível conhecer o comportamento do usuário na web, seus hábitos de navegação, entender a jornada do consumidor.

Conhecer o Google AdWords deve ir além de saber criar uma campanha. Há diversos recursos disponibilizados pelo Google para aumentar a qualidade das campanhas, como o planejador de palavras-chave, a análise dos termos de pesquisas, o cadastro de palavras-chave negativas,  o uso de correspondências de frase, ampla e exata, os ajustes de lances. Esses são alguns recursos básicos para melhorar uma campanha de pesquisa.

Mas o grande diferencial será a capacidade de análise dessa campanha. O monitoramento é fundamental para a realização de ajustes e correções para alcançar o melhor resultado possível em busca da conversão que pode variar conforme o objetivo: a compra de um produto, o cadastro de um e-mail, a inscrição num curso, a solicitação de um orçamento, o registro de um telefone.

Entre as análises possíveis, uma muito importante é das Métricas Competitivas, onde você percebe como sua campanha está em relação a concorrência. Sua campanha tem uma boa performance na briga diária do leilão do Google? Para isso é preciso conhecer as métricas competitivas e entender sua importância e contextualizar seus dados com o segmento de atuação. É nesse momento que percebemos o quanto um site bem desenvolvido e otimizado faz diferença.

Outra questão importante é a integração do AdWords com o Google Analytics para perceber como esse usuário se comporta no site, como ele navega pelas páginas, o tempo de permanência, a taxa de rejeição.

Então para fazer publicidade online de qualidade você deve integrar uma série de ações dentro de um planejamento digital que incluem:

         Site otimizado

         Produção regular de conteúdo

         Monitoramento e análise

         Atualização tecnológica

         Acompanhar as tendências do mercado

         Conhecer o público-alvo e seus hábitos de navegação

         Uso de ferramentas profissionais de e-mail marketing

         Uso de boas práticas na criação de campanhas e promoção

Um trabalho integrado de marketing digital também significa conhecimento pelas áreas de atuação de cada profissional. Uma equipe mínima deve ser composta por um profissional de TI, um profissional de webdesign, um produtor de conteúdo e um profissional de marketing. Todos eles devem ter um sólido conhecimento de otimização de site conforme sua área de atuação.

É muito comum, infelizmente, ainda encontrarmos empresas que acreditam ser capazes de construir uma presença digital apenas com um profissional. E o que mais assusta, é acreditarem que uma única pessoa é capaz de cobrir áreas de atuação tão distintas.

Portanto fazer publicidade online não é somente criar uma conta no Google AdWords, criar uma campanha de pesquisa e fazer um anúncio direcionado para a capa do seu site.

Você pode estar promovendo um desperdício de dinheiro e não atraindo o público para o seu negócio, mesmo que você esteja investindo pouco. O que é investir pouco? Pouco para quem? Se uma pequena empresa faz um investimento de 800 reais por mês no final de um ano terá sido investido R$ 9.600,00!

Agora, se você possui conhecimento para fazer a publicidade online, não perca tempo, é uma estratégia de marketing digital essencial para o sucesso do seu negócio.

Professora autora: Patricia Farinha Canarim