IGTI Blog
Spring Data

Configurando o Spring Data JPA

Configurando a camada de persistência de uma aplicação com Spring Data JPA.

A missão do Spring Data é fornecer um modelo consistente e intuitivo de programação para acesso de dados considerando os aspectos específicos de cada sistema de armazenamento de dados. É um projeto da Spring Source com proposta de unificar e facilitar o acesso a diferentes tecnologias de armazenamento de dados, como bancos de dados relacionais e não relacionais.

Esse Framework contém vários módulos para acesso de dados em diferentes modelos de bancos de dados. Tem-se o módulo Spring Data JPA que adiciona uma camada extra sobre o JPA Provider e esse módulo contém uma camada Repositórios (JpaRepository), que dá suporte à criação de repositórios estendendo interfaces do Spring Data, a infraestrutura que é compartilhada pelos bancos e o JPA Provider que implementa o JPA.

Uma das vantagens de trabalhar com o Spring Data é que a configuração do projeto pode ser feita sem a necessidade de arquivo xml para informar as classes gerenciadas e as informações do banco de dados. A configuração do projeto Spring Data acontece com o auxílio de algumas anotações. A classe Java que terá a configuração deve vir anotada com @Configuration e podemos informar o pacote onde o Spring encontrará os repositórios a partir da anotação @EnableJpaRepositories.

Professor autor: Cristiano Santos Botelho

Spring Data

Spring Data

Spring Data

Spring Data