IGTI Blog
Spring Framework

O uso do Spring Framework no desenvolvimento de aplicações web

O Framework Spring é uma ferramenta capaz de aumentar a produtividade no desenvolvimento de aplicações web, bem como contribuir para um desenvolvimento que atenda aos principais padrões de desenvolvimento.

Professor autor: Marcus Ricardo Aguiar

Spring Framework

Nos últimos anos, este framework vem se consolidando cada vez mais e alcançando uma grande quantidade de usuários desenvolvedores. Para ilustrar o grande mercado alcançado por este excelente framework, a REBELLABS realizou uma pesquisa que mostra uma comparação de utilização do Spring em relação a outros frameworks e o seu grande crescimento da comunidade.

Framework Spring Framework Spring

Veja também que a ferramenta possui suporte para o desenvolvimento de aplicações em micro-serviços e, com isso, o seu uso para este tipo de arquitetura também vem ganhando adeptos:

Spring Framework

Por fim, ainda temos um gráfico que mostra a utilização dos entrevistados em relação aos pacotes do Spring que utilizam frequentemente. Neste caso, podemos citar Spring Framework, MVC, Security, Data e Boot como os mais utilizados pelos desenvolvedores.

Spring Framework

Mais detalhes sobre o Spring Framework na disciplina de TAJ – Tópicos Avançados em Programação Java, no MBA em Projeto de Aplicações Java.

Referências:

Spring vs. Java EE, what is more popular?

Java Tools and Technologies Landscape Report 2016

Java Tools and Technologies Landscape Report 2016: Pivoting data

Java Tools and Technologies Landscape Report 2016: Trends and Historical data