IGTI Blog
Engenharia de Software

Entenda o SWEBOK, principal referência na Engenharia de Software

O SWEBOK apresenta uma divisão da Engenharia de Software em tópicos e subtópicos que dão uma boa visão geral da área.

A Engenharia de Software é uma disciplina muito ampla que envolve diversas áreas de conhecimento. Infelizmente muitas pessoas que trabalham com desenvolvimento de software não possuem uma visão geral da Engenharia de Software. Isso acarreta nas seguintes consequências:

  • As pessoas que trabalham com gestão de projetos não conseguem formar uma equipe multidisciplinar abrangendo as áreas mais importantes para os projetos.
  • Aquelas com funções mais operacionais em projetos de desenvolvimento de software não têm uma visão global da área e não têm noção das possibilidades de aprendizado para crescer profissionalmente.
  • As empresas não conseguem avaliar seu portfólio de conhecimento para garantir sua capacidade de entregar projetos de alta qualidade.

Toda área profissional se baseia em um corpo de conhecimento, que pode estar bem definido ou não. No caso da Engenharia de Software, houve uma iniciativa da IEEE em que diversos profissionais da área criaram o SWEBOK (Guia para o corpo de conhecimento da Engenharia de Software), para servir como entendimento comum sobre a teoria envolvida na Engenharia de Software.

O SWEBOK apresenta a Engenharia de Software como um conjunto de áreas de conhecimentos necessários para se trabalhar com desenvolvimento de software, desde a codificação em si até a gestão de projetos. Ao todo são 15 áreas de conhecimento, sendo elas:

  1.    Requisitos de Software
  2.    Projeto de Software
  3.    Construção de Software
  4.    Teste de Software
  5.    Manutenção de Software
  6.    Gerência de Configuração de Software
  7.    Gerência da Engenharia de Software
  8.    Processos de Engenharia de Software
  9.    Ferramentas e Métodos da Engenharia de Software
  10.  Qualidade de Software
  11.  Práticas Profissionais em Engenharia de Software
  12.  Economia da Engenharia de Software
  13.  Fundamentos de Computação
  14.  Fundamentos de Matemática
  15.  Fundamentos de Engenharia

A primeira vista pode parecer muitas áreas, mas analisando bem vemos que cada uma delas tem um papel fundamental para o sucesso de um projeto de desenvolvimento. É claro que cada projeto tem suas restrições de recursos e as empresas podem ter dificuldade em conseguir profissionais especializados em cada uma das áreas de conhecimento cobertas pelo SWEBOK. Porém, é importante que elas tenham a noção das deficiências para garantir uma gestão de riscos eficiente.

No SWEBOK cada área é quebrada em diversos tópicos e subtópicos. Cada um deles é brevemente explicado no guia e são apontadas as referências específicas mais relevantes para o aprofundamento teórico. A imagem abaixo apresenta os tópicos e subtópicos da área de requisitos (em inglês).

Engenharia de Software

O leitor que quer ter uma visão geral da Engenharia de Software, entendendo melhor cada uma de suas áreas e suas relações, conseguirá vê-la com facilidade através do SWEBOK. Já aquele que pretende aprofundar os estudos e se especializar em determinada área, terá as referências necessárias para tal.

Independente do seu objetivo, o SWEBOK é uma leitura válida, sendo de grande valia para todas as pessoas que buscam ampliar o seu horizonte profissional. Ter consciência da amplitude e diversidade da área é um importante passo para aperfeiçoar processos e capacitar pessoas, levando ao amadurecimento da gestão de projetos e à valorização do seu produto final. Você pode fazer o download gratuito do SWEBOK aqui.

Professor autor: Augusto Campos Farnese