IGTI Blog
transformação digital

Transformação Digital: por onde começar?

Em 2018, Jorge Paulo Lemann participou em Los Angeles de um painel de debate sobre “Estratégia e Liderança em Uma Era de Disrupção”, promovido pelo Instituto Milken. Neste painel, Lemann se auto-intitulou um “dinossauro apavorado”:

Eu sou um dinossauro apavorado, especialmente depois dessa conferência. Eu assisti a um painel sobre alimentos ontem e eles só falaram sobre novos produtos e novas formas de produzir. Depois, fui a outro painel sobre inteligência artificial onde todo mundo falava muito sobre análise de dados e coisas assim.”

Quando nosso orgulho nacional em empreendedorismo e em sonhar grande se auto-intitula um dinossauro apavorado, é um sinal que estamos vivenciando uma era de profundas transformações. A excelência operacional não é mais suficiente. Grandes marcas e grandes volumes não são mais suficientes para conter as novas ameaças do mercado.

Neste contexto, a transformação digital pode ser definida como a mudança disruptiva e em larga escala dos mercados e da sociedade a partir da convergência tecnológica, de novos modelos de negócio e de um novo mindset das empresas:

  • As tecnologias vêm evoluindo a uma velocidade nunca antes vista. Elas se tornam cada vez mais acessíveis, tanto em termos de custo quanto em termos de disponibilidade de informação, habilitando empresas de qualquer porte a gerar soluções tecnológicas competitivas. Além disso, torna-se difícil definir qual caminho tecnológico seguir, com tantas tendências e opções disponíveis.
  • A forma de interação das empresas com os clientes e com as comunidades mudou drasticamente. As mídias tradicionais não conseguem mais atingir o público de forma eficiente. Os consumidores querem ser ouvidos e têm uma voz muito expressiva, conseguindo afetar positiva ou negativamente a imagem das empresas com uma velocidade inédita.
  • A cultura empresarial tradicional torna-se obsoleta. Modelos convencionais de estruturas hierárquicas, métricas e aproveitamento dos talentos humanos não são eficientes em um mundo guiado pela agilidade, inovação e colaboração.

A transformação digital pode ser representada por 3 pilares fundamentais:

  • A cultura digital representa a postura ativa da liderança das organizações com relação à transformação digital, criando e comunicando sua estratégia digital, e perseguindo uma mudança cultural e organizacional com foco em geração de valor e agilidade;
  • Os ativos digitais são todas as soluções tecnológicas utilizadas pelas organizações para a implementação de sua estratégia digital, envolvendo tecnologias como cloud computing, cybersecurity, inteligência artificial, blockchain, IoT, dentre outras;
  • A experiência do cliente compreende a forma como os produtos, serviços e estratégias de relacionamento com o público são desenhados e implementados a partir do entendimento profundo das necessidades e anseios dos clientes.

Definindo a estratégia digital

O artista e escritor Hugh MacLeod explica o princípio básico da estratégia com uma simples afirmação:

Todos os caminhos para cima são diferentes. Todos os caminhos para baixo os mesmos.”

O desafio da estratégia digital é exatamente este. Não há receita de bolo para a transformação digital. Deve-se buscar referências, benchmarks, mas a estratégia digital deve ser única para cada empresa, afinal estamos falando de novos diferenciais competitivos.

A estratégia digital deve conseguir responder a três perguntas:

A primeira pergunta a ser respondida é: por quê precisamos fazer a transformação digital? Nesta fase inicial deve ser garantida a conscientização da necessidade de se mover em direção à transformação e também o engajamento e total apoio da liderança, criando-se o papel da liderança digital;

Em seguida, devemos responder à pergunta: o que é a transformação digital para nossa empresa? Através do entendimento das ameaças e oportunidades e das tecnologias candidatas, deve-se criar uma visão única da transformação digital, visão esta que irá guiar toda a jornada de transformação.

Finalmente, a estratégia digital deve responder à pergunta: como fazer a transformação digital? Nesta fase, deve ser criado um roadmap digital, definidas as iniciativas, as novas estruturas, metodologias e necessidades de mudança cultural.

A estratégia digital é a base para o início da caminhada. Visto que estamos falando de um cenário complexo e incerto, a estratégia digital irá guiar a empresa por um novo caminho a ser explorado, a partir de novos valores organizacionais como coragem, agilidade, aprendizado e adaptação.

Professor autor: Leandro Pessoa