IGTI Blog
Armazenagem

O uso do WMS como ferramenta de suporte às operações de Armazenagem

A evolução da tecnologia de informação vem transformando a gestão da logística. Os sistemas WMS (Warehouse Management System) podem ser considerados uma boa alternativa para impulsionar a atividade de armazenagem.

A logística é um dos principais fatores que proporciona o diferencial competitivo que as empresas necessitavam para manterem-se em um mercado globalizado, de forma a satisfazer o cliente. Neste contexto, os sistemas de tecnologia da informação (TI) são importantes em todos os estágios da cadeia de suprimentos. Permitem que as empresas reúnam e analisem as informações que são necessárias para a tomada de decisão.

Os sistemas de gerenciamento de armazéns conhecidos como WMS (Warehouse Management System) são considerados uma ótima alternativa para melhorar a atividade de armazenagem, de modo a otimizar espaços e organizar o fluxo e a distribuição dos produtos. O WMS é um sistema de gestão de armazéns e/ou CDs (Centro de Distribuição). Sua utilização está restrita a decisões totalmente operacionais, tais como: recebimento; inspeção e controle de qualidade; estocagem; Picking; expedição; inventários; definição de endereçamento dos produtos; definição de rotas de coleta, entre outras.

Armazenagem
Sistemas WMS integrados à gestão corporativa

O WMS deve se integrar aos sistemas de gestão de informações corporativos (ERP), e desta maneira contribuir para a integração da sistematização e automação dos processos na empresa.

A implantação de sistemas automáticos ou de automação, seja de movimentação de materiais, seja de gerenciamento da operação é, na verdade, uma reação às demandas de clientes mais exigentes e de um ambiente de competição acirrada. Esta situação leva as empresas a adotarem mudanças radicais nas estruturas de armazenagem e distribuição.

Nesta nova realidade, todas as atividades passam a ser controladas e gerenciadas pelo WMS, em vez de serem feitas pelo operador, eliminando o uso de papéis, minimizando erros, aumentando a velocidade operacional e proporcionando uma acuracidade de informações (inventários). O que resulta em uma correlação direta entre vantagens e funcionalidades do WMS.

Armazenagem

O WMS apresenta a possibilidade de administração de múltiplos locais de estocagem de produtos, o que é importante na medida em que existe mais de um local para este fim, e a empresa deseja administrar o estoque total com o intuito de reduzir os estoques de segurança ao longo da cadeia de suprimentos.

A qualidade e a velocidade das informações geradas pelo WMS possibilitam também a redução de estoques, com consequente aumento do giro de materiais, o que proporciona a uma mesma infraestrutura de armazenagem, o aumento de sua capacidade real de operações por disponibilizar informações precisas. O WMS utiliza estas informações para receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias da forma mais eficiente.

Assim, podemos concluir que mais do que uma ferramenta de gestão, o WMS se apresenta como um sistema inovador e totalmente flexível. Além de se integrar com o ERP, essa tecnologia sistematiza os processos auxiliares e de gestão como automatizar os processos básicos da armazenagem.

 

Armazenagem
Fonte: Improtec Sistemas 

Professor autor: Washington Moreira Cavalcanti