MBA em Gestão de Processos de Negócio – IGTI
Gestão de Processos de Negócio

Gestão de processos de negócio – O que é? Tipos e elementos de um processo. O Ciclo de vida da gestão de processos. Gerenciamento de processos de negócio. Análise de processos. Desenho e modelagem de processos. BPMN – Business Process Management Notation. Gerenciamento de desempenho de processos. Transformação de processos. Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.

Engenharia de Requisitos de Software

Engenharia de requisitos. Validação e verificação de requisitos. Elicitação de requisitos. Detalhamento e documentação de requisitos. Requisitos no desenvolvimento ágil. Processos e modelos de processos de software. Modelos prescritivos de processo. Requisitos de atividades básicas (núcleo). Requisitos de atividades de suporte. Modelos ágeis. Manifesto ágil. Scrum. História do Scrum.

Estimativas de Projetos de Software

Conceitos de Estimativa. Qualificando e quantificando as estimativas. Aspectos que ajudam a estimar. Fonte das incertezas das estimativas. Fluxo do processo de estimativa. Fundamentos das técnicas para estimar. Calibragem e dados históricos. Opinião especializada e estimativa bottom-up. Estimativa análoga. Análise de pontos de função. Estimativas ágeis.

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Conhecimento, inovação e competitividade. Fundamentos da gestão da inovação. A inovação de ruptura. Da ideia à inovação. Diagnosticando o ambiente de inovação. Construindo uma estratégia de inovação. O papel da Tecnologia da Informação. Cultura e mudança organizacional. Integrando inovação, tecnologia e gestão.

Modelagem de Processos com BPMN

Conceitos de BPM. História e conceitos de BPMN. Notações de modelagem de processos. Linguagem BPMN: elementos básicos. Linguagem BPMN: elementos estendidos. BPMN e Business Rules. Boas práticas para BPMN. Estudo de caso prático.

Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos

Introdução à gestão de processos. Técnicas de mapeamento de processos. Conceito de Controle de Processos: Relacionamento de causa e efeito, construção de indicadores, itens de controle de um processo, itens de verificação de um processo, método para estabelecimento de metas. Monitoramento de processos. Sistema de Gestão de Desempenho. Identificação de anomalias e priorização de causas. Análise e redesenho de processos.

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Fundamentos de estratégia organizacional.Como elaborar a estratégia? Ambientes organizacionais: externo e interno. Desenho das empresas com a análise SWOT. Formulação da estratégia: Benchmarking, aspirações e objetivos, modelo Canvas, diagrama de Pareto e Matriz BCG. Implementação e controle da estratégia. Alinhamento estratégico da TI com os negócios organizacionais. Balanced Scorecard.

Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento. Modelos de Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento. Tecnologia da Informação e a Gestão Informação e do Conhecimento. Portais Corporativos – fundamentos e origens. O Papel dos Portais Corporativos na Gestão de Conteúdo. Arquitetura dos Portais Corporativos. Funcionalidades dos Portais Corporativos. Ciclo de Vida de Projetos de Portais Corporativos. O Gerenciamento de Projetos para Portais Corporativos. Ferramentas da Web 2.0 – Wikis – para a Gestão da Comunicação dos Portais. A importância da Web Semântica nos Portais Colaborativos.

Simulação de Processos e Análise de Retorno de Investimento

Contextualização geral. Conceitos básicos iniciais – Simulação de processos e retorno sobre Investimento. Simulando processos de negócio com estudos de casos.

Suítes de Gestão de Processos de Negócio

Por que automatizar processos. Estratégia de convencimento, seleção e implantação de BPMS. BPMS na prática.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

Início

10 meses

Duração

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com
4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

Solicite sua aula como ouvinte

Conduza iniciativas de melhoria e inovação de processos, dialogando com os envolvidos a fim de redesenhar processos existentes, mantendo um diálogo efetivo com a equipe de TI, responsável pela automação dos processos, atuando como um mediador e conciliador entre essas áreas.

Gestor de Processos de Negócio

FORME-SE UM

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrícula
antecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto.

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

4

Realize a
sua matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você receberá o link do Contrato de Pós-graduação
para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

3

Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

2

Confirme sua videoconferência

Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Bruno Santos Pimentel

Bruno Santos Pimentel

Doutor em Ciência da Computação, UFMG

Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade. Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.

Fernando Hadad Zaidan

Fernando Hadad Zaidan

Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Julio Cesar Vale Neves

Julio Cesar Vale Neves

Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Cristiano de Macedo Neto

Cristiano de Macedo Neto

Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há 13 anos como professor universitário. Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.

Neuma Eufrázio Braz Moreira

Neuma Eufrázio Braz Moreira

Mestre em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há mais 8 anos em mapeamento, redesenho, e implantação de processos/gerenciamento da rotina de diferentes naturezas. Possui sólida experiência em estruturação, implantação e acompanhamento indicadores de desempenho.

Kerley dos Santos Gontijo

Kerley dos Santos Gontijo

Mestrando em Siste. de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Dezessete anos de experiência em TI. Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente em Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento. Treze anos de experiência como professor de ensino superior.

Diovani Luiz Merlo

Diovani Luiz Merlo

Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Enivaldo Soares Bigão

Enivaldo Soares Bigão

Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

Leonardo Maurício Cerqueira

Leonardo Maurício Cerqueira

Especialista em Gerência de Projetos, IETEC

Atua há 13 anos como Consultor Business Inteligence. Tem atuado em projetos em empresas de segmentos diversos. Atua há 2 anos como Professor de Pós-Graduação responsável pela disciplina de Modelagem Dimensional de Banco de Dados.

Paulo Henrique Ladeira

Paulo Henrique Ladeira

Mestre em Administração Profissional, FPL

Atua há 6 anos como professor e por 8 anos na SYDLE (empresa de tecnologia), como gerente de produtos, sendo responsável por toda a gestão e estratégia do SYDLE BPM (BPMS).

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

<group><group><group>line

2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

etiquetas

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Gestão de Processos de Negócio

Engenharia de Requisitos de Software

Estimativas de Projetos de Software

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Modelagem de Processos com BPMN

Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento

Simulação de Processos e Análise de Retorno de Investimento

Suítes de Gestão de Processos de Negócio

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

logo igti white hd

Converse com um professor

Receba a Ementa

Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

logo igti white hd

Receba a Ementa

MBA em Gestão de Processos de Negócio

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do analista de processos de negócio, abordando conceitos e práticas em melhoria de processos e gestão de tecnologia da informação.

Esqueceu sua senha?

Acesso ao Ambiente de Ensino

arrowlogin

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho
de 2018 

Inscrições

7 de Junho
de 2018

Início

10 meses

Duração

Conduza iniciativas de melhoria e inovação de processos, dialogando com os envolvidos a fim de redesenhar processos existentes, mantendo um diálogo efetivo com a equipe de TI, responsável pela automação dos processos, atuando como um mediador e conciliador entre essas áreas.

Gestor de Processos de Negócio

FORME-SE UM

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrículaantecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto

arrow copy

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

arrow
forma 4 copy

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Bruno Santos Pimentel
Bruno Santos Pimentel
Doutor em Ciência da Computação, UFMG

Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade. Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.

Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Cristiano de Macedo Neto
Cristiano de Macedo Neto
Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há 13 anos como professor universitário. Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.

Neuma Eufrázio Braz Moreira
Neuma Eufrázio Braz Moreira
Mestre em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há mais 8 anos em mapeamento, redesenho, e implantação de processos/gerenciamento da rotina de diferentes naturezas. Possui sólida experiência em estruturação, implantação e acompanhamento indicadores de desempenho.

Kerley dos Santos Gontijo
Kerley dos Santos Gontijo
Mestrando em Siste. de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Dezessete anos de experiência em TI. Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente em Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento. Treze anos de experiência como professor de ensino superior.

Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

Leonardo Maurício Cerqueira
Leonardo Maurício Cerqueira
Especialista em Gerência de Projetos, IETEC

Atua há 13 anos como Consultor Business Inteligence. Tem atuado em projetos em empresas de segmentos diversos. Atua há 2 anos como Professor de Pós-Graduação responsável pela disciplina de Modelagem Dimensional de Banco de Dados.

Paulo Henrique Ladeira
Paulo Henrique Ladeira
Mestre em Administração Profissional, FPL

Atua há 6 anos como professor e por 8 anos na SYDLE (empresa de tecnologia), como gerente de produtos, sendo responsável por toda a gestão e estratégia do SYDLE BPM (BPMS).

alan-vasconcelos-alves-306x306-172x172 copy 4

MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

arrow copy

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Gestão de Processos de Negócio

Engenharia de Requisitos de Software

Estimativas de Projetos de Software

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Modelagem de Processos com BPMN

Monitoramento e Melhoria Contínua de Processos

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Portais Corporativos e Gestão do Conhecimento

Simulação de Processos e Análise de Retorno de Investimento

Suítes de Gestão de Processos de Negócio

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Bruno Santos Pimentel
Bruno Santos Pimentel
https://www.linkedin.com/in/brunosantospimentel/pt
Professor
Formação Acadêmica:        
  • Fellow, Sloan School of Management – Massachusetts Institute of Technology
  • Doutor em Ciência da Computação pela UFMG, 2011;
  • MBA Executivo pelo Ibmec, 2009;
  • Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, 2002;
  • Engenheiro Mecânico pela UFMG, 1997.
 Experiência Profissional:
  • Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade;
  • Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.
O IGTI foi criado por empreendedores extremamente competentes e com uma bela visão sobre como promover educação acessível e de alto nível. Hoje o Instituto conta com uma forte equipe técnica, uma ampla gama de ofertas de alto impacto, e um modelo de negócio inovador, o que o posiciona entre as melhores instituições de ensino do país.
Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
http://lattes.cnpq.br/4835234239471713
Professor
Formação acadêmica
  • Doutorado em Ciência da Informação, UFMG, 2014.
  • Mestre em Administração, Fumec, 2008.
  • Graduação em Ciência da Computação, Fumec, 2006.
  • Graduação em Desenvolvimento Web/XML , UNI-BH, 2004.
  • Graduação em Analista de Sistemas e Programador de Computadores, UFMG, 1986.
Experiência profissional
  • Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação.
  • Dez anos como gestor de TI.
  • Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial, assim como docente em cursos de graduação e pós-graduação.
A satisfação em participar do time do IGTI é enorme. Além de uma equipe comprometida, seu modelo de ensino é inovador, capaz de aproximar o docente e o discente, através dos modernos recursos da web.
Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Processamento de Dados pela UNA, 2001.
  • Especialização em Engenharia de Software pela PUC-MG, 2003.
  • Especialização em Gestão Estratégica da Informação UFMG, 2004.
  • MBA em Controladoria e Auditoria pela UNA, 2012.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela PUC-MG, 2009.
  • Doutorando em Ciência da Computação pela PUC-MG, previsão 2020.
Experiência Profissional
  • Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior em grandes empresas de engenharia
  • Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL
  • Gerente de Projetos de TI, tendo sido responsável por implantação de sistemas ERP e integração de infraestrutura de TI entre os escritórios no Brasil com a matriz no exterior
  • Experiência com negociação e gestão de conflitos, definição e execução do plano de governança de TI e elaboração do planejamento estratégico, direcionado pela visão estratégica de negócio.
  • Sólida experiência com organização/reorganização de equipes Planejamento Estratégico e de TI
  • Gestão de Projetos Corporativos Portfolio (PMO)
  • Análise de Processos de Negócios (BPMn)
  • Forte liderança com equipe global, multifuncionais e multiculturais
  • Direcionado no relacionamento, negociação e habilidades das pessoas de desenvolvimento
  • Desenvolvimento de RFI / RFP / RFQ, análise de propostas de fornecedores e condução de negociações
Além de toda a excelência no método de ensino e tecnologia, ressalto o grande diferencial da IGTI em relação as outras instituições de ensino, que é o seu corpo docente, o qual é composto por professores atuantes no mercado de trabalho, propiciando assim para os discentes uma grande aderência entre a visão acadêmica e profissional.
Cristiano de Macedo Neto
Cristiano de Macedo Neto
https://br.linkedin.com/in/cristiano-de-macedo-neto-50228b29
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela PUC Minas, 2001.
  • Mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, 2006.
Experiência Profissional
  • Atua há 13 anos como professor universitário, ministrando aulas para cursos de graduação e pós-graduação na área de TI.
  • É fundador da Desafio Saúde e Tecnologia da Informação Ltda,
  • Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.
IGTI alia as melhores práticas de ensino com os conhecimentos demandados pelo mercado de trabalho.
Neuma Eufrázio Braz Moreira
Neuma Eufrázio Braz Moreira
https://www.linkedin.com/in/neuma-eufr%C3%A1zio-msc-32792813/
Professora
Formação Acadêmica
  • Graduada em Ciência da Informação pela PUC Minas, 2007.
  • Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2013.
  • Especialização em Gestão de Negócios pelo IBMEC, 2009.
  • Certificação Interpretação e Implantação ISO 9001 e Auditoria Interna ISO 9001 pelo Bureau Veritas,2012.
  • Liderança, Ferrous Resources do Brasil, 2015.
Experiência Profissional
  • Atua há mais 8 anos em mapeamento, redesenho, e implantação de processos/gerenciamento da rotina de diferentes naturezas, tais como: financeiros, produtivos, engenharia,suprimentos, gestão de contratos, inteligência de mercado, TI, dentre outros;
  • Possui sólida experiência em estruturação, implantação e acompanhamento indicadores de desempenho de processos financeiros, comerciais, jurídicos, tributários, recursos humanos,produtivos, engenharia, dentre outros;
  • Atua há mais de 4 anos como professora e instrutora de treinamentos em mapeamento e redesenho de processos
Kerley dos Santos Gontijo
Kerley dos Santos Gontijo
https://www.linkedin.com/in/kerleygontijo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, 2015
  • MBA em Gestão de Projetos, FGV, 2015
  • Pós-Graduado em Marketing e Comunicação, UNI-BH, 2002
  • Bacharel em Administração de Sistemas de Informação, Centro Universitário UMA, 2001
Experiência Profissional:
  • Dezessete anos de experiência em TI;
  • Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente  Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento.
  • Treze anos de experiência como professor  de ensino superior dos cursos de  Administração, Sistemas de Informação e Contabilidade.
IGTI inovou na forma de ensinar, mesclando de forma única as aulas a distância com a interação entre professores e alunos. Além disto, possui um corpo docente diferenciado, com profissionais qualificados, que buscam levar aos seus alunos aquilo que está acontecendo no mercado de trabalho.
Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
https://www.linkedin.com/in/diovanimerlo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Curso Modelagem Processo de Negócio, IETEC, 2009
  • Pós-graduação em  SOA, BPM, ESB, EAI, GED, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007
  • Graduação em Ciência da Computação, Centro Universitário de Belo Horizonte, 2005
Experiência Profissional
  • Atua por 4 anos como Arquiteto de Sistemas na(s) empresa(s) tais como Montreal LTDA realizando atividades de definição e implementação de arquitetura SOA utilizando produtos da suite Oracle Fusion Middleware 10 e 11g. Definição e implementação de arquitetura ECM utilizando produtos Oracle UCM/URM, SharePoint, Kofax Capture, Kofax Transformation Module (KTM). Implementação de projetos BPM e automatização de processos utilizando BPMS Oracle. Treinamentos de BPMN e seleção de profissionais para compor time de desenvolvimento de sistemas.
  • Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas na(s) empresa(s) tais como MMF Empreendimentos realizando atividades de Analise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria.
  • Atuou por 1 ano como Administrador de Redes na(s) empresa(s) tais como Acesso Engenharia realizando atividades de Administração de redes Windows e Linux, suporte a usuários de acesso à internet.
O IGTI é uma das instituições mais qualificadas do mercado, pois sempre pensa os seus cursos/disciplinas com o foco dos profissionais que buscam um crescimento em suas carreiras aliado a um conteúdo acadêmico de qualidade. Seu método de ensino à distância é inovador, porque aproxima ao máximo os alunos aos professores através das melhores soluções de mercado.
Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
http://br.linkedin.com/in/enivaldobigao/
Professor
Formação acadêmica
  • Especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio, IEC PUCMINAS, 2008.
  • Graduação em Sistemas de Informação pela PUCMINAS, 2006.
Experiência profissional
  • Quatro anos de experiência como gerente de TI em empresa nacional do ramo comercial.
  • Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria.
  • Três anos de experiência como analista de processos em empresa nacional do setor industrial.
  • Três anos de experiência como analista de negócios de TI em empresa de tecnologia da informação.
Neste contexto de um mundo em constante evolução, o modelo de ensino apresentado pelo IGTI se apresenta como desafiador. É uma abordagem diferenciada em que barreiras físicas e culturais são derrubadas e cujo aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores são valorizados.
Leonardo Maurício Cerqueira
Leonardo Maurício Cerqueira
https://www.linkedin.com/in/leonardo-mauricio-cerqueira-8a687627
Professor
Formação acadêmica
  • Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados – UNA/FCG em 1998
  • MBA em Tecnologia da Informação – Pitágoras em 2010
  • Especialização em Gerência de Projetos – IETEC em 2008
Experiência profissional
  • Atua há 13 anos como Consultor Business Inteligence.
  • Tem atuado em projetos em empresas de segmentos diversos.
  • Atua há 5 anos como Professor acadêmico das disciplinas de Banco de Dados e Data Warehouse.
  • Atua há 2 anos como Professor de Pós-Graduação responsável pela disciplina de Modelagem Dimensional de Banco de Dados.
O IGTI oferece aos alunos uma opção de extrema qualidade de ensino à distância, envolvendo experiências acadêmicas e práticas em um ambiente tecnológico que permite a todos os envolvidos recursos tão bons ou melhores que nas aulas presenciais. Recomendo este curso e me sinto orgulhoso de fazer parte desta experiência acadêmica de alto nível.
Paulo Henrique Ladeira
Paulo Henrique Ladeira
https://www.linkedin.com/in/paulohenriqueladeira/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa, 2007.
  • Especialização/Pós-Graduação em Gestão com Ênfase em Projetos pela Fundação Dom Cabral, 2011.
  • Mestrando em Administração Profissional com ênfase em Marketing pela Fundação Pedro Leopoldo,2016.
  • Scrum Master Certified pela Scrum Alliance, 2011.
Experiência Profissional
  • Atua há 6 anos como professor.
  • Atua por 8 anos na SYDLE (empresa de tecnologia), onde possui o cargo de gerente de produtos, sendo responsável por toda a gestão e estratégia do SYDLE BPM (BPMS).
O IGTI trata-se de uma instituição que, através de tecnologias disruptivas e inovadoras somadas a ementas cuidadosamente selecionadas e com corpo docente atualizado e com grande experiência no mercado de trabalho, propicia um ambiente de grande aprendizado e networking aos seus alunos.