MBA em Engenharia de Software com Métodos Ágeis – IGTI
Otimização da Distribuição de Software (DevOps)

Introdução à DevOps. A relação de DevOps e integração contínua. Como a utilização de integração contínua afeta a entrega de um software. Automação de tarefas na entrega de software. A importância de testes automatizados para uma entrega contínua. A importância da virtualização em ambientes DevOps. A gestão de configuração e sua influência nas práticas DevOps. DevOps na manutenção de sistemas em produção. Utilização de ferramentas google e aws nas práticas DevOps.

Métodos Ágeis em Engenharia de Software

Os ciclos de vida de desenvolvimento de software. Os valores ágeis. O ciclo de vida ágil: a visão do produto e a dinâmica de desenvolvimento. As metodologias ágeis mais conhecidas: XP, Scrum, Kanban. Mal-entendidos: Projetos ágeis são pouco planejados; Projetos ágeis são pouco controlados; Projetos ágeis não há documentação; Abordagem ágil compromete a arquitetura; Métodos ágeis só se aplicam a projetos pequenos. O cliente nas metodologias ágeis. O desenvolvedor nas metodologias ágeis. Tendências e futuro.

Gestão de Processos de Negócio

Gestão de processos de negócio – O que é? Tipos e elementos de um processo. O Ciclo de vida da gestão de processos. Gerenciamento de processos de negócio. Análise de processos. Desenho e modelagem de processos. BPMN – Business Process Management Notation. Gerenciamento de desempenho de processos. Transformação de processos. Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.

Engenharia de Requisitos de Software

Engenharia de requisitos. Validação e verificação de requisitos. Elicitação de requisitos. Detalhamento e documentação de requisitos. Requisitos no desenvolvimento ágil. Processos e modelos de processos de software. Modelos prescritivos de processo. Requisitos de atividades básicas (núcleo). Requisitos de atividades de suporte. Modelos ágeis. Manifesto ágil. Scrum. História do Scrum.

Estimativas de Projetos de Software

Conceitos de Estimativa. Qualificando e quantificando as estimativas. Aspectos que ajudam a estimar. Fonte das incertezas das estimativas. Fluxo do processo de estimativa. Fundamentos das técnicas para estimar. Calibragem e dados históricos. Opinião especializada e estimativa bottom-up. Estimativa análoga. Análise de pontos de função. Estimativas ágeis.

Gerenciamento Ágil de Projetos

Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Introdução a processos. Melhoria de processos. Normas – ISO 12207. Normas – ISO 15504. Componentes do CMMI. Níveis de maturidade do CMMI. Componentes do MPS.Br. Níveis de maturidade do MPS.Br. Método SCAMPI. Avaliação no MPS.Br.

Métodos Ágeis em Desenvolvimento de Software

Introdução ao desenvolvimento ágil de software. Estimativas do desenvolvedor de software (Planejamento de releases, Planejamento de iterações, Planning Poker). Práticas ágeis do desenvolvedor de software (Padronização do código, Código Coletivo. Integração contínua (CI). Desenvolvimento dirigido por testes (TDD). Projeto simples. Programação por Pares, Refactoring).

Métodos Ágeis em Gestão de Configuração e Mudanças

Fundamentos da Gerência de Configuração. O processo de gestão de mudanças em um ambiente ágil. O processo de gestão de versões e código em um ambiente ágil. Gestão da compilação. Gestão de entregas e implantação. Gestão do ciclo de vida de aplicação. Auditoria de configuração. Técnicas de gestão de configuração. Ferramentas livres. Introdução. Ferramentas livres. Controle de código SVN. Ferramentas livres. Controle de código - Git. Ferramentas proprietárias.

Métodos Ágeis em Teste de Software

Fundamentos de teste em software. Teste e qualidade de software. ISO/IEC 9126 e atributos de qualidade de software. Classificação dos testes. Abordagens tradicionais de testes. Testes em ambientes ágeis. Papel do analista de testes e suas habilidades em ambientes ágeis. Aplicando testes em ambientes ágeis. Automação de testes.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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MBA em Engenharia de Software com Métodos Ágeis

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do coordenador de equipes de software, abordando métodos ágeis a fim de tornar as equipes mais eficientes, eliminando os seus desperdícios e melhorando a comunicação durante o ciclo de construção do software.

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Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

Início

10 meses

Duração

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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Eduardo Pereira Borges

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Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Quatorze anos de experiência em projetos de software. Experiência de 10 anos como consultor e instrutor de diversos treinamentos nas áreas de metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Vivência acadêmica como professor de pós graduação e pesquisador.

Fabiana Bigão Silva

Fabiana Bigão Silva

Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Pós-Graduação. Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006. Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Sete anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.

Julio Cesar Vale Neves

Julio Cesar Vale Neves

Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Augusto Campos Farnese

Augusto Campos Farnese

Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Isabella de Araújo Fonseca

Isabella de Araújo Fonseca

Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Vinícius Bortolussi Roman

Vinícius Bortolussi Roman

Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Thiago Chierici Cunha

Thiago Chierici Cunha

Mestre em Gestão do Con. e Sistema de Informação, FUMEC

Atuação como arquiteto em várias áreas de negócio com clientes nacionais e internacionais. Implantação de processos ágeis e maduros em empresas de diferentes perfis. Grande experiência com treinamentos corporativos focados em diversas plataformas tecnológicas.

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Enivaldo Soares Bigão

Enivaldo Soares Bigão

Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

Marcelino C. Oliveira Silva

Marcelino C. Oliveira Silva

Mestre em Engenharia de Sistemas, UFRJ

Atua há 9 anos como Analista de Sistemas.

Cristiano de Macedo Neto

Cristiano de Macedo Neto

Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há 13 anos como professor universitário. Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Otimização da Distribuição de Software (DevOps)

Métodos Ágeis em Engenharia de Software

Gestão de Processos de Negócio

Engenharia de Requisitos de Software

Estimativas de Projetos de Software

Gerenciamento Ágil de Projetos

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Métodos Ágeis em Desenvolvimento de Software

Métodos Ágeis em Gestão de Configuração e Mudanças

Métodos Ágeis em Teste de Software

22h

22h

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22h

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22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

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A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do coordenador de equipes de software, abordando métodos ágeis a fim de tornar as equipes mais eficientes, eliminando os seus desperdícios e melhorando a comunicação durante o ciclo de construção do software.

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Até 6 de Junho
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Início

10 meses

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Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Eduardo Pereira Borges
Eduardo Pereira Borges
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Quatorze anos de experiência em projetos de software. Experiência de 10 anos como consultor e instrutor de diversos treinamentos nas áreas de metodologias ágeis de desenvolvimento de software. Vivência acadêmica como professor de pós graduação e pesquisador.

Fabiana Bigão Silva
Fabiana Bigão Silva
Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Pós-Graduação. Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006. Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Sete anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.

Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Thiago Chierici Cunha
Thiago Chierici Cunha
Mestre em Gestão do Con. e Sistema de Informação, FUMEC

Atuação como arquiteto em várias áreas de negócio com clientes nacionais e internacionais. Implantação de processos ágeis e maduros em empresas de diferentes perfis. Grande experiência com treinamentos corporativos focados em diversas plataformas tecnológicas.

Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

Marcelino C. Oliveira Silva
Marcelino C. Oliveira Silva
Mestre em Engenharia de Sistemas, UFRJ

Atua há 9 anos como Analista de Sistemas.

Cristiano de Macedo Neto
Cristiano de Macedo Neto
Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há 13 anos como professor universitário. Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Equipe de Professores

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Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

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Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Otimização da Distribuição de Software (DevOps)

Métodos Ágeis em Engenharia de Software

Gestão de Processos de Negócio

Engenharia de Requisitos de Software

Estimativas de Projetos de Software

Gerenciamento Ágil de Projetos

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Métodos Ágeis em Desenvolvimento de Software

Métodos Ágeis em Gestão de Configuração e Mudanças

Métodos Ágeis em Teste de Software

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

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1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Eduardo Pereira Borges
Eduardo Pereira Borges
http://linkedin.com/in/borgeseduardo
Professor
Formação acadêmica
  • Graduação em Ciência da Computação, UFMG, 2000.
  • Mestre em Ciência da Computação, UFMG, 2003.
Experiência profissional
  • Quatorze anos de experiência em projetos de software nos papéis de gerente de fábrica de software, gerente de projetos, analista de requisitos e Scrum Product Owner, tendo atuado em importante centro de desenvolvimento de software vinculado à UFMG e em empresa siderúrgica multinacional.
  • Experiência de 10 anos como consultor e instrutor de diversos treinamentos nas áreas de metodologias ágeis de desenvolvimento de software, métricas e estimativas de projetos.
  • Vivência acadêmica como professor de pós graduação e pesquisador, com artigos publicados em congressos e periódicos internacionais, além de estágio em pesquisa na Universidad Politecnica de Madrid.
O IGTI criou um modelo de ensino extremamente eficaz ao mesclar o formato de ensino a distância com aulas ao vivo por videoconferência, reproduzindo o ambiente interativo de uma sala de aula.
Fabiana Bigão Silva
Fabiana Bigão Silva
https://www.linkedin.com/in/fabiana-big%C3%A3o-silva-msc-pmp-6bb7133
Professora
Formação acadêmica
  • Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG
  • Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, 1999.
  • Graduado em Ciência da Computação pela UFMG, 1996.
Experiência profissional
  • Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Graduação, Pós-Graduação nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Comunicações, Riscos, Trade Marketing, Recursos Minerais e Marketing Digital.
  • Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006, atuando como instrutora de treinamentos in company, gerente de projetos e consultora para implantação de metodologias de gerenciamento de projetos, processos e maturidade em empresas, implementando processos de Gerenciamento de Projetos, Gerência de Requisitos, Gerência da Qualidade, Medições e Gerência de Portfólio de Projetos.
  • Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Também publica e apresenta artigos em congressos nacionais e internacionais.
  • Setes anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.
  • Foi responsável por projetos na Tim (1999-2000) e XEROX (2000-2003).
Acompanho o IGTI desde quando iniciou suas atividades online, e posso perceber a seriedade e o esforço com que a gestão trabalha para melhorar sempre, bem como proporcionar uma experiência de aprendizado completa aos alunos. É um excelente lugar para trabalhar!
Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Processamento de Dados pela UNA, 2001.
  • Especialização em Engenharia de Software pela PUC-MG, 2003.
  • Especialização em Gestão Estratégica da Informação UFMG, 2004.
  • MBA em Controladoria e Auditoria pela UNA, 2012.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela PUC-MG, 2009.
  • Doutorando em Ciência da Computação pela PUC-MG, previsão 2020.
Experiência Profissional
  • Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior em grandes empresas de engenharia
  • Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL
  • Gerente de Projetos de TI, tendo sido responsável por implantação de sistemas ERP e integração de infraestrutura de TI entre os escritórios no Brasil com a matriz no exterior
  • Experiência com negociação e gestão de conflitos, definição e execução do plano de governança de TI e elaboração do planejamento estratégico, direcionado pela visão estratégica de negócio.
  • Sólida experiência com organização/reorganização de equipes Planejamento Estratégico e de TI
  • Gestão de Projetos Corporativos Portfolio (PMO)
  • Análise de Processos de Negócios (BPMn)
  • Forte liderança com equipe global, multifuncionais e multiculturais
  • Direcionado no relacionamento, negociação e habilidades das pessoas de desenvolvimento
  • Desenvolvimento de RFI / RFP / RFQ, análise de propostas de fornecedores e condução de negociações
Além de toda a excelência no método de ensino e tecnologia, ressalto o grande diferencial da IGTI em relação as outras instituições de ensino, que é o seu corpo docente, o qual é composto por professores atuantes no mercado de trabalho, propiciando assim para os discentes uma grande aderência entre a visão acadêmica e profissional.
Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestre em Ciência da Computação, UFMG. 2013;
  • Bacharel em Ciência da Computação, UFMG. 2010.
Experiência Profissional:
  • Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, nos papéis de Analista de Processos e Scrum Product Owner;
  • Cofundador e desenvolvedor frontend da startup Projeto Brasil;
  • Um ano de experiência como consultor em automação de processos de negócios;
  • Certificação ScrumMaster (2010) e Scrum Product Owner (2015), pela Scrum Alliance.
 
Os cursos do IGTI têm uma estrutura diferenciada. O aluno tem a experiência de uma sala de aula, com a conveniência de um curso à distancia.
Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
http://www.linkedin.com/pub/isabella-fonseca/5/a69/894
Professora
Formação acadêmica
  • Especialização em Redes de Telecomunicações, UFMG, 2001.
  • Graduação em Ciência da Computação, PUC-MG, 1997.
Experiência profissional
  • Treze anos de experiência como gerente de produto e de projetos realizando atividades de planejamento, coordenação, customização e implantação dos produtos, além de atividades na área de Qualidade como definição/revisão do processo de desenvolvimento de software, aconselhamento técnico, levantamento de necessidades e pesquisa de novas tecnologias.
  • Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW.
  • Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP
O IGTI segue um novo paradigma através da oferta de cursos de pós-graduação realmente interativos com a comodidade de aulas a distância combinadas com aulas semanais por videoconferência mantendo a regularidade de encontros tão importante no processo de aprendizagem. Tenho orgulho de participar deste time e poder contribuir neste sentido.
Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
https://www.linkedin.com/in/vin%C3%ADcius-roman-b9a93548/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Engenharia de Produção pela UFMG, 2014.
  • MBA em Engenharia e Inovação pela Estácio|Uniseb, 2015.
  • Mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG, 2017.
  • Certificação Green Belt – Six Sigma
Experiência Profissional
  • Co-fundador da Techmall, aceleradora que apoiou o desenvolvimento de mais de 400 startups nos últimos anos;
  • Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall;
  • Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação;
  • Tem apoiado grandes programas de startups, tais como: Inovativa, Startup Brasil, SEED MG, FiemgLab, Mining Lab, Fibria Insight, entre outros.
O IGTI é referência na formação de profissionais em carreiras de TI. A instituição, que atua no mercado educacional há mais de 12 anos,demostra seu caráter inovador ao disponibilizar disciplinas essenciais para formação de profissionais do futuro e ao estimular o surgimento de empreendedores.
Thiago Chierici Cunha
Thiago Chierici Cunha
https://www.linkedin.com/in/thiagocunha
Professor
Foto: Bruno SennaFormação Acadêmica
  • Mestre em Gestão do Conhecimento e Sistemas de Informação - FUMEC - 2017
  • Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologia, pela UEMG, 2006
  • Graduado em Processamento de dados - Pitágoras - 2005
  • Certificação em Pontos de Função, IFPUG, 2009 / Renovação 2012
  • Certificações MCP, MCTS, MCSD, MCAD, MCPD, MCT, Microsoft, 2004-2011
  • Certificação Scrum Master, Scrum Alliance, 2010
  • Certificação Itil Foundations, Exin, 2005
  • Certificação em Banco de dados, SQL Server, Microsoft, 2003
Experiência Profissional
  • Atua há 7 anos como Especialista em Arquitetura de Software em empresas diversas.
  • Atuou por 3 anos como Coordenador técnico em empresas diversas.
  • Atuou por 5 anos como Analista desenvolvedor em empresas diversas.
  • Atua 3 anos não sequenciais como analista de métricas.
O IGTI visa conciliar o melhor embasamento conceitual com o que há de mais importante para se colocar a mão na massa, formando alunos com visão crítica e com uma fantástica capacidade de execução.
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
https://www.linkedin.com/in/ana-marcia- paiva-184a1686/
Professora
Formação Acadêmica
  • Mestre em Gestão Social, educação e desenvolvimento local pelo Centro Universitário UNA, 2010
  • Especialista em Design Thinking pelo Instituto Educadigital, 2015
  • Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário SENAC/SP, 2016
  • Pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, 1997
  • Prêmio de Educação Empreendedora
Experiência Profissional
  • Consultora em Design Thinking
  • Consultora em Tecnologia Educacional
  • Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino
  • Atuação por vários anos em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.
  • Ocupa atualmente o cargo de coordenadora didática e professora de programação para crianças e jovens.
O IGTI atua há 12 anos na formação de profissionais de TI, buscando um currículo cada vez mais atual. Nesse sentido, trouxe a abordagem Design Thinking aliada ao seu programa para a geração de projetos cada vez mais criativos e inovadores.
Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
http://br.linkedin.com/in/enivaldobigao/
Professor
Formação acadêmica
  • Especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio, IEC PUCMINAS, 2008.
  • Graduação em Sistemas de Informação pela PUCMINAS, 2006.
Experiência profissional
  • Quatro anos de experiência como gerente de TI em empresa nacional do ramo comercial.
  • Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria.
  • Três anos de experiência como analista de processos em empresa nacional do setor industrial.
  • Três anos de experiência como analista de negócios de TI em empresa de tecnologia da informação.
Neste contexto de um mundo em constante evolução, o modelo de ensino apresentado pelo IGTI se apresenta como desafiador. É uma abordagem diferenciada em que barreiras físicas e culturais são derrubadas e cujo aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores são valorizados.
Marcelino C. Oliveira Silva
Marcelino C. Oliveira Silva
https://www.linkedin.com/in/marcelinocampos
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela UFJF, 2007.
  • Mestrado em Engenharia de Sistemas pela UFRJ, 2010.
  • MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC-RJ, 2013
  • Certificação Project Management Professional (PMP), 2013
Experiência Profissional
  • Atua há 9 anos como Analista de Sistemas.
No mundo atual, com a competitividade a cada dia mais alta, a capacitação e o acompanhamento das melhores práticas tem se tornado um requisito essencial para o mercado de trabalho. Nesse cenário, o IGTI aparece como ótima opção a esses profissionais, pois provê a oportunidade de obter capacitação em alto nível sem necessitar de grandes deslocamentos diários.
Cristiano de Macedo Neto
Cristiano de Macedo Neto
https://br.linkedin.com/in/cristiano-de-macedo-neto-50228b29
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela PUC Minas, 2001.
  • Mestrado em Engenharia Elétrica pela PUC Minas, 2006.
Experiência Profissional
  • Atua há 13 anos como professor universitário, ministrando aulas para cursos de graduação e pós-graduação na área de TI.
  • É fundador da Desafio Saúde e Tecnologia da Informação Ltda,
  • Atua no mercado de produção de software há 18 anos, e desde 2009 tem participado como Analista de Negócios e Requisitos em sistemas de médio e grande porte para empresas como: Governo de Minas, Drogaria Araújo, Usiminas, entre outras.
IGTI alia as melhores práticas de ensino com os conhecimentos demandados pelo mercado de trabalho.