MBA em Arquitetura de Software – IGTI
Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

O papel do arquiteto de software. Requisitos arquiteturais. Riscos e decisões. Estimativas. Modelagem e modelos. Estilos arquiteturais. Padrões de projeto. Modelagem arquitetural.

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança.

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

Introdução a análise e desenho de arquitetura de software. Princípios de arquiteturas corporativas. Aplicando padrões de projeto na prática. Padrões arquiteturais. Visões arquiteturais. Padrões arquiteturais para escalabilidade e disponibilidade.

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Integração de Aplicações e Sistemas de Mensageria. Padrões de Integração. Enterprise Service Bus (ESB). Eletronic Data Interchange (EDI). API (Application Programming Interface) – Estratégias, padrões e arquitetura. Microsserviços – Estratégias, Padrões e Arquitetura.

Arquiteturas de Sistemas de Informação Web

Introdução a sistemas de informação. Divisão em camadas. Serviços em uma arquitetura Web. Tecnologias para sistemas Web: clientes. Tecnologias para sistemas Web: servidores. Padrões de Arquitetura para Web. Desempenho e escalabilidade.

Arquiteturas Orientadas a Serviços

História, Conceitos e Motivadores de SOA. Metodologia SOMA. ESB, Mensageria e Tecnologias Habilitadoras. Governança, Modelo de Maturidade e Ciclo de Vida SOA. Service Component Architecture (SCA). Computação nas Nuvens e SOA. Produtos e Certificações SOA. Princípios de Design de Serviços SOA. Internet Of Things e Microservices.

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

A importância dos requisitos. Engenharia de requisitos. Requisitos arquiteturais. O processo de arquitetura de software. Estilos arquiteturais. Padrões arquiteturais. Requisitos de funcionalidade. Requisitos de usabilidade. Requisitos de disponibilidade e confiabilidade. Requisitos de segurança. Gestão de requisitos.

Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. ScrumTimeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.

Modelagem e Documentação Arquitetural

Contexto e conceitos. Visões e estilos arquiteturais baseados em módulos. Visões e estilos arquiteturais baseados em componentes e conectores. Visões e estilos arquiteturais baseados em alocação. Estratégias de refinamento da documentação. Documentação de interfaces e comportamentos. Consolidação da documentação. A modelagem ágil. Melhores práticas. Especificação por exemplos.

Princípios de Sistemas Distribuídos

Introdução a Sistemas Distribuídos. Modelos Arquiteturais. MIDDLEWARE. MIDDLEWARE Orientados a Mensagens. MIDDLEWARE Orientado a Transações. WEB-SERVICES. Estrutura de Nomeação. Tolerância a Falhas. Segurança.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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Investimento

Até 15 de Março de 2018 

Inscrições

15 de Março de 2018

Início

10 meses

Duração

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A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
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4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

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e entender como funciona nossa metodologia?

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Desenvolva requisitos arquiteturais necessários à construção de software, aplique padrões arquiteturais em diversos cenários de integração de aplicações, modele e documente arquiteturas de software e lidere equipes técnicas em projetos de software.

Arquiteto de Software

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

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Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

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Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Thiago Chierici Cunha

Thiago Chierici Cunha

Mestre em Gestão do Con. e Sistema de Informação, FUMEC

Atuação como arquiteto em várias áreas de negócio com clientes nacionais e internacionais. Implantação de processos ágeis e maduros em empresas de diferentes perfis. Grande experiência com treinamentos corporativos focados em diversas plataformas tecnológicas.

Ezequiel Mendes Duque

Ezequiel Mendes Duque

Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

João Paulo B. Nascimento

João Paulo B. Nascimento

Doutorando em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há 16 anos como Desenvolvedor de Sistemas. Possui experiência em várias linguagens de programação, tecnologias de bancos de dados e metodologias de desenvolvimento de sistemas. Atua há 7 anos como professor e sua linha de pesquisa envolve Teoria de Grafos e Big Data.

Vinícius Bortolussi Roman

Vinícius Bortolussi Roman

Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Paulo Francisco G. do Nascimento

Paulo Francisco G. do Nascimento

Mestre em Inovação, FPL

7 anos de experiência como Gestor de Pré-vendas. 5 anos de experiência como Gestor de Fábrica de Software. 2 anos de experiência como Gestor de Inovação. 5 anos de experiência com Desenvolvimento de SW e como professor em cursos de MBA e Pós Graduação.

Isabella de Araújo Fonseca

Isabella de Araújo Fonseca

Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Diovani Luiz Merlo

Diovani Luiz Merlo

Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Arquiteturas de Sistemas de Informação Web

Arquiteturas Orientadas a Serviços

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Modelagem e Documentação Arquitetural

Princípios de Sistemas Distribuídos

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

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22h

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22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

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MBA em Arquitetura de Software

A Pós-graduação colabora para a formação do arquiteto de software. O curso inclui disciplinas principalmente nas áreas de métodos e aplicações em arquitetura de software e gestão de pessoas.

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Investimento

Até 1 de Fevereiro
de 2018 

Inscrições

15 de Março
de 2018

Início

10 meses

Duração

Desenvolva requisitos arquiteturais necessários à construção de software, aplique padrões arquiteturais em diversos cenários de integração de aplicações, modele e documente arquiteturas de software e lidere equipes técnicas em projetos de software.

Arquiteto de Software

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

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Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Thiago Chierici Cunha
Thiago Chierici Cunha
Mestre em Gestão do Con. e Sistema de Informação, FUMEC

Atuação como arquiteto em várias áreas de negócio com clientes nacionais e internacionais. Implantação de processos ágeis e maduros em empresas de diferentes perfis. Grande experiência com treinamentos corporativos focados em diversas plataformas tecnológicas.

Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

João Paulo B. Nascimento
João Paulo B. Nascimento
Doutorando em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há 16 anos como Desenvolvedor de Sistemas. Possui experiência em várias linguagens de programação, tecnologias de bancos de dados e metodologias de desenvolvimento de sistemas. Atua há 7 anos como professor e sua linha de pesquisa envolve Teoria de Grafos e Big Data.

Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Paulo Francisco G. do Nascimento
Paulo Francisco G. do Nascimento
Mestre em Inovação, FPL

7 anos de experiência como Gestor de Pré-vendas. 5 anos de experiência como Gestor de Fábrica de Software. 2 anos de experiência como Gestor de Inovação. 5 anos de experiência com Desenvolvimento de SW e como professor em cursos de MBA e Pós Graduação.

Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

22h

22h

22h

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22h

22h

22h

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22h

22h

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22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Arquiteturas de Sistemas de Informação Web

Arquiteturas Orientadas a Serviços

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Modelagem e Documentação Arquitetural

Princípios de Sistemas Distribuídos

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Thiago Chierici Cunha
Thiago Chierici Cunha
https://www.linkedin.com/in/thiagocunha
Professor
Foto: Bruno SennaFormação Acadêmica
  • Mestre em Gestão do Conhecimento e Sistemas de Informação - FUMEC - 2017
  • Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologia, pela UEMG, 2006
  • Graduado em Processamento de dados - Pitágoras - 2005
  • Certificação em Pontos de Função, IFPUG, 2009 / Renovação 2012
  • Certificações MCP, MCTS, MCSD, MCAD, MCPD, MCT, Microsoft, 2004-2011
  • Certificação Scrum Master, Scrum Alliance, 2010
  • Certificação Itil Foundations, Exin, 2005
  • Certificação em Banco de dados, SQL Server, Microsoft, 2003
Experiência Profissional
  • Atua há 7 anos como Especialista em Arquitetura de Software em empresas diversas.
  • Atuou por 3 anos como Coordenador técnico em empresas diversas.
  • Atuou por 5 anos como Analista desenvolvedor em empresas diversas.
  • Atua 3 anos não sequenciais como analista de métricas.
O IGTI visa conciliar o melhor embasamento conceitual com o que há de mais importante para se colocar a mão na massa, formando alunos com visão crítica e com uma fantástica capacidade de execução.
Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
https://www.linkedin.com/in/ezequiel-mendes-b9996b15
Professor
Formação Acadêmica
  • Doutorando em Informática na PUC Minas
  • Mestrado em Informática pela PUC Minas, 2016
  • MBA em Gestão Empresarial pelo UNILESTE, 2011
  • Graduação em Sistemas de Informação pelo UNILESTE, 2009
Experiência Profissional
  • Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento
  • Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.
 
O IGTI é uma instituição que permite ao aluno ter um ensino a distância com a mesma qualidade de um presencial. Todos os recursos disponibilizados para os professores e alunos contam com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, isso permite que todos tenham um excelente ganho de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho.
João Paulo B. Nascimento
João Paulo B. Nascimento
https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-paulo-barbosa-nascimento-431a9b43
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas, 2007.
  • Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, 2011.
  • Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, Previsão de conclusão:2018
Experiência Profissional
  • Professor em cursos de graduação e pós-graduação
  • Atua por 16 anos como Analista de Sistemas
Com infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e professores altamente capacitados e atuantes em suas áreas, o IGTI fornece ao aluno todas as ferramentas necessárias para o seu crescimento profissional e destaque no mercado de trabalho, sempre incentivando a pesquisa, inovação e extensão.
Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
https://www.linkedin.com/in/vin%C3%ADcius-roman-b9a93548/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Engenharia de Produção pela UFMG, 2014.
  • MBA em Engenharia e Inovação pela Estácio|Uniseb, 2015.
  • Mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG, 2017.
  • Certificação Green Belt – Six Sigma
Experiência Profissional
  • Co-fundador da Techmall, aceleradora que apoiou o desenvolvimento de mais de 400 startups nos últimos anos;
  • Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall;
  • Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação;
  • Tem apoiado grandes programas de startups, tais como: Inovativa, Startup Brasil, SEED MG, FiemgLab, Mining Lab, Fibria Insight, entre outros.
O IGTI é referência na formação de profissionais em carreiras de TI. A instituição, que atua no mercado educacional há mais de 12 anos,demostra seu caráter inovador ao disponibilizar disciplinas essenciais para formação de profissionais do futuro e ao estimular o surgimento de empreendedores.
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
https://www.linkedin.com/in/ana-marcia- paiva-184a1686/
Professora
Formação Acadêmica
  • Mestre em Gestão Social, educação e desenvolvimento local pelo Centro Universitário UNA, 2010
  • Especialista em Design Thinking pelo Instituto Educadigital, 2015
  • Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário SENAC/SP, 2016
  • Pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, 1997
  • Prêmio de Educação Empreendedora
Experiência Profissional
  • Consultora em Design Thinking
  • Consultora em Tecnologia Educacional
  • Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino
  • Atuação por vários anos em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.
  • Ocupa atualmente o cargo de coordenadora didática e professora de programação para crianças e jovens.
O IGTI atua há 12 anos na formação de profissionais de TI, buscando um currículo cada vez mais atual. Nesse sentido, trouxe a abordagem Design Thinking aliada ao seu programa para a geração de projetos cada vez mais criativos e inovadores.
Paulo Francisco G. do Nascimento
Paulo Francisco G. do Nascimento
https://www.linkedin.com/in/nascimentopaulo
Professor
Formação Acadêmica:        
  • Mestre em Inovação, FPL, 2009;
  • Pós graduado em Finanças Corporativas, UFRJ, 2004;
  • Pós graduado em Redes de Telecomunicações de Dados, UFMG, 2002;
  • Bacharel em Ciência da Computação, PUC-MG, 2000.
Experiência Profissional:
  • Sete anos de experiência como Gestor de Pré-vendas;
  • Cinco anos de experiência como Gestor de Fábrica de Software;
  • Dois anos de experiência como Gestor de Inovação;
  • Cinco anos de experiência com Desenvolvimento de SW;
  • Cinco anos de experiência como professor em cursos de MBA e Pós Graduação de TI.
O IGTI é uma instituição que consegue aliar uma proposta pedagógica diferenciada, professores com grande experiência no mercado e tecnologia de ponta capaz de vencer facilmente as barreiras geográficas. Isso permite que os cursos oferecidos fujam das tradicionais aulas expositivas e foquem na prática atualizada do mercado.
Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
http://www.linkedin.com/pub/isabella-fonseca/5/a69/894
Professora
Formação acadêmica
  • Especialização em Redes de Telecomunicações, UFMG, 2001.
  • Graduação em Ciência da Computação, PUC-MG, 1997.
Experiência profissional
  • Treze anos de experiência como gerente de produto e de projetos realizando atividades de planejamento, coordenação, customização e implantação dos produtos, além de atividades na área de Qualidade como definição/revisão do processo de desenvolvimento de software, aconselhamento técnico, levantamento de necessidades e pesquisa de novas tecnologias.
  • Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW.
  • Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP
O IGTI segue um novo paradigma através da oferta de cursos de pós-graduação realmente interativos com a comodidade de aulas a distância combinadas com aulas semanais por videoconferência mantendo a regularidade de encontros tão importante no processo de aprendizagem. Tenho orgulho de participar deste time e poder contribuir neste sentido.
Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
https://www.linkedin.com/in/diovanimerlo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Curso Modelagem Processo de Negócio, IETEC, 2009
  • Pós-graduação em  SOA, BPM, ESB, EAI, GED, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007
  • Graduação em Ciência da Computação, Centro Universitário de Belo Horizonte, 2005
Experiência Profissional
  • Atua por 4 anos como Arquiteto de Sistemas na(s) empresa(s) tais como Montreal LTDA realizando atividades de definição e implementação de arquitetura SOA utilizando produtos da suite Oracle Fusion Middleware 10 e 11g. Definição e implementação de arquitetura ECM utilizando produtos Oracle UCM/URM, SharePoint, Kofax Capture, Kofax Transformation Module (KTM). Implementação de projetos BPM e automatização de processos utilizando BPMS Oracle. Treinamentos de BPMN e seleção de profissionais para compor time de desenvolvimento de sistemas.
  • Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas na(s) empresa(s) tais como MMF Empreendimentos realizando atividades de Analise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria.
  • Atuou por 1 ano como Administrador de Redes na(s) empresa(s) tais como Acesso Engenharia realizando atividades de Administração de redes Windows e Linux, suporte a usuários de acesso à internet.
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