Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

O papel do arquiteto de software. Requisitos arquiteturais. Riscos e decisões. Estimativas. Modelagem e modelos. Estilos arquiteturais. Padrões de projeto. Modelagem arquitetural.

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança.

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

Introdução a análise e desenho de arquitetura de software. Princípios de arquiteturas corporativas. Aplicando padrões de projeto na prática. Padrões arquiteturais. Visões arquiteturais. Padrões arquiteturais para escalabilidade e disponibilidade.

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Integração de Aplicações e Sistemas de Mensageria. Padrões de Integração. Enterprise Service Bus (ESB). Eletronic Data Interchange (EDI). API (Application Programming Interface) – Estratégias, padrões e arquitetura. Microsserviços – Estratégias, Padrões e Arquitetura.

Arquiteturas de Sistemas de Informação Web

Introdução a sistemas de informação. Divisão em camadas. Serviços em uma arquitetura Web. Tecnologias para sistemas Web: clientes. Tecnologias para sistemas Web: servidores. Padrões de Arquitetura para Web. Desempenho e escalabilidade.

Arquiteturas Orientadas a Serviços

História, Conceitos e Motivadores de SOA. Metodologia SOMA. ESB, Mensageria e Tecnologias Habilitadoras. Governança, Modelo de Maturidade e Ciclo de Vida SOA. Service Component Architecture (SCA). Computação nas Nuvens e SOA. Produtos e Certificações SOA. Princípios de Design de Serviços SOA. Internet Of Things e Microservices.

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

A importância dos requisitos. Engenharia de requisitos. Requisitos arquiteturais. O processo de arquitetura de software. Estilos arquiteturais. Padrões arquiteturais. Requisitos de funcionalidade. Requisitos de usabilidade. Requisitos de disponibilidade e confiabilidade. Requisitos de segurança. Gestão de requisitos.

Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. ScrumTimeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.

Modelagem e Documentação Arquitetural

Contexto e conceitos. Visões e estilos arquiteturais baseados em módulos. Visões e estilos arquiteturais baseados em componentes e conectores. Visões e estilos arquiteturais baseados em alocação. Estratégias de refinamento da documentação. Documentação de interfaces e comportamentos. Consolidação da documentação. A modelagem ágil. Melhores práticas. Especificação por exemplos.

Princípios de Sistemas Distribuídos

Introdução a Sistemas Distribuídos. Modelos Arquiteturais. MIDDLEWARE. MIDDLEWARE Orientados a Mensagens. MIDDLEWARE Orientado a Transações. WEB-SERVICES. Estrutura de Nomeação. Tolerância a Falhas. Segurança.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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Investimento

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Inscrições

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Início

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Arquiteto de Software

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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Após ser informado de sua aprovação, você receberá o link do Contrato de Pós-graduação
para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

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Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

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Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

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Equipe de Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Princípios e Práticas em Arquitetura de Software

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Análise e Desenho de Arquitetura de Software

Arquiteturas de Integração de Aplicações

Arquiteturas de Sistemas de Informação Web

Arquiteturas Orientadas a Serviços

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Gerenciamento Ágil de Projetos de Software

Modelagem e Documentação Arquitetural

Princípios de Sistemas Distribuídos

22h

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22h

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22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

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MBA em Arquitetura de Software

A Pós-graduação colabora para a formação do arquiteto de software. O curso inclui disciplinas principalmente nas áreas de métodos e aplicações em arquitetura de software e gestão de pessoas.

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Equipe de Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

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Disciplinas Optativas

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Princípios de Sistemas Distribuídos

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

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Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

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1º Encontro Interativo de Orientação

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