MBA em Gestão de Tecnologia da Informação – IGTI
Governança em Tecnologia da Informação

O despertar da Governança Corporativa. Aspectos fundamentais da Governança Corpora. Marcos históricos da Governança Corporativa. Governança Corporativa em TI. Frameworks para Governança Corporativa em TI.

Gestão de Processos de Negócio

Gestão de processos de negócio – O que é? Tipos e elementos de um processo. O Ciclo de vida da gestão de processos. Gerenciamento de processos de negócio. Análise de processos. Desenho e modelagem de processos. BPMN – Business Process Management Notation. Gerenciamento de desempenho de processos. Transformação de processos. Tecnologias de gerenciamento de processos de negócio.

Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem

A infraestrutura de TI. Características e Importância da Infraestrutura de TI. Desafios do Gestor de TI. Computação em Nuvem: Modelos de Serviço e Modelos de Entrega. Computação em Nuvem: Vantagens e Desvantagens. Virtualização de Servidores e Aplicações. Serviços de Rede. Armazenamento e Mobilidade. Segurança da Informação. Data Centers.

Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT

Gestão Ágil de Projetos

Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.

Gerenciamento de Serviços de TI Utilizando ITIL

Introdução ao Gerenciamento de Serviços de TI utilizando ITIL. Service Strategy. Service Design. Service Transition. Service Operation. Continual Service Improvement.

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Conhecimento, inovação e competitividade. Fundamentos da gestão da inovação. A inovação de ruptura. Da ideia à inovação. Diagnosticando o ambiente de inovação. Construindo uma estratégia de inovação. O papel da Tecnologia da Informação. Cultura e mudança organizacional. Integrando inovação, tecnologia e gestão.

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Introdução a processos. Melhoria de processos. Normas – ISO 12207. Normas – ISO 15504. Componentes do CMMI. Níveis de maturidade do CMMI. Componentes do MPS.Br. Níveis de maturidade do MPS.Br. Método SCAMPI. Avaliação no MPS.Br.

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Fundamentos de estratégia organizacional.Como elaborar a estratégia? Ambientes organizacionais: externo e interno. Desenho das empresas com a análise SWOT. Formulação da estratégia: Benchmarking, aspirações e objetivos, modelo Canvas, diagrama de Pareto e Matriz BCG.Implementação e controle da estratégia. Alinhamento estratégico da TI com os negócios organizacionais. Balanced Scorecard.

Governança e Gestão em Segurança da Informação

Normas da família ISO 2700x. Ferramentas de gestão. Reuniões de resultados. Indicadores. Política de Segurança da Informação. Normativos. Estrutura organizacional. ITIL, Cobit e demais frameworks que auxiliam a gestão de segurança da informação. Interfaces com outras áreas da empresa. Comitê de Segurança da Informação.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Converse com um professor

Receba a Ementa

MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

A Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação colabora para a formação do gestor de TI. O curso inclui disciplinas nas áreas de gestão em TI, gestão de pessoas, gestão de processos de negócio, gestão de projetos, engenharia e arquitetura de software e gestão de infraestrutura de TI.

Consulte >

Investimento

Até 29 de Agosto de 2018 

Inscrições

30 de Agosto de 2018

Início

10 meses

Duração

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com
4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

Solicite sua aula como ouvinte

Realize o planejamento estratégico de TI, projete e execute a gestão executiva de projetos de melhoria dos processos nas áreas de governança, gestão de processos de negócio, engenharia de software, gestão de projetos, segurança da informação e infraestrutura de TI.

Gestor de TI

FORME-SE UM

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrícula
antecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto.

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

4

Realize a
sua matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você receberá o link do Contrato de Pós-graduação
para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

3

Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

2

Confirme sua videoconferência

Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Fernando Hadad Zaidan

Fernando Hadad Zaidan

Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Bruno Santos Pimentel

Bruno Santos Pimentel

Doutor em Ciência da Computação, UFMG

Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade. Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.

Mario Luiz Moura Junior

Mario Luiz Moura Junior

Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Quatorze anos como executivo em empresas brasileiras e no exterior. Doze anos de experiência na gestão de ambientes críticos e de alta disponibilidade. Nove anos atuando como gestor de implantações e operação de projetos ITIL.

Julio Cesar Vale Neves

Julio Cesar Vale Neves

Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Vinícius Bortolussi Roman

Vinícius Bortolussi Roman

Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Ana Márcia A. Martins de Paiva

Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Augusto Campos Farnese

Augusto Campos Farnese

Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Kerley dos Santos Gontijo

Kerley dos Santos Gontijo

Mestrando em Siste. de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Dezessete anos de experiência em TI. Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente em Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento. Treze anos de experiência como professor de ensino superior.

Rafael Kellis Vieira Lage

Rafael Kellis Vieira Lage

Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.

Isabella de Araújo Fonseca

Isabella de Araújo Fonseca

Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Enivaldo Soares Bigão

Enivaldo Soares Bigão

Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

<group><group><group>line

2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

etiquetas

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Governança em Tecnologia da Informação

Gestão de Processos de Negócio

Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem

Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT

Gestão Ágil de Projetos

Gerenciamento de Serviços de TI Utilizando ITIL

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Governança e Gestão em Segurança da Informação

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

logo igti white hd

Converse com um professor

Receba a Ementa

Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

logo igti white hd

Receba a Ementa

MBA em Gestão de Tecnologia da Informação

A Pós-graduação Gestão em Tecnologia da Informação colabora para a formação do gestor de TI. O curso inclui disciplinas nas áreas de gestão em TI, gestão de pessoas, gestão de processos de negócio, gestão de projetos, engenharia e arquitetura de software e gestão de infraestrutura de TI.

Esqueceu sua senha?

Acesso ao Ambiente de Ensino

arrowlogin

Consulte >

Investimento

Até 29 de Agosto
de 2018 

Inscrições

30 de Agosto
de 2018

Início

10 meses

Duração

Realize o planejamento estratégico de TI, projete e execute a gestão executiva de projetos de melhoria dos processos nas áreas de governança, gestão de processos de negócio, engenharia de software, gestão de projetos, segurança da informação e infraestrutura de TI.

Gestor de TI

FORME-SE UM

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrículaantecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto

arrow copy

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

arrow
forma 4 copy

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Bruno Santos Pimentel
Bruno Santos Pimentel
Doutor em Ciência da Computação, UFMG

Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade. Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.

Mario Luiz Moura Junior
Mario Luiz Moura Junior
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Quatorze anos como executivo em empresas brasileiras e no exterior. Doze anos de experiência na gestão de ambientes críticos e de alta disponibilidade. Nove anos atuando como gestor de implantações e operação de projetos ITIL.

Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
Mestre em Inovação Tec. e Propriedade Intelectual, UFMG

Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.

Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Mestre em Gestão Social, educação e desenv. local, UNA

Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.

Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Kerley dos Santos Gontijo
Kerley dos Santos Gontijo
Mestrando em Siste. de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Dezessete anos de experiência em TI. Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente em Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento. Treze anos de experiência como professor de ensino superior.

Rafael Kellis Vieira Lage
Rafael Kellis Vieira Lage
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.

Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
Especialista em Gestão Estrat. de Proc. de Negócio, PUC-MG

Quatro anos de experiência como gerente de TI. Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria. Três anos de experiência como analista de processos. Três anos de experiência como analista de negócios de TI.

alan-vasconcelos-alves-306x306-172x172 copy 4

MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

arrow copy

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Governança em Tecnologia da Informação

Gestão de Processos de Negócio

Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem

Gestão e Controles de TI Utilizando COBIT

Gestão Ágil de Projetos

Gerenciamento de Serviços de TI Utilizando ITIL

Gestão da Inovação e Mudança Organizacional

Melhoria de Processos em Projetos de Software

Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard

Governança e Gestão em Segurança da Informação

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
http://lattes.cnpq.br/4835234239471713
Professor
Formação acadêmica
  • Doutorado em Ciência da Informação, UFMG, 2014.
  • Mestre em Administração, Fumec, 2008.
  • Graduação em Ciência da Computação, Fumec, 2006.
  • Graduação em Desenvolvimento Web/XML , UNI-BH, 2004.
  • Graduação em Analista de Sistemas e Programador de Computadores, UFMG, 1986.
Experiência profissional
  • Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação.
  • Dez anos como gestor de TI.
  • Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial, assim como docente em cursos de graduação e pós-graduação.
A satisfação em participar do time do IGTI é enorme. Além de uma equipe comprometida, seu modelo de ensino é inovador, capaz de aproximar o docente e o discente, através dos modernos recursos da web.
Bruno Santos Pimentel
Bruno Santos Pimentel
https://www.linkedin.com/in/brunosantospimentel/pt
Professor
Formação Acadêmica:        
  • Fellow, Sloan School of Management – Massachusetts Institute of Technology
  • Doutor em Ciência da Computação pela UFMG, 2011;
  • MBA Executivo pelo Ibmec, 2009;
  • Mestre em Ciência da Computação pela UFMG, 2002;
  • Engenheiro Mecânico pela UFMG, 1997.
 Experiência Profissional:
  • Mais de 15 anos de experiência em organizações de pequeno e grande porte, liderando projetos e equipes multidisciplinares em torno de temas relacionados a tecnologia, inovação, conhecimento e sustentabilidade;
  • Experiência em consultoria, gestão de programas e projetos.
O IGTI foi criado por empreendedores extremamente competentes e com uma bela visão sobre como promover educação acessível e de alto nível. Hoje o Instituto conta com uma forte equipe técnica, uma ampla gama de ofertas de alto impacto, e um modelo de negócio inovador, o que o posiciona entre as melhores instituições de ensino do país.
Mario Luiz Moura Junior
Mario Luiz Moura Junior
http://www.linkedin.com/pub/mario-moura/3/634/aa8
Professor
Formação acadêmica
  • Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, 2000.
  • Especialização em Capacitação Gerencial pela FIA/USP, 2013
  • MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, 2013
  • Graduação em Ciência da Computação pela UFMG, 1996.
  • Certificação  ITILv3 Expert
  • Certificação ITILv2 Service Manager
Experiência profissional
  • Quatorze anos como executivo em empresas brasileiras e no exterior.
  • Doze anos de experiência na gestão de ambientes críticos e de alta disponibilidade.
  • Nove anos atuando como gestor de implantações e operação de projetos ITIL.
  • Dez anos de experiência em cursos de graduação e pós graduação.
Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Processamento de Dados pela UNA, 2001.
  • Especialização em Engenharia de Software pela PUC-MG, 2003.
  • Especialização em Gestão Estratégica da Informação UFMG, 2004.
  • MBA em Controladoria e Auditoria pela UNA, 2012.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela PUC-MG, 2009.
  • Doutorando em Ciência da Computação pela PUC-MG, previsão 2020.
Experiência Profissional
  • Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior em grandes empresas de engenharia
  • Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL
  • Gerente de Projetos de TI, tendo sido responsável por implantação de sistemas ERP e integração de infraestrutura de TI entre os escritórios no Brasil com a matriz no exterior
  • Experiência com negociação e gestão de conflitos, definição e execução do plano de governança de TI e elaboração do planejamento estratégico, direcionado pela visão estratégica de negócio.
  • Sólida experiência com organização/reorganização de equipes Planejamento Estratégico e de TI
  • Gestão de Projetos Corporativos Portfolio (PMO)
  • Análise de Processos de Negócios (BPMn)
  • Forte liderança com equipe global, multifuncionais e multiculturais
  • Direcionado no relacionamento, negociação e habilidades das pessoas de desenvolvimento
  • Desenvolvimento de RFI / RFP / RFQ, análise de propostas de fornecedores e condução de negociações
Além de toda a excelência no método de ensino e tecnologia, ressalto o grande diferencial da IGTI em relação as outras instituições de ensino, que é o seu corpo docente, o qual é composto por professores atuantes no mercado de trabalho, propiciando assim para os discentes uma grande aderência entre a visão acadêmica e profissional.
Vinícius Bortolussi Roman
Vinícius Bortolussi Roman
https://www.linkedin.com/in/vin%C3%ADcius-roman-b9a93548/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Engenharia de Produção pela UFMG, 2014.
  • MBA em Engenharia e Inovação pela Estácio|Uniseb, 2015.
  • Mestrado em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual pela UFMG, 2017.
  • Certificação Green Belt – Six Sigma
Experiência Profissional
  • Co-fundador da Techmall, aceleradora que apoiou o desenvolvimento de mais de 400 startups nos últimos anos;
  • Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall;
  • Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação;
  • Tem apoiado grandes programas de startups, tais como: Inovativa, Startup Brasil, SEED MG, FiemgLab, Mining Lab, Fibria Insight, entre outros.
O IGTI é referência na formação de profissionais em carreiras de TI. A instituição, que atua no mercado educacional há mais de 12 anos,demostra seu caráter inovador ao disponibilizar disciplinas essenciais para formação de profissionais do futuro e ao estimular o surgimento de empreendedores.
Ana Márcia A. Martins de Paiva
Ana Márcia A. Martins de Paiva
https://www.linkedin.com/in/ana-marcia- paiva-184a1686/
Professora
Formação Acadêmica
  • Mestre em Gestão Social, educação e desenvolvimento local pelo Centro Universitário UNA, 2010
  • Especialista em Design Thinking pelo Instituto Educadigital, 2015
  • Especialista em Design Instrucional pelo Centro Universitário SENAC/SP, 2016
  • Pós-graduação em Gestão da Tecnologia da Informação, 1997
  • Prêmio de Educação Empreendedora
Experiência Profissional
  • Consultora em Design Thinking
  • Consultora em Tecnologia Educacional
  • Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino
  • Atuação por vários anos em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.
  • Ocupa atualmente o cargo de coordenadora didática e professora de programação para crianças e jovens.
O IGTI atua há 12 anos na formação de profissionais de TI, buscando um currículo cada vez mais atual. Nesse sentido, trouxe a abordagem Design Thinking aliada ao seu programa para a geração de projetos cada vez mais criativos e inovadores.
Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestre em Ciência da Computação, UFMG. 2013;
  • Bacharel em Ciência da Computação, UFMG. 2010.
Experiência Profissional:
  • Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, nos papéis de Analista de Processos e Scrum Product Owner;
  • Cofundador e desenvolvedor frontend da startup Projeto Brasil;
  • Um ano de experiência como consultor em automação de processos de negócios;
  • Certificação ScrumMaster (2010) e Scrum Product Owner (2015), pela Scrum Alliance.
 
Os cursos do IGTI têm uma estrutura diferenciada. O aluno tem a experiência de uma sala de aula, com a conveniência de um curso à distancia.
Kerley dos Santos Gontijo
Kerley dos Santos Gontijo
https://www.linkedin.com/in/kerleygontijo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestrando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, FUMEC, 2015
  • MBA em Gestão de Projetos, FGV, 2015
  • Pós-Graduado em Marketing e Comunicação, UNI-BH, 2002
  • Bacharel em Administração de Sistemas de Informação, Centro Universitário UMA, 2001
Experiência Profissional:
  • Dezessete anos de experiência em TI;
  • Atua em multinacionais, trabalhando efetivamente  Gestão de Projetos, Portfólios e Centros de Desenvolvimento.
  • Treze anos de experiência como professor  de ensino superior dos cursos de  Administração, Sistemas de Informação e Contabilidade.
IGTI inovou na forma de ensinar, mesclando de forma única as aulas a distância com a interação entre professores e alunos. Além disto, possui um corpo docente diferenciado, com profissionais qualificados, que buscam levar aos seus alunos aquilo que está acontecendo no mercado de trabalho.
Rafael Kellis Vieira Lage
Rafael Kellis Vieira Lage
https://www.linkedin.com/in/rafael-kelles-lage-0970821/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, 1990.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, 2000.
  • Especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV, 2007
Experiência Profissional
  • Atua há um ano como professor em programa de pós-graduação em Gestão de Infraestrutura de TI.
  • Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.
O IGTI inova em oferecer aos profissionais de Tecnologia da Informação um centro de especialização com professores altamente capacitados (do ponto de vista acadêmico e profissional) e com uma metodologia de ensino interativo que abraça os profissionais de todo o Brasil.
Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
http://www.linkedin.com/pub/isabella-fonseca/5/a69/894
Professora
Formação acadêmica
  • Especialização em Redes de Telecomunicações, UFMG, 2001.
  • Graduação em Ciência da Computação, PUC-MG, 1997.
Experiência profissional
  • Treze anos de experiência como gerente de produto e de projetos realizando atividades de planejamento, coordenação, customização e implantação dos produtos, além de atividades na área de Qualidade como definição/revisão do processo de desenvolvimento de software, aconselhamento técnico, levantamento de necessidades e pesquisa de novas tecnologias.
  • Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW.
  • Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP
O IGTI segue um novo paradigma através da oferta de cursos de pós-graduação realmente interativos com a comodidade de aulas a distância combinadas com aulas semanais por videoconferência mantendo a regularidade de encontros tão importante no processo de aprendizagem. Tenho orgulho de participar deste time e poder contribuir neste sentido.
Enivaldo Soares Bigão
Enivaldo Soares Bigão
http://br.linkedin.com/in/enivaldobigao/
Professor
Formação acadêmica
  • Especialização em Gestão Estratégica de Processos de Negócio, IEC PUCMINAS, 2008.
  • Graduação em Sistemas de Informação pela PUCMINAS, 2006.
Experiência profissional
  • Quatro anos de experiência como gerente de TI em empresa nacional do ramo comercial.
  • Dez anos de experiência como analista de TI em empresas nacionais dos setores de transporte e indústria.
  • Três anos de experiência como analista de processos em empresa nacional do setor industrial.
  • Três anos de experiência como analista de negócios de TI em empresa de tecnologia da informação.
Neste contexto de um mundo em constante evolução, o modelo de ensino apresentado pelo IGTI se apresenta como desafiador. É uma abordagem diferenciada em que barreiras físicas e culturais são derrubadas e cujo aprendizado e troca de experiências entre alunos e professores são valorizados.