Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais

Os sistemas de Informação. Relação dos sistemas de informação e banco de dados. Sistemas transacionais. Informações online. Introdução ao banco de dados relacional. Vantagens e desvantagens dos bancos de dados relacionais. Fundamentos de banco de dados relacional. Estrutura banco de dados relacional. Performance de banco de dados relacional. Apresentação de um modelo de dados relacional. Introdução à modelagem de dados dimensional. Modelo relacional x Modelo dimensional. OLTP x OLAP. A linguagem SQL e seus comandos básicos.

Administração de SGBD

SGBD: fundamentos, funcionalidades, funcionamento básico. Ambiente e arquitetura dos SGBD. Os principais SGBD do mercado, suas vantagens e desvantagens. As principais ferramentas de administração dos SGBDs. O papel de um administrador de banco de dados (DBA). Ética profissional do DBA.

Aplicações com Linguagem SQL

Histórico e principais fundamentos da linguagem SQL. A estrutura e sintaxe dos operadores, ordenações, funções agregadas, junções, uniões e subconsultas. As principais cláusulas da linguagem SQL. A linguagem de manipulação de dados (DML). As aplicações práticas da linguagem SQL.

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Aplicabilidade, configuração, autonomia e sincronização dos BDD. Classificação e arquitetura dos BDD. A transparência dos dados no modelo distribuído. Modelos distribuídos: replicação e fragmentação. Tratamento da concorrência. Recuperação e disponibilidade dos BDD. O BDD em sua aplicação prática.

Gestão de Infraestrutura e Armazenamento de Dados

O projeto de hardware e software de banco de dados. Arquitetura e desenho de cenários com servidores de banco de dados. A influência dos sistemas operacionais na infraestrutura de banco de dados. Instação e configuração do SGBD. Homologação do ambiente. Definição de storages. Opções de armazenamento de banco de dados. SGBDs e a cloud computing. Estratégias de backup e recovery de banco de dados. Prevenção de desastres em banco de dados. Aplicações em SGBD.

Modelagem de Banco de Dados

A importância de uma modelagem de uma base de dados. Tipos de modelagens. Modelo conceitual de dados – MER (modelo de entidades e relacionamentos). Modelagem lógica – DER (diagrama de entidades e relacionamentos. Técnicas de normalização e desnormalização. Modelos físicos e a linguagem DDL (linguagem de descrição de dados). Ferramentas para modelagem de banco de dados.

Performance e Otimização dos SGBD

As técnicas de normalizações como forma de otimizar os bancos de dados. Utilização racional do índices. Os mecanismos internos dos SGBS com foco na performance. Otimização (tunning) de acessos e de consultas. A criação de particionamentos. Fatores que podem influenciar a performance dos banco de dados. Utilização de práticas para fundamentar os conceitos.

Programação de Banco de Dados

Programação de transações e a propriedade ACID. Criação de soluções de procedimentos armazenados, gatilhos, visões e funções. Técnicas de controle de concorrência e bloqueios. Elaboração de situações reais de programação de banco de dados. Uso eficiente de cursores. Aplicações práticas de programação de banco de dados.

Segurança, Privacidade e Monitoramento de SGBD

Fundamentos sobre segurança dos banco de dados. Falhas prováveis que podem ser encontradas nos SGBS. Análise das técnicas de ataques aos SGBDs. Desenvolvimento de uma política de segurança. Montagem de regras e aplicação de auditoria. Controle de acesso e privacidade. Perfis, papéis, proteção dos usuários e regras de autorização. Monitoramentos a partir de estatísticas. Monitoramento proativo. Aplicações em SGBD.

Serviços de Armazenamento e Backup

Tipos de soluções de armazenamento: SAN, NAS e DAS. Tipos de disco: SATA, SAS, SSD e suas aplicações. Principais players do mercado e funcionalidades dos seus produtos. Soluções de armazenamento dos provedores de serviços em nuvem. Tecnologias de replicação de dados. De duplicação. Soluções de backup. Projetos e estudos de caso. Serviços de Armazenamento e entrega de conteúdo da AWS.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do arquiteto de dados e do administrador de banco de dados (DBA), abordando conceitos e práticas sobre modelagem, projeto e otimização de bancos de dados, com foco no desenvolvimento estratégico.

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

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Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

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Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais

Administração de SGBD

Aplicações com Linguagem SQL

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Gestão de Infraestrutura e Armazenamento de Dados

Modelagem de Banco de Dados

Performance e Otimização dos SGBD

Programação de Banco de Dados

Segurança, Privacidade e Monitoramento de SGBD

Serviços de Armazenamento e Backup

22h

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Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

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DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado por Projeto

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jogos e projeto aplicado contextualizado

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Conteúdo e Programação

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Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

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Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

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PROJETO APLICADO (PA)

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Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

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1º Encontro Interativo de Orientação

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Compreensão dos Objetivos do PA

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