MBA em Banco de Dados – IGTI
Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais

Os sistemas de Informação. Relação dos sistemas de informação e banco de dados. Sistemas transacionais. Informações online. Introdução ao banco de dados relacional. Vantagens e desvantagens dos bancos de dados relacionais. Fundamentos de banco de dados relacional. Estrutura banco de dados relacional. Performance de banco de dados relacional. Apresentação de um modelo de dados relacional. Introdução à modelagem de dados dimensional. Modelo relacional x Modelo dimensional. OLTP x OLAP. A linguagem SQL e seus comandos básicos.

Administração de SGBD

SGBD: fundamentos, funcionalidades, funcionamento básico. Ambiente e arquitetura dos SGBD. Os principais SGBD do mercado, suas vantagens e desvantagens. As principais ferramentas de administração dos SGBDs. O papel de um administrador de banco de dados (DBA). Ética profissional do DBA.

Aplicações com Linguagem SQL

Histórico e principais fundamentos da linguagem SQL. A estrutura e sintaxe dos operadores, ordenações, funções agregadas, junções, uniões e subconsultas. As principais cláusulas da linguagem SQL. A linguagem de manipulação de dados (DML). As aplicações práticas da linguagem SQL.

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Aplicabilidade, configuração, autonomia e sincronização dos BDD. Classificação e arquitetura dos BDD. A transparência dos dados no modelo distribuído. Modelos distribuídos: replicação e fragmentação. Tratamento da concorrência. Recuperação e disponibilidade dos BDD. O BDD em sua aplicação prática.

Gestão de Infraestrutura e Armazenamento de Dados

O projeto de hardware e software de banco de dados. Arquitetura e desenho de cenários com servidores de banco de dados. A influência dos sistemas operacionais na infraestrutura de banco de dados. Instação e configuração do SGBD. Homologação do ambiente. Definição de storages. Opções de armazenamento de banco de dados. SGBDs e a cloud computing. Estratégias de backup e recovery de banco de dados. Prevenção de desastres em banco de dados. Aplicações em SGBD.

Modelagem de Banco de Dados

A importância de uma modelagem de uma base de dados. Tipos de modelagens. Modelo conceitual de dados – MER (modelo de entidades e relacionamentos). Modelagem lógica – DER (diagrama de entidades e relacionamentos. Técnicas de normalização e desnormalização. Modelos físicos e a linguagem DDL (linguagem de descrição de dados). Ferramentas para modelagem de banco de dados.

Performance e Otimização dos SGBD

As técnicas de normalizações como forma de otimizar os bancos de dados. Utilização racional do índices. Os mecanismos internos dos SGBS com foco na performance. Otimização (tunning) de acessos e de consultas. A criação de particionamentos. Fatores que podem influenciar a performance dos banco de dados. Utilização de práticas para fundamentar os conceitos.

Programação de Banco de Dados

Programação de transações e a propriedade ACID. Criação de soluções de procedimentos armazenados, gatilhos, visões e funções. Técnicas de controle de concorrência e bloqueios. Elaboração de situações reais de programação de banco de dados. Uso eficiente de cursores. Aplicações práticas de programação de banco de dados.

Segurança, Privacidade e Monitoramento de SGBD

Fundamentos sobre segurança dos banco de dados. Falhas prováveis que podem ser encontradas nos SGBS. Análise das técnicas de ataques aos SGBDs. Desenvolvimento de uma política de segurança. Montagem de regras e aplicação de auditoria. Controle de acesso e privacidade. Perfis, papéis, proteção dos usuários e regras de autorização. Monitoramentos a partir de estatísticas. Monitoramento proativo. Aplicações em SGBD.

Serviços de Armazenamento e Backup

Tipos de soluções de armazenamento: SAN, NAS e DAS. Tipos de disco: SATA, SAS, SSD e suas aplicações. Principais players do mercado e funcionalidades dos seus produtos. Soluções de armazenamento dos provedores de serviços em nuvem. Tecnologias de replicação de dados. De duplicação. Soluções de backup. Projetos e estudos de caso. Serviços de Armazenamento e entrega de conteúdo da AWS.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Converse com um professor

Receba a Ementa

MBA em Banco de Dados

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do arquiteto de dados e do administrador de banco de dados (DBA), abordando conceitos e práticas sobre modelagem, projeto e otimização de bancos de dados, com foco no desenvolvimento estratégico.

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

Início

10 meses

Duração

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com
4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

Solicite sua aula como ouvinte

Domine as melhores práticas de mercado na modelagem de bases de dados, na administração e monitoramento de sistemas gerenciadores de bancos de dados, em cenários de processos e sistemas corporativos.

Especialista em Banco de Dados

FORME-SE UM

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrícula
antecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto.

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

4

Realize a
sua matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você receberá o link do Contrato de Pós-graduação
para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

3

Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

2

Confirme sua videoconferência

Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Fernando Hadad Zaidan

Fernando Hadad Zaidan

Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Marcílio Júnior de Andrade

Marcílio Júnior de Andrade

Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação. Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.

Ezequiel Mendes Duque

Ezequiel Mendes Duque

Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

Faber H. Zacarias Xavier

Faber H. Zacarias Xavier

Mestre em Informática, PUC-MG

Professor universitário há 2 anos. DBA por 7 anos na QualiConsult. CEO há 1 ano e 9 meses da HiveSys.

Armstrong Gomes Brito

Armstrong Gomes Brito

Mestre em Sistemas de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Atuou por 7 anos como DBA (Oracle, Sqlserver e Mysql). Atualmente atua na área da tecnologia da informação, como administrador de redes, sistemas (Unix/Linux/Windows) e infraestrutura de TI, além de desenvolver em paralelo alguns projetos pessoais (elaboração de site).

Diego B. de Lima Santos

Diego B. de Lima Santos

Mestrando em Informática, PUC-MG

Desde 2006 atua no setor de TI em empresas especializadas em desenvolvimento de Software e Consultoria. Ocupa atualmente o cargo de DBA Sr., atuando com administração e arquitetura de banco de dados, modelagem de dados e otimização de ambientes de bancos de dados.

Hugo José C. Couto Dias

Hugo José C. Couto Dias

Especialista em Redes de Computadores, FACS

Atua há 20 anos como professor universitário. Atuou por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite. Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

<group><group><group>line

2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

etiquetas

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais

Administração de SGBD

Aplicações com Linguagem SQL

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Gestão de Infraestrutura e Armazenamento de Dados

Modelagem de Banco de Dados

Performance e Otimização dos SGBD

Programação de Banco de Dados

Segurança, Privacidade e Monitoramento de SGBD

Serviços de Armazenamento e Backup

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

logo igti white hd

Converse com um professor

Receba a Ementa

Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

logo igti white hd

Receba a Ementa

MBA em Banco de Dados

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do arquiteto de dados e do administrador de banco de dados (DBA), abordando conceitos e práticas sobre modelagem, projeto e otimização de bancos de dados, com foco no desenvolvimento estratégico.

Esqueceu sua senha?

Acesso ao Ambiente de Ensino

arrowlogin

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho
de 2018 

Inscrições

7 de Junho
de 2018

Início

10 meses

Duração

Domine as melhores práticas de mercado na modelagem de bases de dados, na administração e monitoramento de sistemas gerenciadores de bancos de dados, em cenários de processos e sistemas corporativos.

Especialista em Banco de Dados

FORME-SE UM

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrículaantecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto

arrow copy

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

arrow
forma 4 copy

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
Doutor em Ciência da Informação, UFMG

Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.

Marcílio Júnior de Andrade
Marcílio Júnior de Andrade
Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação. Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.

Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

Faber H. Zacarias Xavier
Faber H. Zacarias Xavier
Mestre em Informática, PUC-MG

Professor universitário há 2 anos. DBA por 7 anos na QualiConsult. CEO há 1 ano e 9 meses da HiveSys.

Armstrong Gomes Brito
Armstrong Gomes Brito
Mestre em Sistemas de Info. e Gestão do Conhecimento, FUMEC

Atuou por 7 anos como DBA (Oracle, Sqlserver e Mysql). Atualmente atua na área da tecnologia da informação, como administrador de redes, sistemas (Unix/Linux/Windows) e infraestrutura de TI, além de desenvolver em paralelo alguns projetos pessoais (elaboração de site).

Diego B. de Lima Santos
Diego B. de Lima Santos
Mestrando em Informática, PUC-MG

Desde 2006 atua no setor de TI em empresas especializadas em desenvolvimento de Software e Consultoria. Ocupa atualmente o cargo de DBA Sr., atuando com administração e arquitetura de banco de dados, modelagem de dados e otimização de ambientes de bancos de dados.

Hugo José C. Couto Dias
Hugo José C. Couto Dias
Especialista em Redes de Computadores, FACS

Atua há 20 anos como professor universitário. Atuou por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite. Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia.

alan-vasconcelos-alves-306x306-172x172 copy 4

MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

arrow copy

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais

Administração de SGBD

Aplicações com Linguagem SQL

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Gestão de Infraestrutura e Armazenamento de Dados

Modelagem de Banco de Dados

Performance e Otimização dos SGBD

Programação de Banco de Dados

Segurança, Privacidade e Monitoramento de SGBD

Serviços de Armazenamento e Backup

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Fernando Hadad Zaidan
Fernando Hadad Zaidan
http://lattes.cnpq.br/4835234239471713
Professor
Formação acadêmica
  • Doutorado em Ciência da Informação, UFMG, 2014.
  • Mestre em Administração, Fumec, 2008.
  • Graduação em Ciência da Computação, Fumec, 2006.
  • Graduação em Desenvolvimento Web/XML , UNI-BH, 2004.
  • Graduação em Analista de Sistemas e Programador de Computadores, UFMG, 1986.
Experiência profissional
  • Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação.
  • Dez anos como gestor de TI.
  • Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial, assim como docente em cursos de graduação e pós-graduação.
A satisfação em participar do time do IGTI é enorme. Além de uma equipe comprometida, seu modelo de ensino é inovador, capaz de aproximar o docente e o discente, através dos modernos recursos da web.
Marcílio Júnior de Andrade
Marcílio Júnior de Andrade
https://www.linkedin.com/in/marcilioandrade/
Professor
Formação Acadêmica
  • Mestre em Engenharia Elétrica (Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos) pela PUC Minas, 2009.
  • Especialista em Banco de Dados pelo UniBH, 2002.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela PUC Minas, 1998.
Experiência​ ​Profissional
  • Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.
Baseado em uma gestão acadêmica extremamente competente e organizada, o IGTI disponibiliza cursos ministrados por professores com ampla formação e experiência em suas áreas de conhecimento e, dessa forma, oferece um ensino a distância de altíssima qualidade dentro do mercado nacional de educação.
Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
https://www.linkedin.com/in/ezequiel-mendes-b9996b15
Professor
Formação Acadêmica
  • Doutorando em Informática na PUC Minas
  • Mestrado em Informática pela PUC Minas, 2016
  • MBA em Gestão Empresarial pelo UNILESTE, 2011
  • Graduação em Sistemas de Informação pelo UNILESTE, 2009
Experiência Profissional
  • Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento
  • Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.
 
O IGTI é uma instituição que permite ao aluno ter um ensino a distância com a mesma qualidade de um presencial. Todos os recursos disponibilizados para os professores e alunos contam com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, isso permite que todos tenham um excelente ganho de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho.
Faber H. Zacarias Xavier
Faber H. Zacarias Xavier
https://www.linkedin.com/in/faberxavier
Professor
Formação Acadêmica
  • Mestre em Informática pela Puc-Minas
Experiência Profissional
  • Professor universitário há 2 anos,
  • DBA por 7 anos na QualiConsult,
  • CEO há 1 ano e 9 meses da HiveSys
O IGTI te dará a oportunidade de aprender com professores que possuem vasta experiência de mercado, os quais poderão te ajudar a adquirir conhecimentos práticos e teóricos constantemente atualizados.
Armstrong Gomes Brito
Armstrong Gomes Brito
https://www.linkedin.com/in/armstrong-gomes-brito-38042aa
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela FUMEC, 2009.
  • MBA em Gestão de Negócios com ênfase em TI pelo IETEC, 2011.
  • Pós-Graduação em Banco de Dados pelo CEFET-MG, 2013.
  • Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela FUMEC, 2016.
Experiência Profissional
  • Atuou por 7 anos como DBA (Administrador de Banco de Dados)
  • Atua há 3 anos como Analista de Tecnologia da Informação
O IGTI é um centro de excelência para especialização de profissionais de TI. Ele preenche uma lacuna que faltava no mercado onde profissionais, experientes ou recém-formados, podem aprimorar seus conhecimentos. O IGTI reúne diversos professores especialistas em várias disciplinas e isso resulta em um curso final de ótima qualidade.
Diego B. de Lima Santos
Diego B. de Lima Santos
http://www.linkedin.com/in/diegoblsantos
Professor
Formação Acadêmica
  • Mestrando em Informática pela PUC-MG, 2017 – 2020.
  • Especialista em Bancos de Dados pela PUC-MG , 2009.
  • Graduado em Ciência da Computação pela PUC-MG , 2008.
  • Certificações: Oracle Implementation Specialist e DB2 Fundamentals
  Experiência Profissional
  • Desde 2006 vem atuando no setor de T.I em empresas especializadas em desenvolvimento de Software e Consultoria.
  • Ocupa atualmente o cargo de DBA Sr., atuando com administração de banco de dados, modelagem de dados, arquitetura de bancos de dados e otimização de ambientes de bancos de dados.
  • Atua há 7 anos como Consultor em Banco de Dados, especializado em SGBDs como Oracle, SQL Server e MySQL.
  • Experiência em projetos de ETL e Business Intelligence, em soluções de sistemas analíticos que suportam a tomada estratégica de decisões corporativas.
  • Professor universitário desde 2012.
Tenho muito orgulho em participar do time IGTI. O IGTI além de possuir um modelo de ensino inovador, moderno e dinâmico, possui professores experientes, altamente capacitados e em posições de destaque no mercado de T.I, de modo a promover grande sinergia entre teoria e prática de mercado com excelência.
Hugo José C. Couto Dias
Hugo José C. Couto Dias
https://www.linkedin.com/in/hugo-dias-92161016/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela FACS – Faculdades Salvador, 1995.
  • Especialização Redes de Computadores pela FACS – Faculdades Salvador, 1997.
  • Certificação em ORACLE 12C (OCP) em 2015
  • Certificação em ORACLE 10g(OCP) em 2011
  • Certificação em Oracle 8i (OCP) em 2002
  • Certificação em Administração de Sistemas Solaris em 2007
Experiência Profissional
  • Atua há 20 anos como professor universitário
  • Atua por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite
  • Administrador (ATG) na Ricardo Eletro (Grupo Máquina de Vendas)
  • Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia
O IGTI possui um quadro de professores com formação acadêmica e profissional que possibilita ao aluno o aprendizado a distância com excelência, flexibilidade e apuro acadêmico.