Definição e fundamentos do Big Data. Utilização do Big Data. Tecnologia para o Big Data. Capacitação e profissionais.
Introdução a Dashboards, introdução a projetos de BI e Data Warehouse – Conceitos. Categorias dos Dashboards, estrutura e utilizando métricas e indicadores. Estudos de Gráficos e objetos Visuais: Gráficos/Textos/Alertas. Os erros mais comuns na construção de um Dashboard. Os Princípios Visuais da Gestalt. Boas Práticas de Construção de Dashboards. Principais Metas para um Dashboard Visual. Desenvolvendo Dashboards Empresariais.
Aplicações da análise estatística de dados no mundo corporativo. Assegurando a qualidade dos dados. Analisando o comportamento estatístico de indicadores corporativos. Melhorando a qualidade de processos e produtos. Analisando a probabilidade de eventos de interesse
Inteligência Coletiva. Web Semântica. Ontologia. Buscas avançadas: pessoas, negócios, redes sociais. Ferramentas para coleta de dados. Coleta de dados na Web – Web Crawler (redes sociais, blogs e notícias). API’s de redes sociais.
Analytics para Big Data. Amostragem e Pré-processamento. Análise Preditiva. Análise Descritiva. Análise de Redes Sociais. Análise de Sobrevivência.
Modelagem de Dados com o Hadoop. Data Ingestion. Processamento de Dados. Padrões de Processamento com Hadoop. Processamento de Grafos com Hadoop. Processamento em tempo real.
Padrões de design para MapReduce. Tunning. Combine. Aplicação do Spark em problemas modelados por MapReduce.
Relacionamentos. Hierarquias. Comunidades. Flows. Redes Espaciais. GraphDatabases. Grafos Dinâmicos.
Limitações de Bancos de Dados Relacionais. Motivações para bancos NoSQL. Tipos de Bancos NoSQL. ACID x BASE. Key-value databases. Document databases. Column Family Databases. Graph Databases.
Stream Processing Applications. SPL. Composição de fluxo. Manipulação de fluxo. Modularidade. Extensibilidade. Arquitetura de sistemas de stream processing. Padrões de Design.
O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.
O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.
Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.
Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.
Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.
Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.
Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.
Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.
O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.
Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.
Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.
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Doze anos como analista, arquiteto de dados e desenvolvedor de sistemas de informação. Dez anos como gestor de TI. Seis anos de experiência como consultor na área de BI, gestão da informação e do conhecimento e arquitetura empresarial.
Atua há 16 anos como Desenvolvedor de Sistemas. Possui experiência em várias linguagens de programação, tecnologias de bancos de dados e metodologias de desenvolvimento de sistemas. Atua há 7 anos como professor e sua linha de pesquisa envolve Teoria de Grafos e Big Data.
Oito anos, Refactor Projetos e Sistemas, sócio fundador, desenvolvendo sistemas orientados a ambientes educacionais. Cinco anos, Buzzero.com, sócio fundador, CTO, Diretor de CRM – Startup de Marketplace de cursos online.
Consultora em Design Thinking e em Tecnologia Educacional. Educadora há 22 anos com atuação nos diversos níveis de ensino.
Atuação em projetos de Gestão do Conhecimento e Educação Empreendedora.
Atua há dois anos como Cientista de Dados. Atua há dezesseis anos com Análise de Dados em diversas áreas de conhecimento. Atuou por oito anos como Coordenadora de Projetos em Pesquisa de Mercado no mercado de Telefonia Celular.
Atuou durante 12 anos como professor do ensino superior e de pós-graduação. Atua com sistemas de informação há 19 anos, tendo trabalhado com análise e desenvolvimento de sistemas, bem como atividades de gestão de projetos e liderança de equipes, sempre na área de TI.
Co-fundador da Techmall. Ocupa atualmente o cargo de Diretor Comercial da Techmall. Atua há 8 anos como consultor em projetos de empreendedorismo e inovação.
Atua como professor universitário em Graduação e Pós Graduação desde 2008 e possui 14 anos de experiência em Descoberta do Conhecimento em Banco de Dados atuando em empresas de diversas finalidades.
Atua há 13 anos como Consultor Business Inteligence. Tem atuado em projetos em empresas de segmentos diversos. Atua há 2 anos como Professor de Pós-Graduação responsável pela disciplina de Modelagem Dimensional de Banco de Dados.
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2º Encontro Interativo de Orientação
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1º Encontro Interativo de Orientação
Compreensão dos Objetivos do PA
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22h
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Inovação e Design Thinking II
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Disciplinas Optativas
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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto
Conteúdo e Programação
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