MBA em Engenharia de Dados – IGTI
Fundamentos de Engenharia de Dados

Empresas orientadas à dados. Qualidade dos dados. O gerenciamento dos sistemas para armazenamento de dados. Dados estruturados e não-estruturados. Modelos de Dados. Streaming. ETL. Bancos de Dados Relacionais (modelos e tecnologias). Business Inteligence (B.I.). Análise Dimensional e Data Warehouse. Mineração de Dados. Big Data (conceitos, técnicas e ferramentas). Armazenamento em Nuvem (conceitos e serviços). Armazenamento distribuído. Estudos de caso.

Aplicações com Linguagem SQL

Histórico e principais fundamentos da linguagem SQL. A estrutura e sintaxe dos operadores, ordenações, funções agregadas, junções, uniões e subconsultas. As principais cláusulas da linguagem SQL. A linguagem de manipulação de dados (DML). As aplicações práticas da linguagem SQL.

Armazenamento e Processamento Distribuído

Introdução aos sistemas distribuídos: Exemplos, características, objetivos, conceitos de hardware e software, desafios, tolerância a falhas. Gerenciadores de Cluster: Sistemas de Arquivos Distribuídos, Hadoop Distributed File System, Amazon S3, Google Cloud Storage e Microsoft Azure. Ferramentas de Processamento Distribuído: Introdução ao Apache Hadoop e ao modelo MapReduce, Apache Spark, Apache Flink, Apache Sqoop, Apache ORC e Apache Hive.

Desenho de Arquiteturas de Dados Escaláveis

Fundamentos de Data Systems: Confiabilidade e escalabilidade, carga de trabalho, complexidade dos dados, disponibilidade e segurança, comparação entre modelos de dados e linguagens de consulta, escolhendo a melhor tecnologia de armazenamento para diferentes cargas de dados, formatos de dados.Arquitetura Escalável: Dimensionamento da arquitetura, monitorando a infraestrutura, segurança, cálculo de capacidade, disponibilidade e desempenho, escalonamento vertical e horizontal, filas, técnica de Sharding. Projeto de Arquitetura de dados Escalável. Estudos de caso.

Desenvolvimento de Soluções com Hadoop e Spark

Modelagem de Dados com o Hadoop. Data Ingestion. Processamento de Dados. Padrões de Processamento com Hadoop. Processamento de Grafos com Hadoop. Processamento em tempo real.

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Aplicabilidade, configuração, autonomia e sincronização dos BDD. Classificação e arquitetura dos BDD. A transparência dos dados no modelo distribuído. Modelos distribuídos: replicação e fragmentação. Tratamento da concorrência. Recuperação e disponibilidade dos BDD. O BDD em sua aplicação prática.

Performance e Otimização dos SGBD

As técnicas de normalizações como forma de otimizar os bancos de dados. Utilização racional do índices. Os mecanismos internos dos SGBS com foco na performance. Otimização (tunning) de acessos e de consultas. A criação de particionamentos. Fatores que podem influenciar a performance dos banco de dados. Utilização de práticas para fundamentar os conceitos.

Persistência de Dados em Bancos NoSQL

Limitações de Bancos de Dados Relacionais. Motivações para bancos NoSQL. Tipos de Bancos NoSQL. ACID x BASE. Key-value databases. Document databases. Column Family Databases. Graph Databases.

Preparação de Dados

Introdução à preparação de dados (Data Preparation). Manipulando dados desalinhados, inconsistentes e não padronizados. Combinando dados de múltiplas fontes. Modelagem de dados. Camadas de dados (Data Layer). Data Lake and Data Ponds. Normalização de Dados. Transformação e transferência de dados. Ferramentas para preparação de dados. Estudos de caso.

Processamento de Fluxos Contínuos de Dados

Stream Processing Applications. SPL. Composição de fluxo. Manipulação de fluxo. Modularidade. Extensibilidade. Arquitetura de sistemas de stream processing. Padrões de Design.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

Início

10 meses

Duração

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com
4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

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e entender como funciona nossa metodologia?

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Conduza iniciativas envolvendo o planejamento de soluções integradas, usando diversas tecnologias de gerenciamento de dados disponíveis no mercado, por meio de arquiteturas escaláveis e robustas, garantindo a disponibilidade, segurança, qualidade e confiabilidade dos dados.

Engenheiro de Dados

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

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Fernanda Farinelli

Fernanda Farinelli

Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Atua há 17 anos como Gestora de Dados. Experiência em modelagem de processos de negócio associada à gestão de dados. Há 4 anos desenvolve o Projeto de desenvolvimento de uma ontologia para representação de dados obstétricos e neonatais (OntONeo).

João Paulo B. Nascimento

João Paulo B. Nascimento

Doutorando em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há 16 anos como Desenvolvedor de Sistemas. Possui experiência em várias linguagens de programação, tecnologias de bancos de dados e metodologias de desenvolvimento de sistemas. Atua há 7 anos como professor e sua linha de pesquisa envolve Teoria de Grafos e Big Data.

Marcílio Júnior de Andrade

Marcílio Júnior de Andrade

Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação. Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.

Ezequiel Mendes Duque

Ezequiel Mendes Duque

Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

Hugo José C. Couto Dias

Hugo José C. Couto Dias

Especialista em Redes de Computadores, FACS

Atua há 20 anos como professor universitário. Atuou por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite. Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia.

Charles W. de Oliveira Fortes

Charles W. de Oliveira Fortes

Especialista em Engenharia de Software, UFMG

Atua há 4 anos como professor no ensino superior. Atua por 7 anos como arquiteto de software Web/Integração. Atua há 15 anos como desenvolvedor de softwares.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

etiquetas

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos de Engenharia de Dados

Aplicações com Linguagem SQL

Armazenamento e Processamento Distribuído

Desenho de Arquiteturas de Dados Escaláveis

Desenvolvimento de Soluções com Hadoop e Spark

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Performance e Otimização dos SGBD

Persistência de Dados em Bancos NoSQL

Preparação de Dados

Processamento de Fluxos Contínuos de Dados

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

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MBA em Engenharia de Dados

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do Engenheiro de Dados, abordando conceitos e práticas com os objetivos de projetar e implementar soluções que envolvam dados.

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Até 6 de Junho
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de 2018

Início

10 meses

Duração

Conduza iniciativas envolvendo o planejamento de soluções integradas, usando diversas tecnologias de gerenciamento de dados disponíveis no mercado, por meio de arquiteturas escaláveis e robustas, garantindo a disponibilidade, segurança, qualidade e confiabilidade dos dados.

Engenheiro de Dados

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

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Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Fernanda Farinelli
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Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Atua há 17 anos como Gestora de Dados. Experiência em modelagem de processos de negócio associada à gestão de dados. Há 4 anos desenvolve o Projeto de desenvolvimento de uma ontologia para representação de dados obstétricos e neonatais (OntONeo).

João Paulo B. Nascimento
João Paulo B. Nascimento
Doutorando em Modelagem Mat. e Computacional, CEFET-MG

Atua há 16 anos como Desenvolvedor de Sistemas. Possui experiência em várias linguagens de programação, tecnologias de bancos de dados e metodologias de desenvolvimento de sistemas. Atua há 7 anos como professor e sua linha de pesquisa envolve Teoria de Grafos e Big Data.

Marcílio Júnior de Andrade
Marcílio Júnior de Andrade
Mestre em Engenharia Elétrica, PUC-MG

Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação. Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.

Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
Doutorando em Informática, PUC-MG

Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento. Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.

Hugo José C. Couto Dias
Hugo José C. Couto Dias
Especialista em Redes de Computadores, FACS

Atua há 20 anos como professor universitário. Atuou por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite. Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia.

Charles W. de Oliveira Fortes
Charles W. de Oliveira Fortes
Especialista em Engenharia de Software, UFMG

Atua há 4 anos como professor no ensino superior. Atua por 7 anos como arquiteto de software Web/Integração. Atua há 15 anos como desenvolvedor de softwares.

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

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Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos de Engenharia de Dados

Aplicações com Linguagem SQL

Armazenamento e Processamento Distribuído

Desenho de Arquiteturas de Dados Escaláveis

Desenvolvimento de Soluções com Hadoop e Spark

Gerenciamento de Banco de Dados Distribuídos

Performance e Otimização dos SGBD

Persistência de Dados em Bancos NoSQL

Preparação de Dados

Processamento de Fluxos Contínuos de Dados

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Fernanda Farinelli
Fernanda Farinelli
https://www.linkedin.com/in/fernanda-farinelli-7100a119/
Professora
Formação acadêmica
  • Graduada em Ciência da Computação pela PUC Minas, 2001.
  • Mestrado em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, 2008.
  • Especialização em Banco de Dados pelo Uni-BH, 2003.
  • Doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG, parceria com University at Buffalo em Nova York.
  • Certificação em Gerenciamento de Dados (Certified Data Management Professional - CDMP). Ênfase em Gestão de Dados, Administração de Banco de Dados, Data Warehouse.
  • Certificação em Business Intelligence (Certified Business Intelligence Professional - CBIP)
  • Oracle Database Administrator Certified Associate.
Experiência profissional
  • Atua há 14 anos como professora em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Atua por 17 anos como Gestora de Dados desempenhando atividades como: administração de banco de dados Oracle, MS Sql Server, DB2, DMSII, MySQL; administração de dados; modelagem de dados relacional e dimensional; projeto de arquitetura de dados; gestão de dados mestre; refatoração de dados; governança de dados; qualidade de dados; e coordenação de equipe.
  • Experiência em modelagem de processos de negócio associada à gestão de dados.
  • Há 4 anos vêm desenvolvendo o Projeto de desenvolvimento de uma ontologia para representação de dados obstétricos e neonatais (OntONeo) como uma solução à integração de dados entre os diversos sistemas de saúde.
O IGTI inova com o modelo EAD de ensino adotado, buscando sempre a excelência educacional com um alinhamento entre a teoria e a prática. Tenho uma grande satisfação em participar deste time e poder contribuir para a evolução profissional dos discentes.
João Paulo B. Nascimento
João Paulo B. Nascimento
https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-paulo-barbosa-nascimento-431a9b43
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Sistemas de Informação pela PUC Minas, 2007.
  • Mestrado em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, 2011.
  • Doutorando em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET-MG, Previsão de conclusão:2018
Experiência Profissional
  • Professor em cursos de graduação e pós-graduação
  • Atua por 16 anos como Analista de Sistemas
Com infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e professores altamente capacitados e atuantes em suas áreas, o IGTI fornece ao aluno todas as ferramentas necessárias para o seu crescimento profissional e destaque no mercado de trabalho, sempre incentivando a pesquisa, inovação e extensão.
Marcílio Júnior de Andrade
Marcílio Júnior de Andrade
https://www.linkedin.com/in/marcilioandrade/
Professor
Formação Acadêmica
  • Mestre em Engenharia Elétrica (Inteligência Computacional e Sistemas Distribuídos) pela PUC Minas, 2009.
  • Especialista em Banco de Dados pelo UniBH, 2002.
  • Bacharel em Ciência da Computação pela PUC Minas, 1998.
Experiência​ ​Profissional
  • Atua há mais de 15 anos como professor de Banco de Dados, Business Intelligence e áreas afins em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Atua há quase 20 anos como Administrador de Banco de Dados, além de atuar também como Arquiteto de Banco de Dados e Líder Técnico de Equipes.
Baseado em uma gestão acadêmica extremamente competente e organizada, o IGTI disponibiliza cursos ministrados por professores com ampla formação e experiência em suas áreas de conhecimento e, dessa forma, oferece um ensino a distância de altíssima qualidade dentro do mercado nacional de educação.
Ezequiel Mendes Duque
Ezequiel Mendes Duque
https://www.linkedin.com/in/ezequiel-mendes-b9996b15
Professor
Formação Acadêmica
  • Doutorando em Informática na PUC Minas
  • Mestrado em Informática pela PUC Minas, 2016
  • MBA em Gestão Empresarial pelo UNILESTE, 2011
  • Graduação em Sistemas de Informação pelo UNILESTE, 2009
Experiência Profissional
  • Professor responsável pela área de redes no estado de Minas Gerais nas Olimpíadas do Conhecimento
  • Responsável pela TI do COR – Centro de Oncologia e Radioisótopos.
 
O IGTI é uma instituição que permite ao aluno ter um ensino a distância com a mesma qualidade de um presencial. Todos os recursos disponibilizados para os professores e alunos contam com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, isso permite que todos tenham um excelente ganho de aprendizado e preparação para o mercado de trabalho.
Hugo José C. Couto Dias
Hugo José C. Couto Dias
https://www.linkedin.com/in/hugo-dias-92161016/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Ciência da Computação pela FACS – Faculdades Salvador, 1995.
  • Especialização Redes de Computadores pela FACS – Faculdades Salvador, 1997.
  • Certificação em ORACLE 12C (OCP) em 2015
  • Certificação em ORACLE 10g(OCP) em 2011
  • Certificação em Oracle 8i (OCP) em 2002
  • Certificação em Administração de Sistemas Solaris em 2007
Experiência Profissional
  • Atua há 20 anos como professor universitário
  • Atua por 7 anos como Administrador de Banco de Dados (DBA) e Oracle E-business Suite
  • Administrador (ATG) na Ricardo Eletro (Grupo Máquina de Vendas)
  • Atuou mais de 10 anos como DBA e Administrador de sistemas no Tribunal de Justiça da Bahia
O IGTI possui um quadro de professores com formação acadêmica e profissional que possibilita ao aluno o aprendizado a distância com excelência, flexibilidade e apuro acadêmico.
Charles W. de Oliveira Fortes
Charles W. de Oliveira Fortes
https://www.linkedin.com/in/charlesfortes/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Sistemas de Informação pela Infórium, 2010.
  • Especialização em engenharia de software pela UFMG, 2012
Experiência Profissional
  • Atua há 4 anos como professor no ensino superior 
  • Atua por 7 anos como arquiteto de software Web / Integração
  • Atua há 15 anos como desenvolvedor de softwares
A proposta de ensino do IGTI proporciona uma experiência de aprendizado de alta qualidade, todas as etapas do processo de produção das disciplinas são realizadas com extremo profissionalismo e atenção à qualidade de ensino, fomentando um ambiente de evolução e renovação contínua dos materiais e conteúdos ministrados.