MBA em Gerenciamento de Projetos de TI – IGTI
Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de projetos. Programas. Portfólios. Escritório de projetos e Project Management Office (PMO). Sucesso de projetos e estruturas organizacionais. Ciclo de vida e áreas de conhecimento de projetos. Processos de gerenciamento de projetos. Project Model Canvas.

Estimativa de Projeto de Software

Conceitos de Estimativa. Qualificando e quantificando as estimativas. Aspectos que ajudam a estimar. Fonte das incertezas das estimativas. Fluxo do processo de estimativa. Fundamentos das técnicas para estimar. Calibragem e dados históricos. Opinião especializada e estimativa bottom-up. Estimativa análoga. Análise de pontos de função. Estimativas ágeis.

Gerenciamento Ágil de Projetos

Fundamentos do Scrum. Princípios ágeis e Scrum – Papéis e artefatos. Scrum Timeline. Gerenciamento e estimativas ágeis. Priorização de Backlog. Scrum, XP e Kanban. Scrum e modelos de qualidade. Scrum – Problemas, o que fazer? Futuro e certificações.

Gerenciamento da Integração em TI

Conceito de Integração. Integração em Software. Panorama geral da atuação do Gerente de Projeto. Conceito de maturidade de processos. Ciclo de vida de um Projeto de Software. O Plano Integrado do Projeto. Plano de Gerenciamento do Projeto – PGP. Alocação de recursos. Controle de qualidade das entregas. Treinamento e capacitação. Contratação. Comunicação integrada. Controle financeiro. Indicadores de desempenho. Monitoramento e controle do projeto. Gerenciamento de mudanças.

Gerenciamento de Escopo e Qualidade em TI

Fundamentos de qualidade e escopo. Planejamento do escopo. Planejamento da qualidade. Verificação e controle do escopo. Garantia e controle da qualidade.

Gerenciamento de Pessoas e Comunicações

O gerenciamento das comunicações. Os processos do gerenciamento da comunicação em projetos. O gerenciamento de pessoas. A evolução na gestão de pessoas. O desenvolvimento do plano de gerenciamento de RH. Mobilização da equipe do projeto. O desenvolvimento da equipe do projeto. O gerenciamento da equipe do projeto.

Gerenciamento de Riscos e Contratos em TI

Fundamentos do Gerenciamento de Riscos e Aquisições. Planejar o Gerenciamento de Riscos. Identificar os Riscos. Análise Qualitativa e Quantitativa de Riscos. Planejar a resposta aos riscos. Monitorar e controlar os riscos. Planejar o gerenciamento das aquisições em projetos de TI. Conduzir e encerrar aquisições.

Gerenciamento de Tempo e Custo em TI

Definição e sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos e duração. Desenvolvimento do Cronograma. Estimativa de Custos. Orçamentação. Controle de custos.

Projetos de Gestão de Processos de Negócio

Técnicas de BPM - Modelagem de processos. Técnicas de BPM - Análise e desenho de processos. Técnicas de BPM - Gerenciamento de desempenho e transformação de processos. Tecnologias de BPM. Governança em BPM. Gestão de Projetos de BPM - Projetos de melhoria de processos. Gestão de Projetos de BPM - Projetos de implantação de BPM em uma organização.

Projetos de Sistemas de Informação Web

Introdução e abordagens arquiteturais para sistemas de informação Web. Introdução a sistemas de informação. Requisitos arquiteturais para sistemas Web. Estudo de caso de projeto de sistema de informação Web. O ciclo de vida típico (etapas) de projetos de sistemas de informação Web.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

Início

10 meses

Duração

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com
4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

Solicite sua aula como ouvinte

Domine as disciplinas da gestão de projetos e utilize as principais metodologias ágeis para o planejamento e condução de projetos e equipes de Tecnologia da Informação. Saiba como aplicar as mais utilizadas práticas da gestão em diferentes tipos de projetos de tecnologia.

Gerente de projetos de TI

FORME-SE UM

Estude na melhor escola de Pós-graduação em TI do país.

Opte por planos de pagamento conforme a sua necessidade.

Invista em sua carreira profissional e certifique os seus conhecimentos.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrícula
antecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto.

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

4

Realize a
sua matrícula

Após ser informado de sua aprovação, você receberá o link do Contrato de Pós-graduação
para anexo da documentação necessária e assinatura eletrônica.

3

Participe da videoconferência

Após o encaminhamento do currículo profissional, participe da videoconferência com o professor, de caráter informativo e avaliativo.

2

Confirme sua videoconferência

Um consultor entrará em contato, no prazo máximo de um dia útil, para esclarecer dúvidas, solicitar o seu currículo e agendar a videoconferência.

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Jaime Andrade Pinto

Jaime Andrade Pinto

Doutorando em Ciência da Informação, UFMG

Analista de Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados. Experiência de mais de 30 anos em empresas de diversos portes e áreas. Atuou como empresário do setor de varejo, consultoria e indústria de confecções por mais de 20 anos.

Fabiana Bigão Silva

Fabiana Bigão Silva

Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Pós-Graduação. Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006. Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Sete anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.

Eder Junior Alves

Eder Junior Alves

Doutorando em Administração, UFMG

Dezoito anos de experiência nacional e internacional em projetos de Tecnologia da Informação. Professor de Gestão de Riscos e Contratos, Gestão de Projetos, PCP, SIG, Pesquisa Operacional e Empreendedorismo. Gerente de Projetos e Consultor.

Julio Cesar Vale Neves

Julio Cesar Vale Neves

Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Rafael Velasquez S. da Silva

Rafael Velasquez S. da Silva

Mestrando em Administração, FUMEC

Atua há mais de 10 anos com gerenciamento de projetos de alta complexidade e gestão de equipes médias e grandes de diversos setores, principalmente TI. Forte atuação em segurança da informação e computação Forense. Docente de Graduação e Pós-Graduação.

Leandro Alves de Siqueira

Leandro Alves de Siqueira

Mestre em Gestão de Pessoas, UADE

Vinte e dois anos de experiência em consultoria e treinamento, processos organizacionais e gerenciamento de projetos. Quinze anos de experiência na condução acadêmica do ensino superior. Diretor de Programas do PMI-MG.

Isabella de Araújo Fonseca

Isabella de Araújo Fonseca

Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Augusto Campos Farnese

Augusto Campos Farnese

Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Diovani Luiz Merlo

Diovani Luiz Merlo

Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

<group><group><group>line

2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

etiquetas

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Estimativa de Projeto de Software

Gerenciamento Ágil de Projetos

Gerenciamento da Integração em TI

Gerenciamento de Escopo e Qualidade em TI

Gerenciamento de Pessoas e Comunicações

Gerenciamento de Riscos e Contratos em TI

Gerenciamento de Tempo e Custo em TI

Projetos de Gestão de Processos de Negócio

Projetos de Sistemas de Informação Web

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

logo igti white hd

Converse com um professor

Receba a Ementa

Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

logo igti white hd

Receba a Ementa

MBA em Gerenciamento de Projetos de TI

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do gerente de projetos de TI, abordando conceitos e práticas ágeis em gerenciamento de projetos, em uma abordagem orientada a resolução de problemas.

Esqueceu sua senha?

Acesso ao Ambiente de Ensino

arrowlogin

Consulte >

Investimento

Até 6 de Junho
de 2018 

Inscrições

7 de Junho
de 2018

Início

10 meses

Duração

Domine as disciplinas da gestão de projetos e utilize as principais metodologias ágeis para o planejamento e condução de projetos e equipes de Tecnologia da Informação. Saiba como aplicar as mais utilizadas práticas da gestão em diferentes tipos de projetos de tecnologia.

Gerente de projetos de TI

FORME-SE UM

Realize gratuitamente uma
videoconferência com um professor 

Em dúvida sobre o curso mais adequado ao seu perfil ou gostaria de conhecer melhor o nosso modelo de ensino?

Quer experimentar nosso ambiente de ensino
e entender como funciona nossa metodologia?

Acompanhe gratuitamente uma aula interativa da pós-graduação

A distribuição dos alunos nas aulas interativas permite uma maior troca de conhecimentos.

Média de 50 alunos
por aula interativa

Dúvidas de alunos são respondidas pelo próprio professor das aulas interativas e videoaulas.

100% dos tutores
como professores

Este é o percentual de alunos que avaliam as suas disciplinas com 4 ou 5 estrelas.

85% dos alunos
muito satisfeitos

Mais sobre o Modelo de Ensino  >

Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

Consulte planos de pagamento

Faça sua matrículaantecipadamente e ganhe
até R$ 1.000,00 em desconto

arrow copy

1

Solicite sua videoconferência

Agendar encontro

Solicite um encontro com um professor, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas, orientações sobre o curso
e análise de perfil.

Quer participar do processo seletivo? É muito simples. Siga os passos abaixo.

Processo Seletivo

arrow
forma 4 copy

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Jaime Andrade Pinto
Jaime Andrade Pinto
Doutorando em Ciência da Informação, UFMG

Analista de Desenvolvimento de Sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados. Experiência de mais de 30 anos em empresas de diversos portes e áreas. Atuou como empresário do setor de varejo, consultoria e indústria de confecções por mais de 20 anos.

Fabiana Bigão Silva
Fabiana Bigão Silva
Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG

Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Pós-Graduação. Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006. Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Sete anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.

Eder Junior Alves
Eder Junior Alves
Doutorando em Administração, UFMG

Dezoito anos de experiência nacional e internacional em projetos de Tecnologia da Informação. Professor de Gestão de Riscos e Contratos, Gestão de Projetos, PCP, SIG, Pesquisa Operacional e Empreendedorismo. Gerente de Projetos e Consultor.

Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Doutorando em Ciência da Computação, PUC-MG

Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior. Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL. Gerente de Projetos de TI. Experiência com negociação e gestão de conflitos.

Rafael Velasquez S. da Silva
Rafael Velasquez S. da Silva
Mestrando em Administração, FUMEC

Atua há mais de 10 anos com gerenciamento de projetos de alta complexidade e gestão de equipes médias e grandes de diversos setores, principalmente TI. Forte atuação em segurança da informação e computação Forense. Docente de Graduação e Pós-Graduação.

Leandro Alves de Siqueira
Leandro Alves de Siqueira
Mestre em Gestão de Pessoas, UADE

Vinte e dois anos de experiência em consultoria e treinamento, processos organizacionais e gerenciamento de projetos. Quinze anos de experiência na condução acadêmica do ensino superior. Diretor de Programas do PMI-MG.

Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
Especialista em Redes de Telecomunicações, UFMG

Treze anos como gerente de produto e de projetos. Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW. Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP.

Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, como Analista de Processos e Scrum Product Owner. Cofundador e desenvolvedor front-end da startup Projeto Brasil. Experiência como consultor em automação de processos de negócios.

Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

alan-vasconcelos-alves-306x306-172x172 copy 4

MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

arrow copy

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

etiquetas2

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Fundamentos em Gerenciamento de Projetos

Estimativa de Projeto de Software

Gerenciamento Ágil de Projetos

Gerenciamento da Integração em TI

Gerenciamento de Escopo e Qualidade em TI

Gerenciamento de Pessoas e Comunicações

Gerenciamento de Riscos e Contratos em TI

Gerenciamento de Tempo e Custo em TI

Projetos de Gestão de Processos de Negócio

Projetos de Sistemas de Informação Web

Desenvolvimento do Protótipo

legenda2

Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

etiquetas

1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Jaime Andrade Pinto
Jaime Andrade Pinto
http://br.linkedin.com/pub/jaime-andrade-pinto/8/4b3/497/
Professor
Formação acadêmica
  • Doutorando em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação da UFMG, desde 2016.
  • Mestrado em Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas da UFMG, 1992.
  • Especialização em MBA em Gestão Empresarial, FGV - Fundação Getúlio Vargas, 2000.
  • Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior, PUC-MG/PREPES, 2010.
  • Graduação em Administração de Empresas, Faculdade Ciências Econômicas/ UFMG, 1984.
Experiência profissional
  • Analista de Desenvolvimento de Sistemas do SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados.
  • Experiência há mais de dez anos como consultor de empresas, em assuntos de TI, qualidade, processos e governança, com experiência em governos, empresas de saúde, varejo e engenharia.
  • Experiência há mais de vinte anos em Docência e pesquisador no ensino superior e pós-graduação, nas áreas de Tecnologia de Informação e Administração de Empresas. Atualmente em fase de preparação de projeto de pesquisa para o Doutorado em Ciência da Informação.
  • Possui carreira gerencial e técnica diversificada, sempre em áreas de tecnologia de informática, telecomunicações e serviços, com atendimento ao cliente interno e externo. Experiência de mais de 30 anos em empresas de diversos portes e áreas de atuação.
  • Exerceu responsabilidade gerencial de Equipes de Informática e de Vendas de Telecomunicações, com reporte direto à Alta Gerência e Direção, formando grandes equipes interdisciplinares fortemente orientadas para resultados e com grande ênfase no desenvolvimento do potencial humano.
  • Teve atuação técnica e comercial em indústrias e em empresas de serviços exercendo funções de: comercialização e relacionamento com clientes, parceiros e fornecedores (como consultor e gerente); pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções avançadas em redes e internet (como analista de sistemas); suporte e manutenção de sistemas, utilizando softwares e sistemas operacionais diversos (como analista de suporte e telecomunicações);
  • Atuou como empresário do setor de varejo, consultoria e indústria de confecções por mais de 20 anos.
O IGTI apresenta uma proposta de ensino inovadora, moderna e muito valiosa para seus alunos. Com os mais modernos recursos tecnológicos oferece uma experiência de aprendizado muito eficaz e de excelente qualidade. Tenho uma grande satisfação e orgulho em participar desta equipe.
Fabiana Bigão Silva
Fabiana Bigão Silva
https://www.linkedin.com/in/fabiana-big%C3%A3o-silva-msc-pmp-6bb7133
Professora
Formação acadêmica
  • Doutoranda em Ciência da Informação, UFMG
  • Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, 1999.
  • Graduado em Ciência da Computação pela UFMG, 1996.
Experiência profissional
  • Experiência há mais de quatro anos como Consultora e Docente de Graduação, Pós-Graduação nas áreas de Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Comunicações, Riscos, Trade Marketing, Recursos Minerais e Marketing Digital.
  • Sócia-proprietária da empresa D&B Consultoria desde 2006, atuando como instrutora de treinamentos in company, gerente de projetos e consultora para implantação de metodologias de gerenciamento de projetos, processos e maturidade em empresas, implementando processos de Gerenciamento de Projetos, Gerência de Requisitos, Gerência da Qualidade, Medições e Gerência de Portfólio de Projetos.
  • Palestrante em Congressos do PMI e empresas. Também publica e apresenta artigos em congressos nacionais e internacionais.
  • Setes anos de experiência em Coordenação de Curso e Acadêmica em instituições privadas nacionais.
  • Foi responsável por projetos na Tim (1999-2000) e XEROX (2000-2003).
Acompanho o IGTI desde quando iniciou suas atividades online, e posso perceber a seriedade e o esforço com que a gestão trabalha para melhorar sempre, bem como proporcionar uma experiência de aprendizado completa aos alunos. É um excelente lugar para trabalhar!
Eder Junior Alves
Eder Junior Alves
https://www.linkedin.com/in/ederalves
Professor
Formação Acadêmica:
  • Doutorando em Administração no CEPEAD/FACE/UFMG;
  • Mestre em Administração (UFMG).
  • Executive MBA (ESEUNE-Espanha).
  • Bacharel em Ciência da Computação (UFOP).
Experiência Profissional:
  • Dezoito anos de experiência nacional e internacional em projetos de Tecnologia da Informação;
  • Professor de Gestão de Riscos e Contratos, Gestão de Projetos, PCP, SIG, Pesquisa Operacional e Empreendedorismo;
  • Gerente de Projetos e Consultor em organizações como IBM, Freescale Semicondutores, Vodafone, MicroStrategy, TIM, VIVO, StarOne (Embratel), Banco do Brasil, Itaú, C&A, Magnesita e CST (Arcelor Mittal).
Observo o IGTI como um centro educacional focado na formação e especialização de profissionais buscando aperfeiçoamento em Tecnologia da Informação. Esta renomada instituição contribui para o crescimento de competências e desenvolvimento de conhecimentos dos seus alunos em Gestão e Tecnologia da Informação.
Julio Cesar Vale Neves
Julio Cesar Vale Neves
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Processamento de Dados pela UNA, 2001.
  • Especialização em Engenharia de Software pela PUC-MG, 2003.
  • Especialização em Gestão Estratégica da Informação UFMG, 2004.
  • MBA em Controladoria e Auditoria pela UNA, 2012.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela PUC-MG, 2009.
  • Doutorando em Ciência da Computação pela PUC-MG, previsão 2020.
Experiência Profissional
  • Gestor de TI com foco em Infraestrutura, Service Desk e Sistemas, com atuação no Brasil e com reporte no exterior em grandes empresas de engenharia
  • Consultor na implantação de boas práticas de TI baseadas em COBIT e ITIL
  • Gerente de Projetos de TI, tendo sido responsável por implantação de sistemas ERP e integração de infraestrutura de TI entre os escritórios no Brasil com a matriz no exterior
  • Experiência com negociação e gestão de conflitos, definição e execução do plano de governança de TI e elaboração do planejamento estratégico, direcionado pela visão estratégica de negócio.
  • Sólida experiência com organização/reorganização de equipes Planejamento Estratégico e de TI
  • Gestão de Projetos Corporativos Portfolio (PMO)
  • Análise de Processos de Negócios (BPMn)
  • Forte liderança com equipe global, multifuncionais e multiculturais
  • Direcionado no relacionamento, negociação e habilidades das pessoas de desenvolvimento
  • Desenvolvimento de RFI / RFP / RFQ, análise de propostas de fornecedores e condução de negociações
Além de toda a excelência no método de ensino e tecnologia, ressalto o grande diferencial da IGTI em relação as outras instituições de ensino, que é o seu corpo docente, o qual é composto por professores atuantes no mercado de trabalho, propiciando assim para os discentes uma grande aderência entre a visão acadêmica e profissional.
Rafael Velasquez S. da Silva
Rafael Velasquez S. da Silva
http://br.linkedin.com/pub/rafael-velasquez/3/98b/76
Professor
Formação acadêmica
  • Mestrando em Administração, FUMEC
  • MBA Gestão Empresarial, FGV, 2009
  • Pós-Graduado em Gestão de Projetos, IETEC, 2005
  • Graduação em Ciência da Computação, FUMEC, 2004
Experiência profissional
  • Especialista em gestão de Portfólio e Projetos. Atua há mais de 10 anos com gerenciamento de projetos de alta complexidade e gestão de equipes médias e grandes de diversos setores, principalmente TI, tendo gerenciado milhões de reais em seu portfólio. Forte atuação em segurança da informação e computação Forense.
  • Docente de Graduação e Pós-Graduação.
  • Voluntário do PMI há mais de 7 anos tendo ocupado a posição de Executivo Nomeado durante os anos de 2010 a 2012, com participação nos cursos preparatórios para certificação PMP e CAPM.
  • Certificado PMP, MCTS (Microsoft), CSM (Scrum) e certificações IBM: BPM e SOA.
  • Participação em processos de melhoria de qualidade e definição de indicadores de desempenho tendo liderado os projetos de obtenção da certificação MPS.Br (nível F e C) e ISO 9001.
No IGTI você tem a oportunidade de aprender no seu ritmo e disponibilidade, além de contar com o excelente nível do corpo docente.
Leandro Alves de Siqueira
Leandro Alves de Siqueira
http://lnkd.in/b-G6gKK
Professor
Formação acadêmica
  • Mestrado em Gestão de Pessoas, UADE, 2015.
  • Especialização em Gerenciamento de Projetos, IETEC, 2007.
  • Graduado em Ciência da Computação, UFMG, 1992.
  • Psicanalista, CPMG, 2009.
Experiência profissional
  • Vinte e dois anos de experiência em consultoria e treinamento, processos organizacionais e gerenciamento de projetos em indústria siderúrgica, mineradoras, bancos e seguradoras, indústria automotiva, fábricas de software e inovação tecnológica, nos setores público e privado.
  • Quinze anos de experiência na condução acadêmica de várias disciplinas relacionadas ao gerenciamento de projetos, à psicanálise empresarial e à ciência da computação em várias universidades e faculdades, incluindo elaboração de conteúdos e ensino da metodologia de Elaboração e Gestão de Projetos. (mais de 6000h de treinamento).
  • Diretor de Programas do PMI-MG.
O modelo de ensino do IGTI possibilita ao professor com ampla experiência profissional transferir seu conhecimento aos alunos de maneira didática e interativa, de uma forma completamente diferente das demais escolas que trabalham com o modelo de educação a distância.
Isabella de Araújo Fonseca
Isabella de Araújo Fonseca
http://www.linkedin.com/pub/isabella-fonseca/5/a69/894
Professora
Formação acadêmica
  • Especialização em Redes de Telecomunicações, UFMG, 2001.
  • Graduação em Ciência da Computação, PUC-MG, 1997.
Experiência profissional
  • Treze anos de experiência como gerente de produto e de projetos realizando atividades de planejamento, coordenação, customização e implantação dos produtos, além de atividades na área de Qualidade como definição/revisão do processo de desenvolvimento de software, aconselhamento técnico, levantamento de necessidades e pesquisa de novas tecnologias.
  • Três anos de experiência como Implementadora/consultora de processos de desenvolvimento de software como MPS.BR SW.
  • Nove anos de experiência de prática de Scrum - Certified Scrum Master (CSM) e PMP-ACP
O IGTI segue um novo paradigma através da oferta de cursos de pós-graduação realmente interativos com a comodidade de aulas a distância combinadas com aulas semanais por videoconferência mantendo a regularidade de encontros tão importante no processo de aprendizagem. Tenho orgulho de participar deste time e poder contribuir neste sentido.
Augusto Campos Farnese
Augusto Campos Farnese
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestre em Ciência da Computação, UFMG. 2013;
  • Bacharel em Ciência da Computação, UFMG. 2010.
Experiência Profissional:
  • Dois anos trabalhando no laboratório de Engenharia de Software da UFMG, nos papéis de Analista de Processos e Scrum Product Owner;
  • Cofundador e desenvolvedor frontend da startup Projeto Brasil;
  • Um ano de experiência como consultor em automação de processos de negócios;
  • Certificação ScrumMaster (2010) e Scrum Product Owner (2015), pela Scrum Alliance.
 
Os cursos do IGTI têm uma estrutura diferenciada. O aluno tem a experiência de uma sala de aula, com a conveniência de um curso à distancia.
Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
https://www.linkedin.com/in/diovanimerlo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Curso Modelagem Processo de Negócio, IETEC, 2009
  • Pós-graduação em  SOA, BPM, ESB, EAI, GED, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007
  • Graduação em Ciência da Computação, Centro Universitário de Belo Horizonte, 2005
Experiência Profissional
  • Atua por 4 anos como Arquiteto de Sistemas na(s) empresa(s) tais como Montreal LTDA realizando atividades de definição e implementação de arquitetura SOA utilizando produtos da suite Oracle Fusion Middleware 10 e 11g. Definição e implementação de arquitetura ECM utilizando produtos Oracle UCM/URM, SharePoint, Kofax Capture, Kofax Transformation Module (KTM). Implementação de projetos BPM e automatização de processos utilizando BPMS Oracle. Treinamentos de BPMN e seleção de profissionais para compor time de desenvolvimento de sistemas.
  • Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas na(s) empresa(s) tais como MMF Empreendimentos realizando atividades de Analise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria.
  • Atuou por 1 ano como Administrador de Redes na(s) empresa(s) tais como Acesso Engenharia realizando atividades de Administração de redes Windows e Linux, suporte a usuários de acesso à internet.
O IGTI é uma das instituições mais qualificadas do mercado, pois sempre pensa os seus cursos/disciplinas com o foco dos profissionais que buscam um crescimento em suas carreiras aliado a um conteúdo acadêmico de qualidade. Seu método de ensino à distância é inovador, porque aproxima ao máximo os alunos aos professores através das melhores soluções de mercado.