MBA em Projeto de Aplicações Móveis – IGTI
Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Surgimento e evolução dos dispositivos móveis. Dispositivos móveis robustos. Contexto mercadológico. Futuro dos dispositivos móveis. Estratégias B2C e B2B. Modelos comerciais de aplicações. Sites mobile X aplicações nativas. Conectividade e comunicação. Estratégias para comunicação e armazenamento de dados. Armazenamento, gerenciamento e segurança.

Arquitetura de Aplicações para Android

Introdução ao Android. Paradigmas tecnológicos. Versionamento. Ciclo de vida de uma aplicação. Model-View-Controller. Prós e contras e quando utilizar cada tipo de armazenamento de dados. Processos em segundo plano e comunicação remota. Vendas: Aplicativos Free/Pro vs compras in-app. Privacidade do usuário e coleta de dados. Aplicativos em 3D. Estratégias de câmera. Performance e UX Review. Android Wear / TV / Auto. Arquitetura de aplicação de mercado (estratégia de backend, cache, comunicação, filas etc.).

Arquitetura de Aplicações para iOS

Sistema operacional Mac OS X. Sistema operacional iOS. Dispositivos iOS. iOS Developer Program. App Store. IDE de desenvolvimento Xcode. Linguagens de Programação: Objective C e Swift. Ciclo de vida de desenvolvimento na plataforma. Persistência de Dados. Comunicação Remota. Processos e Threads. Sensores (Utilização e aplicações). Desenvolvimento de Jogos. Estudo de Arquitetura de Aplicação Real.

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

A importância dos Requisitos. Engenharia de Requisitos. Requisitos Arquiteturais. O processo de Arquitetura de Software. Estilos Arquiteturais. Padrões Arquiteturais. Requisitos de Funcionalidade. Requisitos de Usabilidade. Requisitos de Disponibilidade e Confiabilidade. Requisitos de Segurança. Gestão de Requisitos.

Projeto de Aplicações para Android

Cenário de aplicações para dispositivos móveis Android. Google Play. Ciclo de Vida da Activity. Manifesto do Aplicativo. Resources. Componentes Básicos: Controles de Entrada, Menus, Customizando Componentes. Layout. Intent e Intent Filters. Interagindo com o Usuário: Dialog, Toast e Notifications. Estilos e Temas. Persistência. GPS e Sensores. Câmera.

Projeto de Aplicações para iOS

Cenário de Aplicações para dispositivos móveis iOS. App Store. Apple Developer Program. Padrão MVC – Model View Controller. XCode. Objective com Swift. Como criar o primeiro aplicativo. Navegação entre telas, UINavigationController. TableView. WebView. Sensores e controle de orientação. Integração com JSON. Requisições HTTP e threads. Persistência. Mapas e GPS. Multimídia. Linguagem Swift. Apple TV / Apple Watch.

Projeto de Interfaces para Dispositivos Móveis

Princípios de design de interação. Paradigmas de interação. Telas, resoluções, densidades e unidades de medida. Briefing de projetos mobile. Modelagem de usuários com Personas. Modelagem de tarefas com User Story Mapping. Arquitetura de informação. Prototipagem. Elementos de design.

Projeto de Soluções Móveis Híbridas com IONIC

O que é uma solução híbrida para dispositivos móveis. Introdução ao framework IONIC. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. Estudo de caso.

Projetos de Soluções Móveis Multiplataforma com Xamarin

O que é uma solução multiplataforma para dispositivos móveis. Introdução à plataforma Xamarin. Introdução à linguagem. IDE de desenvolvimento. Principais componentes e recursos disponíveis. Como criar um projeto. Sensores e controle de orientação. Persistência de dados. Comunicação remota. Estudo de caso.

Projeto de Sites para Dispositivos Móveis

Diversidade de dispositivos móveis. Tamanho de tela, múltiplas janelas e navegação. Desenvolvimento Web Mobile na atualidade. HTML 5. CSS 3. JavaScript. Responsividade. Tendências no desenvolvimento de sistemas.

Design Thinking

Disciplinas optativas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis; Fundamentos de Big Data; Fundamentos de Bancos de Dados Relacionais; Fundamentos de Deep Learning; Fundamentos de Desenvolvimento Full Stack; Fundamentos de Engenharia de Dados; Fundamentos de UX; Fundamentos em Aprendizagem de Máquina; Fundamentos em Desenvolvimento Front End; Fundamentos em Gerenciamento de Projetos; Fundamentos em Inteligência de Negócios; Fundamentos em Marketing Digital; Fundamentos em Segurança da Informação; Gestão de Processos de Negócio; Governança em Tecnologia da Informação; Infraestrutura de TI e Computação em Nuvem; Métodos Ágeis em Engenharia de Software; Princípios e Práticas em Arquitetura de Software.

Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

O IGTI - Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Canais de Atendimento ao Aluno. Modelo de Ensino. Estrutura das disciplinas. Normas Acadêmicas. O Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Visão Geral do Ambiente de Ensino a Distância.

Compreensão dos Objetivos do PA

O aluno tomará contato com os objetivos do seu projeto aplicado, conhecimentos que serão estudados nas disciplinas e exercitados no projeto, bem como o fluxo de trabalho que será percorrido para o desenvolvimento do projeto. Neste fluxo, o aluno desenvolverá atividades essencialmente em duas frentes de trabalho: desenvolvimento do escopo do problema e proposição do escopo da solução; desenvolvimento do protótipo que implemente a solução proposta.

Proposta de Escopo do Problema

Após a primeira disciplina sobre Inovação, o aluno será convidado a refletir e propor o escopo do problema de seu projeto aplicado. Utilizando as abordagens aprendidas até aqui sobre Inovação e Design Thinking, o aluno apresentará a sua proposta de escopo de problema através de uma abordagem centrada nas necessidades humanas dos usuários e na definição do problema em termos destas necessidades. Esta proposta será avaliada por professores orientadores a partir de um conjunto de requisitos avaliativos que nortearão feedbacks escritos direcionados à melhoria do PA.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

Primeiro Encontro Interativo de Orientação

Neste ponto faz-se necessário um encontro interativo por videoconferência entre o aluno e o seu orientador de conteúdo. O aluno terá a oportunidade de apresentar o que desenvolveu na primeira parte do seu projeto aplicado e expor os principais obstáculos enfrentados. O orientador, por sua vez, poderá avaliar o trabalho já realizado, esclarecer dúvidas e corrigir direções para o atingimento da meta final do PA.

Proposta de Escopo da Solução

Utilizando as abordagens aprendidas na segunda disciplina sobre Inovação e Design Thinking, o aluno deverá evoluir a sua proposta de escopo do problema para uma proposta de solução. Esta proposta será, em seguida, avaliada por professores orientadores, a partir de um conjunto de requisitos, e feedbacks serão fornecidos por escrito para que o aluno tenha a oportunidade de evoluir o seu modelo de negócio até a sua apresentação final.

Desenvolvimento da Segunda Parte do PA

Neste ponto o aluno desenvolverá a segunda parte de seu projeto aplicado, sempre apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as dimensões técnicas seguintes que precisam ser implementadas no protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas estenderão, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da segunda parte do curso.

Segundo Encontro Interativo de Orientação

Nesta etapa, o aluno terá a oportunidade de apresentar ao seu orientador o que desenvolveu na primeira e segunda parte do seu projeto aplicado. O orientador, por sua vez, avaliará o trabalho já realizado, esclarecerá dúvidas e fornecerá orientações essenciais ao aluno para a correção e evolução do PA.

Desenvolvimento da Terceira Parte do PA

O aluno desenvolverá a terceira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo. Serão detalhadas as últimas dimensões técnicas a serem implementadas no protótipo, estendendo, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno nas aulas interativas de laboratório e práticas de gamificação, em disciplinas específicas da última parte do curso.

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Finalmente o aluno submeterá o projeto aplicado para que o seu orientador o aprove para apresentação final e aprovação por parte de uma banca avaliadora.

Desenvolvimento da Primeira Parte do PA

Nesta etapa o aluno tomará contato e desenvolverá a primeira parte de seu projeto aplicado, apoiado pelo trabalho de tutoria de seu orientador de conteúdo.Os enunciados da primeira parte detalha aquelas primeiras dimensões técnicas que precisam ser implementadas no seu protótipo, fornecendo orientações específicas sobre como implementá-las, a fim de se obter o escopo do PA. As dimensões técnicas que serão desenvolvidas pelo aluno têm o objetivo de estender, em complexidade, pontos centrais já exercitados pelo aluno em aulas interativas de laboratório e gamificação, em disciplinas específicas da primeira parte do curso.

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MBA em Projeto de Aplicações Móveis

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do arquiteto de aplicações móveis. O curso inclui disciplinas nas áreas de desenvolvimento para dispositivos móveis, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos de software, arquitetura e engenharia de software.

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Investimento

Até 6 de Junho de 2018 

Inscrições

7 de Junho de 2018

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Arquiteto de Aplicações Móveis

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

O curso convida o aluno a propor soluções para problemas com alto grau de incerteza, a partir de uma abordagem focada na prototipação de soluções e idéias inovadoras.

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Thiago de Oliveira Maciel

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Doutor em Física, UFMG

Atua há 11 anos como desenvolvedor de aplicações ricas para internet. Trabalha há cinco anos como desenvolvedor de algoritmos em alto desempenho em clusters. Atua há três anos como analista de dados e Big Data.

Everton M. Rodrigues Silva

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Mestre em recuperação de informação, PUC-MG

Atua com gerenciamento de contratos, projetos, serviços e fornecedores de TI, bem como em planejamento de TI e alinhamento estratégico com o negócio, gestão orçamentária e planejamento estratégico. Experiência em gestão e implantação de projetos de infraestrutura e serviços.

Rafael Kellis Vieira Lage

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Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.

Bruno Marçal L. Fonseca

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Especialista em desenvolvimento iOS, Apple Inc.

Mais de 14 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de grande e médio porte. Mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento mobile. Mais de 9 anos de experiência em gestão de Projetos e equipes de software.

Rafael Vieira S. Lobato

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Especialista em Engenharia de Software. PUC-MG

Treze anos de experiência em desenvolvimento de software, sendo oito deles no papel de Arquiteto de Sistemas. Atua na definição de arquitetura e otimização de sistemas, formação de equipes de desenvolvimento e consultoria.

Diovani Luiz Merlo

Diovani Luiz Merlo

Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Alan Vasconcelos Alves

Alan Vasconcelos Alves

Mestre em Ciência da Informação, UFMG

Nove anos de experiência como design gráfico de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

Rodrigo Otávio S. Salles

Rodrigo Otávio S. Salles

Especialista em Gestão de Negócios, FGV

Mais de 30 anos de experiência em TI. Experiência em ambientes complexos de Telecomunicações e Segurança da Informação. Governança de TI com aplicações de melhores práticas do mercado como ITIL e COBIT. Conhecimento do ambiente de Datacenter, IaaS, PaaS, SaaS e Cloud Computing.

Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Desenvolva um projeto aplicado contextualizado, práticas de laboratórios e dinâmica de jogos

Pratique o que você aprendeu

Gamificação

Aulas interativas com mecânica de jogos para simulação de cenários reais

Práticas de Laboratório

Práticas de laboratório virtual com o acompanhamento do professor

Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Optativas

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

Startups

Específicas

Institucional

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2º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo do Problema

Proposta de Escopo da Solução

1º Encontro Interativo de Orientação

Compreensão dos Objetivos do PA

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Arquitetura de Aplicações para Android

Arquitetura de Aplicações para iOS

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Projeto de Aplicações para Android

Projeto de Aplicações para iOS

Projeto de Interfaces para Dispositivos Móveis

Projeto de Soluções Móveis Híbridas com IONIC

Projetos de Soluções Móveis Multiplataforma com Xamarin

Projeto de Sites para Dispositivos Móveis

22h

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Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

Conteúdo e Programação

40h

330h

DISCIPLINAS

PROJETO APLICADO (PA)

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Aprendizado de Máquina
(Machine Learning)

A pós-graduação objetiva colaborar para a formação do analista de soluções em Aprendizado de Máquina, abordando conceitos e práticas, com o objetivo de construir e implementar modelos analíticos usando algoritmos inteligentes que possuem a capacidade de aprendizado.

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MBA em Projeto de Aplicações Móveis

A pós-graduação tem como objetivo colaborar para a formação do arquiteto de aplicações móveis. O curso inclui disciplinas nas áreas de desenvolvimento para dispositivos móveis, gestão de pessoas, gerenciamento de projetos de software, arquitetura e engenharia de software.

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Até 6 de Junho
de 2018 

Inscrições

7 de Junho
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Início

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Projeto Aplicado com foco em Inovação

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Aprendizado por Projeto

Desenvolvimento gradual do TCC orientado pelas disciplinas do curso

Realize práticas de laboratórios, dinâmica de
jogos e projeto aplicado contextualizado

Pratique o que você aprendeu

Thiago de Oliveira Maciel
Thiago de Oliveira Maciel
Doutor em Física, UFMG

Atua há 11 anos como desenvolvedor de aplicações ricas para internet. Trabalha há cinco anos como desenvolvedor de algoritmos em alto desempenho em clusters. Atua há três anos como analista de dados e Big Data.

Everton M. Rodrigues Silva
Everton M. Rodrigues Silva
Mestre em recuperação de informação, PUC-MG

Atua com gerenciamento de contratos, projetos, serviços e fornecedores de TI, bem como em planejamento de TI e alinhamento estratégico com o negócio, gestão orçamentária e planejamento estratégico. Experiência em gestão e implantação de projetos de infraestrutura e serviços.

Rafael Kellis Vieira Lage
Rafael Kellis Vieira Lage
Mestre em Ciência da Computação, UFMG

Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.

Bruno Marçal L. Fonseca
Bruno Marçal L. Fonseca
Especialista em desenvolvimento iOS, Apple Inc.

Mais de 14 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de grande e médio porte. Mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento mobile. Mais de 9 anos de experiência em gestão de Projetos e equipes de software.

Rafael Vieira S. Lobato
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Especialista em Engenharia de Software. PUC-MG

Treze anos de experiência em desenvolvimento de software, sendo oito deles no papel de Arquiteto de Sistemas. Atua na definição de arquitetura e otimização de sistemas, formação de equipes de desenvolvimento e consultoria.

Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
Especialista em SOA, PUC-MG

Atua há 4 anos como Arquiteto de Sistemas. Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas realizando atividades de análise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria. Atuou por 1 ano como Administrador de Redes.

Alan Vasconcelos Alves
Alan Vasconcelos Alves
Mestre em Ciência da Informação, UFMG

Nove anos de experiência como design gráfico de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

Rodrigo Otávio S. Salles
Rodrigo Otávio S. Salles
Especialista em Gestão de Negócios, FGV

Mais de 30 anos de experiência em TI. Experiência em ambientes complexos de Telecomunicações e Segurança da Informação. Governança de TI com aplicações de melhores práticas do mercado como ITIL e COBIT. Conhecimento do ambiente de Datacenter, IaaS, PaaS, SaaS e Cloud Computing.

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MESTRE EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Alan Vasconcelos Alves

Nove anos de experiência com design gráfico, de interfaces. Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário. Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.

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Estude de forma interativa com um time de profissionais experientes

Equipe de Professores

Todos os Professores

Conteúdo e Programação

O aluno participa de disciplinas práticas e experimenta, ao longo do curso, um aprendizado orientado por projeto

22h

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22h

Inovação e Design Thinking II

Inovação e Design Thinking I

Disciplinas Optativas

Disciplinas Optativas

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Modelo de Ensino e Normas Acadêmicas

Arquiteturas de Aplicações para Dispositivos Móveis

Arquitetura de Aplicações para Android

Arquitetura de Aplicações para iOS

Desenvolvimento de Requisitos Arquiteturais

Projeto de Aplicações para Android

Projeto de Aplicações para iOS

Projeto de Interfaces para Dispositivos Móveis

Projeto de Soluções Móveis Híbridas com IONIC

Projetos de Soluções Móveis Multiplataforma com Xamarin

Projeto de Sites para Dispositivos Móveis

Desenvolvimento do Protótipo

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Encontros de Orientação e Avaliação

Desenvolvimento do Escopo do PA

40h

PROJETO APLICADO (PA)

2º Encontro Interativo de Orientação

Desenvolvimento da 3ª Parte do PA

Desenvolvimento da 2ª Parte do PA

Desenvolvimento da 1ª Parte do PA

Proposta de Escopo do Problema

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1º Encontro Interativo de Orientação

Proposta de Escopo da Solução

Compreensão dos Objetivos do PA

Apresentação Final do Projeto Aplicado

Optativas

22h

Startups

Específicas

Institucional

330h

DISCIPLINAS

Thiago de Oliveira Maciel
Thiago de Oliveira Maciel
https://www.linkedin.com/in/thiago-o-maciel-3496a247
Professor
Formação Acadêmica:
  •  Doutor em Física (Informação, computação, criptografia quânticas / ciência de dados) pela UFMG, 2015;
  •  Mestre em Física (Informação/Computação/Criptografia Quântica) pela UFMG, 2011;
  •  Graduação em Física pela UFMG 2009;
  • Graduação em Sistemas de Informação pela UNA 2006; (Incompleto);
  • Técnico em Informática Gerencial pelo Cotemig 2004.
Experiência Profissional:
  • Atua há 11 anos como desenvolvedor de aplicações ricas para internet;
  • Trabalha há cinco anos como desenvolvedor de algoritmos em alto desempenho em clusters;
  • Atua há três anos como analista de dados e Big Data.
O IGTI oferece um modelo de ensino extremamente aderente ao perfil de um profissional de T.I.. Utiliza a internet em toda sua glória: aumentando a flexibilidade, tanto do ensino, quanto do aprendizado.
Everton M. Rodrigues Silva
Everton M. Rodrigues Silva
https://www.linkedin.com/in/everton-murilo-rodrigues-silva-5369258
Professor
Formação Acadêmica:
  • Mestrado em  Recuperação de Informação, Processamento Digital de Imagens, PUC-MG. 2008;
  • MBA em Gestão Empresarial, Fundação Getúlio Vargas. 2012.
  • Graduação em Ciência da Computação, PUC-MG. 2006.
Experiência Profissional:
  • Atua com  gerenciamento de contratos, projetos, serviços e fornecedores de TI, bem como em planejamento de TI e alinhamento estratégico com o negócio, gestão orçamentária e planejamento estratégico;
  • Possui sólida experiência em gestão e implantação de projetos de infraestrutura e serviços, tanto em ambientes de datacenter interno quanto em nuvem.
O IGTI dá ao aluno o domínio do seu tempo e das atividades que ele deve fazer, o que representa um enorme diferencial e, além disso, preza por sempre oferecer uma grade atualizada e com conteúdo relevante em tecnologia.
Rafael Kellis Vieira Lage
Rafael Kellis Vieira Lage
https://www.linkedin.com/in/rafael-kelles-lage-0970821/
Professor
Formação Acadêmica
  • Graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, 1990.
  • Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, 2000.
  • Especialização em Gerenciamento de Projetos pela FGV, 2007
Experiência Profissional
  • Atua há um ano como professor em programa de pós-graduação em Gestão de Infraestrutura de TI.
  • Executivo com grande experiência em venda consultiva e sólida formação acadêmica, com mais de 20 anos de atuação no mercado de tecnologia com foco no fornecimento de soluções de hardware e software ligados à infraestrutura.
O IGTI inova em oferecer aos profissionais de Tecnologia da Informação um centro de especialização com professores altamente capacitados (do ponto de vista acadêmico e profissional) e com uma metodologia de ensino interativo que abraça os profissionais de todo o Brasil.
Bruno Marçal L. Fonseca
Bruno Marçal L. Fonseca
https://www.linkedin.com/in/bruno-marcal/
Professor
 Formação Acadêmica:
  • iOS Developer – Apple Inc. 2012;
  • Pós Graduado em Gestão de Projetos – FEAD 2011;
  • Graduação em Computação – UNA 2004.
Experiência Profissional:
  • Mais de 14 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de grande e médio porte;
  • Mais de 5 anos de experiência em desenvolvimento mobile;
  • Mais de 9 anos de experiência em  gestão de Projetos e equipes de software;
  • Sócio fundador da Mobilus Tecnologia Ltda empresa com foco em desenvolvimento de aplicações móveis.
O IGTI conseguiu o que nenhuma outra instituição chegou perto, que é realmente levar conhecimento de qualidade para várias regiões do mundo através do ensino a distância. Os cursos tem uma qualidade incomum, não só pelo fato de os próprios professores serem os autores dos materiais, mas também por serem profissionais atuantes no mercado.
Rafael Vieira S. Lobato
Rafael Vieira S. Lobato
https://www.linkedin.com/in/rafael-lobato-81ab6835
Professor
Formação Acadêmica:        
  • Pós Graduado em engenharia de Software.  PUC-MG/IEC, 2007;
  • Graduação em Ciências da Computação. PUC-MG, 2004
Experiência Profissional:
  • Treze anos de experiência em desenvolvimento de software sendo oito deles no papel de Arquiteto de Sistemas;
  • Atua na definição de arquitetura e otimização de sistemas, formação de equipes de desenvolvimento e consultoria;
  • Atua em diversas tecnologias, sendo especialista na plataforma .NET, trabalhando com pesquisa e inovação.
O IGTI oferece cursos com conteúdo de qualidade de maneira que o aluno possa aprender no seu ritmo, utilizando a tecnologia para aproximar o aluno e professor mesmo com ensino a distância.
Diovani Luiz Merlo
Diovani Luiz Merlo
https://www.linkedin.com/in/diovanimerlo
Professor
Formação Acadêmica:
  • Curso Modelagem Processo de Negócio, IETEC, 2009
  • Pós-graduação em  SOA, BPM, ESB, EAI, GED, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007
  • Graduação em Ciência da Computação, Centro Universitário de Belo Horizonte, 2005
Experiência Profissional
  • Atua por 4 anos como Arquiteto de Sistemas na(s) empresa(s) tais como Montreal LTDA realizando atividades de definição e implementação de arquitetura SOA utilizando produtos da suite Oracle Fusion Middleware 10 e 11g. Definição e implementação de arquitetura ECM utilizando produtos Oracle UCM/URM, SharePoint, Kofax Capture, Kofax Transformation Module (KTM). Implementação de projetos BPM e automatização de processos utilizando BPMS Oracle. Treinamentos de BPMN e seleção de profissionais para compor time de desenvolvimento de sistemas.
  • Atuou por 6 anos como Analista de Sistemas na(s) empresa(s) tais como MMF Empreendimentos realizando atividades de Analise e especificação de requisitos para a área de saúde, jurídica, bancaria.
  • Atuou por 1 ano como Administrador de Redes na(s) empresa(s) tais como Acesso Engenharia realizando atividades de Administração de redes Windows e Linux, suporte a usuários de acesso à internet.
O IGTI é uma das instituições mais qualificadas do mercado, pois sempre pensa os seus cursos/disciplinas com o foco dos profissionais que buscam um crescimento em suas carreiras aliado a um conteúdo acadêmico de qualidade. Seu método de ensino à distância é inovador, porque aproxima ao máximo os alunos aos professores através das melhores soluções de mercado.
Alan Vasconcelos Alves
Alan Vasconcelos Alves
https://br.linkedin.com/pub/alan-vasconcelos/3/8ba/645/
Professor
Formação acadêmica
  • Mestre em Ciência da Informação, UFMG, 2012
  • Graduação em Design Gráfico, UEMG, 2005
Experiência profissional
  • Nove anos de experiência como design gráfico de interfaces.
  • Sete anos de experiência em engenharia de usabilidade, acessibilidade e experiência do usuário.
  • Presta consultoria a clientes privados e governamentais como Ministério do Meio Ambiente, Governo de Minas e Banco do Brasil.
O forte compromisso com o padrão de qualidade e a grande atenção dada à adequação dos cursos às demandas do mercado fazem com que o IGTI se destaque a frente de muitas outras instituições de ensino do país. Mesmo já tendo atingido um grau de excelência, a constante busca pela evolução nos enche de confiança e orgulho de fazer parte deste grande time.
Rodrigo Otávio S. Salles
Rodrigo Otávio S. Salles
https://www.linkedin.com/in/rodrigootaviosalles
Professor
Formação Acadêmica:
  • Pós Graduação em Gestão de Negócios pela FGV, 2004;
  • Pós Graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo IETEC, 2001;
  • Bacharelado em Engenharia Elétrica pela PUC-MG, 1998.
Experiência Profissional:
  • Mais de 30 anos de TI, passando por Instituições Financeiras, Indústrias, Serviços e empresas voltadas para o segmento de TI;
  • Experiência em ambientes complexos de Telecomunicações e Segurança da Informação;
  • Governança de TI com aplicações de melhores práticas do mercado como ITIL e  COBIT;
  • Conhecimento do ambiente de Datacenter, IaaS, PaaS, SaaS e Cloud Computing
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