IGTI – Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação

Pós-graduação interativa em TI

50% das atividades de forma interativa

Interatividade
real

Aulas ao vivo semanais por videoconferência para debates, estudos de casos e trabalhos práticos, orientações de TCC através de encontros interativos.

Gamificação e Laboratórios

Os trabalhos práticos das disciplinas incluem mecânicas de jogos com o objetivo de exercitar cenários reais de mercado e gerar engajamento por parte dos alunos.

Proximidade
com o professor

As dúvidas do aluno do IGTI são respondidas pelo próprio professor titular, responsável ainda pelas aulas interativas e videoaulas da disciplina.

 Estrutura das disciplinas

PRIMEIRA SEMANA

As aulas expositivas em vídeo apresentam as explicações detalhadas sobre o conteúdo da disciplina. Cada unidade de ensino estudada coloca à disposição do aluno esclarecimentos completos ministrados pelo professor da disciplina.

O livro-texto da disciplina contém as explicações textuais detalhadas, esquemas e figuras para cada unidade de ensino. O seu estudo tem o objetivo de consolidar o conteúdo da disciplina e indicar referências bibliográficas para aprofundamento, conforme o interesse do aluno.

Os exercícios interativos auxiliam na fixação das unidades de ensino da disciplina. Caso alguma pergunta receba uma resposta incorreta, o aluno recebe automaticamente um direcionamento textual para orientar uma revisão no conteúdo, apoiando a identificação da resposta correta.

Cada unidade de ensino da disciplina disponibiliza um Fórum específico para dúvidas. Os questionamentos de conteúdo do aluno encaminhados nesse espaço são respondidos diretamente pelo professor, responsável também pelas aulas interativas e videoaulas. Isso acontece para que as respostas tenham maior clareza e completa conformidade com o conteúdo ensinado.

A diversidade de opiniões e de experiências valoriza o aprendizado. A cada disciplina, os alunos são convidados a vincular, em fóruns de debates orientados pelo professor, os elementos conceituais com sua aplicação prática no mercado.

A primeira aula interativa da disciplina permite ao aluno esclarecer as suas dúvidas ao vivo, diretamente com o professor, sobre o conteúdo estudado naquela semana.

Existe uma preocupação do IGTI em relação ao número de alunos presentes em uma aula interativa. Por isso, o planejamento acadêmico trabalha para manter um número médio de 50 alunos por aula interativa, permitindo assim uma maior troca de conhecimentos entre os participantes.

SEGUNDA SEMANA

Dando continuidade ao estudo das unidades de ensino subsequentes da disciplina, o aluno estuda, para cada unidade, o capítulo do livro-texto correspondente, assiste as videoaulas, realiza os exercícios de fixação e utiliza o fórum para esclarecimento de dúvidas.

Os trabalhos propostos permitem o aprofundamento nas questões relativas a cada disciplina. A solução de cada grupo é enriquecida com debates envolvendo todos os alunos e o professor.

A colaboração cria vínculos e abre oportunidades. Para preparar a sua solução, cada grupo se reúne em uma sessão ao vivo por videoconferência. Papéis e responsabilidades são definidos para todos os participantes, tendo em vista a dinâmica de culminação do trabalho, conduzida em conjunto com toda a turma.

Os desafios aguçam a motivação e trazem uma nova dimensão para o aprendizado. Dinâmicas competitivas e colaborativas coroam a realização dos trabalhos em grupo, tornando o trabalho em equipes de alto desempenho um importante elemento de fundo durante todo o curso.

Alguns conteúdos demandam atividades "mão na massa". Disciplinas técnicas que requerem atividades práticas contam com a infraestrutura de um laboratório virtual, que o aluno acessa a qualquer hora, para trabalhar individualmente, ou nos horários marcados, para aulas de laboratório conduzidas ao vivo pelo professor.

Para consolidar o aprendizado e realizar uma revisão de tudo o que foi ensinado na disciplina, o aluno realiza uma avaliação online no ambiente de ensino, com horário e duração controlada.

 Apoio para a realização do TCC

Durante a segunda metade do curso, o aluno percorre, em seu ambiente de ensino, um fluxo de trabalho para guiar o processo de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Nesse fluxo estão previstos compromissos de entrega do aluno e orientações por escrito por parte do seu orientador de conteúdo. Também estão previstos encontros interativos com o orientador de conteúdo e orientador acadêmico.

Considerando a importância de uma boa orientação durante a etapa elaboração do TCC, o aluno conta com o apoio de um orientador de conteúdo, com encontros interativos por videoconferência, orientações por escrito e fórum. Este orientador é responsável por fornecer diretrizes para realização do trabalho e responder dúvidas ao longo do processo.

Além do orientador de conteúdo, o aluno do IGTI conta com o apoio de um orientador de metodologia de pesquisa, responsável por auxiliar na abordagem para a definição do tema e organização do trabalho. Esse apoio é realizado em encontros interativos por videoconferência e orientações por escrito.

Ao final do curso, o aluno apresenta o seu trabalho para uma banca avaliadora, por videoconferência, composta por especialistas no assunto, responsáveis por avaliar o trabalho e fornecer feedbacks importantes para as correções finais e conclusão do TCC.

 Pilares do modelo de ensino

O time de professores do IGTI é composto por profissionais especialistas, mestres e doutores, possuindo, sobretudo, larga experiência de mercado nas áreas de conhecimento em que lecionam.

Os questionamentos e requisições encaminhados à Central de Atendimento pelo próprio ambiente de ensino do aluno são recebidos e processados por uma equipe de profissionais que atuam de forma ágil para atendê-los no menor tempo possível.

Os coordenadores estão sempre acessíveis para tratar necessidades acadêmicas ao longo do curso. O atendimento é individualizado por videoconferência e pode ser solicitado a qualquer momento pelo aluno através da Central de Atendimento.

O Centro de Permanência observa o engajamento e desempenho do aluno do IGTI nas disciplinas e encaminham alertas, como faltas em aulas interativas ou avaliações de disciplina, para que as medidas de contingência necessárias sejam tomadas. Também são enviados lembretes de forma preventiva para eventos importantes, direcionando a atenção do aluno para compromissos prioritários.

O ambiente de ensino do IGTI integra conteúdo e interatividade em uma interface simples, moderna e intuitiva. Com esse princípio, o aluno é estimulado a um maior engajamento com o seu curso e pode acessar os conteúdos e materiais através da Web ou dispositivos móveis.

Com o seu cronograma e calendário presente no ambiente de ensino, o aluno possui uma visão de longo prazo para todos os seus compromissos acadêmicos, como dias de aulas interativas, entregas de exercícios e datas de avaliações, permitindo uma maior organização do seu tempo.

As notas e feedbacks do professor sobre as atividades acadêmicas do aluno podem ser rapidamente consultadas, de forma simples, em um único local centralizado.

Receba no seu e-mail conteúdos da área de TI

Artigos, pesquisas, vídeos e-books e outros materiais
criados por profissionais que estão entre os melhores do país.



Conteúdo gratuito